Boas companheiros:)
Sou um pianista/teclista amadoreco...ja tive aula de piano...e tb de teclados (teclados comecei com 6 anos)...
mas neste momento por motivos...de "tempo" (euros) nao posso continuar nas aulas...
alguem me sabe dar...ou recomendar...exercícios....musicas...para evoluir?
tenho o hanon....mas confesso...que nao passei do segundo exercício...(é uma seca mais ou menos)...contudo se me garantirem que depois de o tocar todo estou um pro...como aquilo tudo^^'
czerny's...tenho alguns...escola de velocidade e por aí fora...mas nem olhei....axam que vale a pena?
preciso de orientação...para melhorar...
e quem sabe um dia ficar um virtuososinho pequenininho^^'
falando sério...algumas recomendações de quem percebe disto mais do que eu...eu agradecia imenso...(recomendações....de partituras classificadas por nível...exercícios de técnica e velocidade...)...
Page 1 of 1
Dicas Continuar a aprender
Posted 11 December 2008 - 22:16
Boas!!
Acho que deves usar esses dois livros; por muito seca que sejam, hão-de ajudar nalguma coisa; os exercícios técnicos são sempre um bocado secantes, mas fazem falta para depois conseguirmos fazer certas coisas; podes treinar escalas, arpejos, exercícios de passagem dos dedos, e outros que encontres nesses livros;
Podes também arranjar uma música qualquer que vejas estar dentro das tuas capacidades e ires estudando essa música; isso vai-te ajudar na independência das mãos (normalmente os exercícios são iguais para as duas mãos) porque certamente terás linhas diferentes em cada mão; vais-te habituar a ler nas duas claves ao mesmo tempo (idem), etc. Agora, não escolhas uma música que não gostes...para tocar "por obrigação" já chegam os exercícios; escolhe uma música que aches fixe para não apanhares uma seca do caraças a estudá-la
E podes ir aprendendo uns acordes (e as cifras) também que dão muito jeito para tocar aquelas musiquinhas da rádio e mesmo outras um pouco mais complexas.
Quanto ao ficares um pro porque devoraste esses livros...isso é muito relativo; dou-te o exemplo do Arpeggio (um user cá do fórum) que já o ouvi tocar e toca muito mais que eu e, ao que percebi, nas teclas ele é autodidacta; eu ando a "estudar" no conservatório (
) e não toco assim tanto; é tudo uma questão de treino, como outra coisa qualquer; não precisas de devorar todas notinhas desses livros pa ficares "pro"...o que não falta aí é malta que toca muito e bem e que se calhar nunca tiveram um prof 
E por agora chega
mais qualquer coisa é só dizer
Abraços!!
Acho que deves usar esses dois livros; por muito seca que sejam, hão-de ajudar nalguma coisa; os exercícios técnicos são sempre um bocado secantes, mas fazem falta para depois conseguirmos fazer certas coisas; podes treinar escalas, arpejos, exercícios de passagem dos dedos, e outros que encontres nesses livros;
Podes também arranjar uma música qualquer que vejas estar dentro das tuas capacidades e ires estudando essa música; isso vai-te ajudar na independência das mãos (normalmente os exercícios são iguais para as duas mãos) porque certamente terás linhas diferentes em cada mão; vais-te habituar a ler nas duas claves ao mesmo tempo (idem), etc. Agora, não escolhas uma música que não gostes...para tocar "por obrigação" já chegam os exercícios; escolhe uma música que aches fixe para não apanhares uma seca do caraças a estudá-la
E podes ir aprendendo uns acordes (e as cifras) também que dão muito jeito para tocar aquelas musiquinhas da rádio e mesmo outras um pouco mais complexas.
Quanto ao ficares um pro porque devoraste esses livros...isso é muito relativo; dou-te o exemplo do Arpeggio (um user cá do fórum) que já o ouvi tocar e toca muito mais que eu e, ao que percebi, nas teclas ele é autodidacta; eu ando a "estudar" no conservatório (
E por agora chega
Abraços!!
Posted 17 January 2009 - 14:01
Acho que mesmo para quem quer tocar só umas modinhas os exercícios são importantes...
Há czernys engraçados que não são difíceis.
Sugestão para aquecimento:
- escala de 4 oitavas com mão direita
- escala de 4 oitavas com mão esquerda
- escala de 4 oitavas a 2 mãos
- repete este ciclo para arpejos, podes ir variando a tonalidade.
Isto já da uma ajuda, sugiro fazer cada item 2 ou 3 vezes, começando devagar (devagar mesmo!) e ir aumentando a velocidade progressivamente.
A seguir podes tentar um czerny a teu gosto, sem te maçares muito com ele. Os hanons são realmente uma seca...
Há czernys engraçados que não são difíceis.
Sugestão para aquecimento:
- escala de 4 oitavas com mão direita
- escala de 4 oitavas com mão esquerda
- escala de 4 oitavas a 2 mãos
- repete este ciclo para arpejos, podes ir variando a tonalidade.
Isto já da uma ajuda, sugiro fazer cada item 2 ou 3 vezes, começando devagar (devagar mesmo!) e ir aumentando a velocidade progressivamente.
A seguir podes tentar um czerny a teu gosto, sem te maçares muito com ele. Os hanons são realmente uma seca...
Posted 22 January 2009 - 19:37
Slippery, on Nov 11 2008, 22:43, said:
Boas companheiros:)
Sou um pianista/teclista amadoreco...ja tive aula de piano...e tb de teclados (teclados comecei com 6 anos)...
mas neste momento por motivos...de "tempo" (euros) nao posso continuar nas aulas...
tenho o hanon....mas confesso...que nao passei do segundo exercício...(é uma seca mais ou menos)...contudo se me garantirem que depois de o tocar todo estou um pro...como aquilo tudo^^'
czerny's...tenho alguns...escola de velocidade e por aí fora...mas nem olhei....axam que vale a pena?
falando sério...algumas recomendações de quem percebe disto mais do que eu...eu agradecia imenso...(recomendações....de partituras classificadas por nível...exercícios de técnica e velocidade...)...
oi, queir qieras ou nao, devora o hanon pianista virtuoso, pois ajuda-te a ganhar força nos dedos, independencia de maos e serve-te de introduçao á arte de tocar com os dedos e nao com a força da mao e braço.
o hanon deve ser estudado todos os dias desde o amador ate ao pro. serve como aquecimento.
de seguidadeves iniciar o estudo na escola de mecanismos do carl czerny, onde a troca de dedos e velocidade é o prato do dia.
enquanto estudas isto, deves seleccionar umas peças faceis para ires tocando, de forma a nao t fartares.... tens as 25 peças faceis de bach, que sao o ideal....
acabando os mecanismos, deves iniciar o estudo do contraponto, especialmente nas inversoes melodicas.
ai novamente tens bach, vais ao www.mundopartituras.com e la tens diversos preludios que exemplificam o contraponto, onde te ajuda muito na independencia de maoos, campos melodicos e harmonicos e dinamicas.
depois de t safares no dominio do contraponto, deves iniciar a escola da veloicidade do czerny, de empreitada, e simultaneamente podes ir estudando umas invençoes de bach, sao 4, mas boas para finalizares o contraponto.
findo isto, inicia os estudos de chopin, as valsas, algumas polacas mais faceis, tudo o q consigas estudar, e finalizando a escola da velocidade, deves iniciar o estudo do czerny qlqer coisa d " a arte de tocar com a mao quieta" ( action of fingers, hand quiet).....
fazendo isto td, ja deves tocar pa carago, apartir dai , é ir tocando e tocando e tocando....
lembra-te mt importante:
ao iniciar a leitura da partitura, nao se tira a mao direita e depois a mao esqerda..... isso é errado, e assim nunca vais conseguir ler pautas a primeira.
inicias sempre a 2 maos mt mt devagar no primeiro compasso, e terminas na primeira nota do 2º compasso. inicias no segundo compasso, e terminas na primeira nota do 3º compasso. sempre assim, nem que demores meia hora a terminar cada compasso. quando deres por ti, tas nofim, e tocaste td
espero ter ajudado.
abraço
Posted 21 August 2009 - 01:24
boas
sou novo aki no forum e cmo ando a tocar teclado ha 2 anos dei aki uma vista...
tive a sacar os livros k falam ai mas tenho uma duvida em relacao ao hanon. o k significa ficar master no exercicio? e conseguir tocar o exercicio a 108bpm?e k se for vou levar bastante tempo parar passar do primeiro exercicio (so consigo tocar bem por volta dos 80/85bpm)
obrigado =)
tive a sacar os livros k falam ai mas tenho uma duvida em relacao ao hanon. o k significa ficar master no exercicio? e conseguir tocar o exercicio a 108bpm?e k se for vou levar bastante tempo parar passar do primeiro exercicio (so consigo tocar bem por volta dos 80/85bpm)
obrigado =)
Posted 14 July 2011 - 19:50
strikeserpa, on 21 August 2009 - 01:24, said:
boas
obrigado =)
obrigado =)
O que eu faço, é o que mensinaram quando andava a estudar piano e que agora estou a voltar a fazê-lo novamente. Tocar todos os dias e com diefrentes ritmos até adquir mais rapidez e com atenção à rigidez das mãos e dedos. Quantos aos ritmos existem vários no início do livro Hanon, exemplo: 2 colcheias e duas mínimas e vs, colcheia e mínima, de entre outros exercícios rítmicos. Para mim tem surtido efeito.
Não estou a seguir à risca ofacto de só passar ao exercício seguinte quando conseguir tocar bem a 108. Mas toco todos os dias desde o 1º até ao que estou a tocar agora.
Já toco com menos rigidez o que me permitiu tocar mais depressa.
E paciência, insistência e tempo.
Share this topic:
Page 1 of 1

Help

MultiQuote