Bandalho, on Mar 5 2004, 10:05 AM, said:
Eu por acaso também tenho o tal problema de interferência do timbalão de 12 e o de 13 já não interfere.
Por acaso nunca me tinha lembrado da afinação ser o problema. Vou alterar a afinação.
Percebo-te. É outro caso semelhante ao dos timbalões - conjuntos de notas do mesmo valor ou aproximado a jogarem umas com as outras. Imaginando que (POR EXEMPLO) tinhas a tarola afinada em Lá. Se o teu baixista ou guitarrista estiverem a tocar essa nota, como é igual à da tarola, o registo e um pouco da ressonância soam um bocado. Por mais estranho que talvez te pareça o exemplo da nota Lá, há realmente quem afine tarola e timbalões de acordo com notas, nunca tentando fazer a peça em questão soar mais forçada que a sua capacidade permite. Há peças que têm uma capacidade de afinação de quase duas oitavas (!), outras nem por isso... Também tem a ver com outros elementos para além da afinação, como a constituição da madeira, o tipo de madeira, fisionomia da peça, etc. Aquilo que distingue as marcas umas das outras
Vai jogando com um pouco de tudo, afinação, tensão da pele de ressonância e com o registo. Estou a tocar com uma piccolo que tem o registo relativamente frouxo, a pele de ressonância e de cima bastante esticadas e o registo só entra em acção com batidas mais fortes, o que não me faz muita diferença, porque toco com alguma força. Se te agradar, podes experimentar esta técnica. Se fores mais dado à "finesse", tenta encontrar um compromisso entre os vários elementos para teres o som o mais próximo possível do que queres.
Também tenho alguns problemas de afinação de vez em quando e vou comprar o Tama Tension Watch só para ter as tensões iguais e um som bem redondinho e ressonante na bateria em geral.
This post has been edited by silverdude: 05 March 2004 - 12:45

Help

MultiQuote