Gibraltar, on Mar 4 2004, 10:03 PM, said:
Podes também experimentar alterar a afinação dos timbalões, principalmente se o buzz só acontecer quando tocas num deles. Outra ideia é aumentares a tensão do bordão (a fita metálica da tarola) e ainda colocares um pouco de fita nas extremidades do bordão para o prenderes à pele de baixo da tarola.
comigo o método que melhor resultou foi aumentar a tensão do bordão.
A explicação é a seguinte (e desculpa a ignorância em português, mas só conheço o termo em inglês), está a ocorrer-te o "sympathetic buzz". Isto ocorre quando o tom da afinação dos timbalões está muito próximo do da tarola. Tens de criar uma separação mais distinta, talvez afinando os timbalões em tons mais baixos e a tarola num tom mais alto - isto se quiseres resolver o problema e ainda manter um som bastante vivo e natural. Fiz isso com a minha bateria (timbalões de 12 e 13, tarola de 14 - 16 não intervem) e funcionou perfeitamente. Sempre podes abafar o registo ou usar técnicas que mais te agradem, mas na minha opinião desaconselho isso, porque depois a tua tarola fica muito seca. A menos que seja o som que procures, tudo bem. Caso contrário, tenta a minha sugestão.
Whatever works for you