Forumúsica: O Que é Que Faz Uns Baixistas Melhores Que Outros? - Forumúsica

Jump to content

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

O Que é Que Faz Uns Baixistas Melhores Que Outros?

#21 User is offline   Bandalho 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Banidos
  • Feedback: View

Posted 26 March 2004 - 18:32

miguas, on Mar 26 2004, 04:59 PM, said:

acho k na generalidade o papel dos baixistas é menosprezado seja por falta de informação das pessoas quer por falta de capacidade do baixista.

Epá, além do mais há muitos ouvintes "comuns", ou seja, não músicos que não distinguem o baixo no meio das músicas.

Muitas vezes a falar com "ouvintes" me perguntam o que o baixista está a fazer ou se estou a ouvir o baixista.
Eu acho normal que isto aconteça, já que o baixo normalmente está ali situado entre as guitarras a a bateria. Portanto, para os comuns ouvintes é tudo guitarra o que não soa a tambores.

Por isso, os baixistas são sempre uns incompreendidos!! :D

#22 User is offline   Rhapsody 

• 140 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros

Posted 26 March 2004 - 19:06

Também já tinha reparado nisso.... A maior parte das pessoas, os tais ouvintes comuns, nem repara no baixo... Estão a ouvir a música e não sentem o baixo, apenas inconscientemente, acho que não o confudem com guitarras, acho que simplesmente não reparam nele...Acho que o baixista´tem um papel um bocado ingrato por isso... É que só (ou quase só) os músicos é que reparam verdadeiramente nas linha de baixo... Apesar de desvalorizado como instrumento por muita gente, é fundamental principalmente (mas não só) como elemento suporte de qualquer música... Tem um certo papel de estabilidade fundamental que enriquece e muito as composições... Basta experimentar ouvir uma música sem baixista, se não estiver mais ninguém a assegurar essa parte do espectro de sons de frequência mais baixa (como contrabaixo, violoncelo, mesmo o piano [por vezes, mas raramente]), sente-se logo que falta "algo"... esse "algo " é, sem duvida, o baixo. Certamente que a música só tem a ganhar com um baixista... Eu encaro o baixista normal (ou seja, tirando aqueles que têm um maior [e certamente merecido] relevo) como aquele elemento fundamental que quase que "trabalha na sombra" para a maior parte das pessoas, mas sem o qual o produto final soaria sempre a incompleto...
Mas, agora falando directamente do tópico, acho que o groove e o feeling é mt importante, mas também a capacidade de compor algo com qualidade... Quer sejam os baixistas a compor, quer sejam os guitarristas (o que acontece por vezes) acho que o baixo é uma parte muitas vezes descuradas... É muito frequente vermos linhas de baixo em que se limitam a dar a tónica do acorde e nada mais.... Não que isso signifique que seja pior baixista por isso, mas acho que éxiste de facto esse défice no que toca à composição de linhas de baixo melódicas/harmónicas... Penso que daria mais à música e, talvez, também satisfizesse mais o instrumentista em si...

This post has been edited by Rhapsody: 26 March 2004 - 19:06

#23 User is offline   Lizter 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 March 2004 - 04:54

Rhapsody, on Mar 26 2004, 06:06 PM, said:

Também já tinha reparado nisso.... A maior parte das pessoas, os tais ouvintes comuns, nem repara no baixo... Estão a ouvir a música e não sentem o baixo, apenas inconscientemente, acho que não o confudem com guitarras, acho que simplesmente não reparam nele...Acho que o baixista´tem um papel um bocado ingrato por isso...

Honestamente nao me sinto assim tao "injustiçado"...eu toco o instrumento que escolhi a uma catrefada de anos atrás, ja passei pela fase do show-off e hoje em dia estou-me positivamente a borrifar para essas coisas, faço o que o tema pede, aquilo que eu acho que é de "bom gosto", se isso implica seguir tonicas...que seja, nao é por aí...o sting segue quase sempre tonicas, geralmente as linhas de baixo que nao passam do "du-du-du-du-du-du-du" e a forma como ele toca é de uma elegancia e "educação" tremenda, quem me dera a mim nas minhas ego-trips fazer 40% do que ele faz a brincar.

Eu comprendo esta moda de passar o baixo para a "frente" da banda, compreendo essa necessidade...talvez porque o baixo é o ultimo instrumento no tipico "agrupamento de rock/pop" que falta explorar ao maximo...

Nao me incomoda ser um pouco mais anónimo. tocar baixo é uma coisa, ser baixista é outra. Ser baixista é uma maneira de estar na vida e na musica. Baixistas em vez de dizerem "quero fazer isto" dizem "quero fazer parte disto" e isso agrada-me muito.
Posted Image
Posted Image

#24 User is offline   The Chad 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 27 March 2004 - 12:50

Lizter, on Mar 27 2004, 03:54 AM, said:

talvez porque o baixo é o ultimo instrumento no tipico "agrupamento de rock/pop" que falta explorar ao maximo...

Ainda ontem á noite disse isto a um amigo meu!

Eu á cds de quando era mais novo que agora quando oiço descubro linhas de baixo que nem sabia que existiam e só agora reparo :)

Por um lado até é bom passar relativamente despercebido para o 'grande' (eu diria enorme..) baixista que eu sou :P ;) :D
.

Share this topic:

• (3 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users