Rhapsody, on Mar 26 2004, 06:06 PM, said:
Também já tinha reparado nisso.... A maior parte das pessoas, os tais ouvintes comuns, nem repara no baixo... Estão a ouvir a música e não sentem o baixo, apenas inconscientemente, acho que não o confudem com guitarras, acho que simplesmente não reparam nele...Acho que o baixista´tem um papel um bocado ingrato por isso...
Honestamente nao me sinto assim tao "injustiçado"...eu toco o instrumento que escolhi a uma catrefada de anos atrás, ja passei pela fase do show-off e hoje em dia estou-me positivamente a borrifar para essas coisas, faço o que o tema pede, aquilo que eu acho que é de "bom gosto", se isso implica seguir tonicas...que seja, nao é por aí...o sting segue quase sempre tonicas, geralmente as linhas de baixo que nao passam do "du-du-du-du-du-du-du" e a forma como ele toca é de uma elegancia e "educação" tremenda, quem me dera a mim nas minhas ego-trips fazer 40% do que ele faz a brincar.
Eu comprendo esta moda de passar o baixo para a "frente" da banda, compreendo essa necessidade...talvez porque o baixo é o ultimo instrumento no tipico "agrupamento de rock/pop" que falta explorar ao maximo...
Nao me incomoda ser um pouco mais anónimo. tocar baixo é uma coisa, ser baixista é outra. Ser baixista é uma maneira de estar na vida e na musica. Baixistas em vez de dizerem "quero fazer isto" dizem "quero fazer
parte disto" e isso agrada-me muito.