Forumúsica: Mudar O Tom Significa Ser Mau Cantor? - Forumúsica

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Mudar O Tom Significa Ser Mau Cantor? Mudar o tom!!! Rate Topic: -----

#11 User is offline   Mother Of Light 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 20 October 2008 - 16:18

Antes de mais nada, precisas conhecer bem a tua voz e a tua extensão vocal para saberes se deves subir ou baixar ou não. É diferente a voz estar pouco trabalhada nos graves do que não ter graves (ou ter poucos). Se o teu caso é o primeiro, aconselho a continuares a trabalhar essa zona da voz, que ter mais um tom ou dois confortáveis na voz nunca é demais e a voz até é um instrumento elástico cafixe.gif No segundo caso sim, deves saber reconhecer em que outro tom (acima ou abaixo) podes cantar confortavelmente happy.gif

This post has been edited by Mother Of Light: 20 October 2008 - 16:19

I'm in love with my lust
Burning angel wings to dust
I wish I had your angel tonight

#12 User is offline   Daren 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 20 October 2008 - 18:02

Pessoal este talvez seja um bom exemplo para vos mostrar uma música que por acaso não é preciso eu alterar para o meu tom: http://media.putfile.com/Hey-There-Delilah-99-53. Depois de comentarem esta hei-de colocar aqui uma música primeiro gravada no tom original e depois no meu!!!
Comentem!!!

Daren.

#13 User is offline   mcatalao 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 20 October 2008 - 18:37

Daren, é uma questão de tessitura, isto é, todas as notas que consegues entoar entre a mais grave e a mais aguda.

O que te acontece nos graves em alguns temas, acontece nos agudos com outros, e se for necessário deves baixar ou subir o tom da música.

Na música ligeira, alterar o tom não me parece nada de mais.
No entanto acho que devias ouvir o que a Mother of Light diz. Repara que pode haver cantigas com alguma complexidade, cujos limite ficam perto da tua tessitura, e em que tens de ir de uma nota baixa, para uma muito alta, e trabalhar as diferentes alturas vai ajudar-te a controlar melhor.

Da forma como tu explicas, parece-me que tens um registo grave pouco trabalhado. Isto é, tens um registo ao qual já chegas naturalmente, mas falta-te técnica para o controlar.

Geralmente nesse registo nos sopros, a dificuldade é o controlo de fluxo de ar...

Miguel Catalão

Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...

#14 User is offline   Mutley 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Banidos

Posted 20 October 2008 - 18:39

Na minha opinião tu cantas muito bem, só deves é evitar registar respirações como as do 0.25 e 0.28 min. Foi a única coisa feia (é do estilo puto de boys band que só sabe pôr gel na cabeleira, andar de xanatos e cantar nem pensar; descaradamente não é o teu caso).

#15 User is offline   Daren 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 20 October 2008 - 20:45

O que fazer então para trabalhar a região mais grave da minha voz??? Eu fui classificado como tenor, por isso é normal que tenha mais tendência para registo médios e agudos!!! Eu trabalho praticamente todos os dias a voz!!! Falo vibração de lábios e de língua e outros exercícios!!! Mas se houver algo para acrescentar para trabalhar a região mais grave da minha voz agradecia que me ajudassem!!! Obrigado pelos vossos comentários!!!

Daren.

#16 User is offline   mcatalao 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 21 October 2008 - 00:30

Olha, a minha especialidade é mais sopros, embora também cante um pouco, para as minhas músicas, ou em outros projectos, mas principalmente segundas vozes. Portanto, só te vou dizer o que eu faço, se alguma coisa estiver errada, não se coíbam de me corrigir!

Acho que o principal, é começares a fazer os vocalizes/exercícios que costumas fazer normalmente, pelo registo grave. Quando digo no registo grave, é mesmo lá em baixo! Naquela nota que já não consegues afinar!

Enquanto não tens controlo nesse registo deves cantar as notas o mais longamente possível (isto faz-se em todos os instrumentos que estão relacionados com ar, e é daqui que vai saír o timbre natural de qualquer instrumento, e também da voz! Pá, até a malta dos acordeões faz isto... lol).

Por muito frustrante que seja estares nisto, deves continuar sempre a fazer, porque quanto mais tempo gastares a fazer cada uma das notas, mais controlo vais ter.

Ao longo do tempo, começas a ter mais controlo do fluxo de ar nesse registo.
O que eu tenho feito é a primeira 8va muito devagar, quase que uma nota por respiração, até chegar ao fim tentando manter sempre a intensidade da voz...Isto deve ser controlado com o diafragma, porque a pressão que tens dentro dos pulmões, que está directamente ligada ao fluxo de ar vai diminuindo conforme tens menos ar nos pulmões. É como numa Gaita de Foles! Quanto menos ar o fole tem mais tem de se apertar, para se manter a pressão. Este controle de diafragma, é muito importante para a afinação.

Boa sorte!

Miguel Catalão

Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...

#17 User is offline   Anonimuzz 

• 140 bpm
  • PipPip

Posted 21 October 2008 - 14:13

QUOTE(Mutley @ Oct 20 2008, 16:15) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(Anonimuzz @ Oct 20 2008, 13:47) <{POST_SNAPBACK}>
.............................

Bem, eu não diria que um cantor inteligente seja necessariamente um bom cantor, tecnicamente. Até pode ser por falta de técnica que não se atinge este ou aquele agudo ou grave, e não pelo tipo de voz em si. Um cantor inteligente é aquele que dentro dos seus limites, tira o melhor proveito da voz que tem.

Então este teu post está mais do que excelente; formal, simples, mas sem ser simplório. Tens a certeza que tens 15 anos? newman.png

Lol, garanto. E agradeço-te wink.gif
"Todas as noites antes de dormir, apalpo-me e procuro a minha sombra para ter a certeza de que estou vivo. Só mais tarde me apercebo que na escuridão não há sombras, e então rezo para que no dia seguinte a possa ver."
Pseudo-blog -> "Detrás da Sombra"

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users