This post has been edited by Mother Of Light: 20 October 2008 - 16:19
Mudar O Tom Significa Ser Mau Cantor? Mudar o tom!!!
Posted 20 October 2008 - 16:18
Antes de mais nada, precisas conhecer bem a tua voz e a tua extensão vocal para saberes se deves subir ou baixar ou não. É diferente a voz estar pouco trabalhada nos graves do que não ter graves (ou ter poucos). Se o teu caso é o primeiro, aconselho a continuares a trabalhar essa zona da voz, que ter mais um tom ou dois confortáveis na voz nunca é demais e a voz até é um instrumento elástico
No segundo caso sim, deves saber reconhecer em que outro tom (acima ou abaixo) podes cantar confortavelmente
I'm in love with my lust
Burning angel wings to dust
I wish I had your angel tonight
Posted 20 October 2008 - 18:02
Pessoal este talvez seja um bom exemplo para vos mostrar uma música que por acaso não é preciso eu alterar para o meu tom: http://media.putfile.com/Hey-There-Delilah-99-53. Depois de comentarem esta hei-de colocar aqui uma música primeiro gravada no tom original e depois no meu!!!
Comentem!!!
Daren.
Comentem!!!
Daren.
Posted 20 October 2008 - 18:37
Daren, é uma questão de tessitura, isto é, todas as notas que consegues entoar entre a mais grave e a mais aguda.
O que te acontece nos graves em alguns temas, acontece nos agudos com outros, e se for necessário deves baixar ou subir o tom da música.
Na música ligeira, alterar o tom não me parece nada de mais.
No entanto acho que devias ouvir o que a Mother of Light diz. Repara que pode haver cantigas com alguma complexidade, cujos limite ficam perto da tua tessitura, e em que tens de ir de uma nota baixa, para uma muito alta, e trabalhar as diferentes alturas vai ajudar-te a controlar melhor.
Da forma como tu explicas, parece-me que tens um registo grave pouco trabalhado. Isto é, tens um registo ao qual já chegas naturalmente, mas falta-te técnica para o controlar.
Geralmente nesse registo nos sopros, a dificuldade é o controlo de fluxo de ar...
O que te acontece nos graves em alguns temas, acontece nos agudos com outros, e se for necessário deves baixar ou subir o tom da música.
Na música ligeira, alterar o tom não me parece nada de mais.
No entanto acho que devias ouvir o que a Mother of Light diz. Repara que pode haver cantigas com alguma complexidade, cujos limite ficam perto da tua tessitura, e em que tens de ir de uma nota baixa, para uma muito alta, e trabalhar as diferentes alturas vai ajudar-te a controlar melhor.
Da forma como tu explicas, parece-me que tens um registo grave pouco trabalhado. Isto é, tens um registo ao qual já chegas naturalmente, mas falta-te técnica para o controlar.
Geralmente nesse registo nos sopros, a dificuldade é o controlo de fluxo de ar...
Miguel Catalão
Stay small, be the best, don't lose any money... - George Lucas
Copyright does not mean you have the right to copy...
Posted 20 October 2008 - 18:39
Na minha opinião tu cantas muito bem, só deves é evitar registar respirações como as do 0.25 e 0.28 min. Foi a única coisa feia (é do estilo puto de boys band que só sabe pôr gel na cabeleira, andar de xanatos e cantar nem pensar; descaradamente não é o teu caso).
Posted 20 October 2008 - 20:45
O que fazer então para trabalhar a região mais grave da minha voz??? Eu fui classificado como tenor, por isso é normal que tenha mais tendência para registo médios e agudos!!! Eu trabalho praticamente todos os dias a voz!!! Falo vibração de lábios e de língua e outros exercícios!!! Mas se houver algo para acrescentar para trabalhar a região mais grave da minha voz agradecia que me ajudassem!!! Obrigado pelos vossos comentários!!!
Daren.
Daren.
Posted 21 October 2008 - 00:30
Olha, a minha especialidade é mais sopros, embora também cante um pouco, para as minhas músicas, ou em outros projectos, mas principalmente segundas vozes. Portanto, só te vou dizer o que eu faço, se alguma coisa estiver errada, não se coíbam de me corrigir!
Acho que o principal, é começares a fazer os vocalizes/exercícios que costumas fazer normalmente, pelo registo grave. Quando digo no registo grave, é mesmo lá em baixo! Naquela nota que já não consegues afinar!
Enquanto não tens controlo nesse registo deves cantar as notas o mais longamente possível (isto faz-se em todos os instrumentos que estão relacionados com ar, e é daqui que vai saír o timbre natural de qualquer instrumento, e também da voz! Pá, até a malta dos acordeões faz isto... lol).
Por muito frustrante que seja estares nisto, deves continuar sempre a fazer, porque quanto mais tempo gastares a fazer cada uma das notas, mais controlo vais ter.
Ao longo do tempo, começas a ter mais controlo do fluxo de ar nesse registo.
O que eu tenho feito é a primeira 8va muito devagar, quase que uma nota por respiração, até chegar ao fim tentando manter sempre a intensidade da voz...Isto deve ser controlado com o diafragma, porque a pressão que tens dentro dos pulmões, que está directamente ligada ao fluxo de ar vai diminuindo conforme tens menos ar nos pulmões. É como numa Gaita de Foles! Quanto menos ar o fole tem mais tem de se apertar, para se manter a pressão. Este controle de diafragma, é muito importante para a afinação.
Boa sorte!
Acho que o principal, é começares a fazer os vocalizes/exercícios que costumas fazer normalmente, pelo registo grave. Quando digo no registo grave, é mesmo lá em baixo! Naquela nota que já não consegues afinar!
Enquanto não tens controlo nesse registo deves cantar as notas o mais longamente possível (isto faz-se em todos os instrumentos que estão relacionados com ar, e é daqui que vai saír o timbre natural de qualquer instrumento, e também da voz! Pá, até a malta dos acordeões faz isto... lol).
Por muito frustrante que seja estares nisto, deves continuar sempre a fazer, porque quanto mais tempo gastares a fazer cada uma das notas, mais controlo vais ter.
Ao longo do tempo, começas a ter mais controlo do fluxo de ar nesse registo.
O que eu tenho feito é a primeira 8va muito devagar, quase que uma nota por respiração, até chegar ao fim tentando manter sempre a intensidade da voz...Isto deve ser controlado com o diafragma, porque a pressão que tens dentro dos pulmões, que está directamente ligada ao fluxo de ar vai diminuindo conforme tens menos ar nos pulmões. É como numa Gaita de Foles! Quanto menos ar o fole tem mais tem de se apertar, para se manter a pressão. Este controle de diafragma, é muito importante para a afinação.
Boa sorte!
Miguel Catalão
Posted 21 October 2008 - 14:13
QUOTE(Mutley @ Oct 20 2008, 16:15) <{POST_SNAPBACK}>
QUOTE(Anonimuzz @ Oct 20 2008, 13:47) <{POST_SNAPBACK}>
.............................
Bem, eu não diria que um cantor inteligente seja necessariamente um bom cantor, tecnicamente. Até pode ser por falta de técnica que não se atinge este ou aquele agudo ou grave, e não pelo tipo de voz em si. Um cantor inteligente é aquele que dentro dos seus limites, tira o melhor proveito da voz que tem.
Bem, eu não diria que um cantor inteligente seja necessariamente um bom cantor, tecnicamente. Até pode ser por falta de técnica que não se atinge este ou aquele agudo ou grave, e não pelo tipo de voz em si. Um cantor inteligente é aquele que dentro dos seus limites, tira o melhor proveito da voz que tem.
Então este teu post está mais do que excelente; formal, simples, mas sem ser simplório. Tens a certeza que tens 15 anos?
Lol, garanto. E agradeço-te
"Todas as noites antes de dormir, apalpo-me e procuro a minha sombra para ter a certeza de que estou vivo. Só mais tarde me apercebo que na escuridão não há sombras, e então rezo para que no dia seguinte a possa ver."
Pseudo-blog -> "Detrás da Sombra"
Pseudo-blog -> "Detrás da Sombra"

Help

MultiQuote