Forumúsica: Dicas - Forumúsica

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dicas Continuar a aprender Rate Topic: -----

#1 User is offline   Slippery 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 11 November 2008 - 23:43

Boas companheiros:)

Sou um pianista/teclista amadoreco...ja tive aula de piano...e tb de teclados (teclados comecei com 6 anos)...

mas neste momento por motivos...de "tempo" (euros) nao posso continuar nas aulas...

alguem me sabe dar...ou recomendar...exercícios....musicas...para evoluir?

tenho o hanon....mas confesso...que nao passei do segundo exercício...(é uma seca mais ou menos)...contudo se me garantirem que depois de o tocar todo estou um pro...como aquilo tudo^^'

czerny's...tenho alguns...escola de velocidade e por aí fora...mas nem olhei....axam que vale a pena?

preciso de orientação...para melhorar...

e quem sabe um dia ficar um virtuososinho pequenininho^^'

falando sério...algumas recomendações de quem percebe disto mais do que eu...eu agradecia imenso...(recomendações....de partituras classificadas por nível...exercícios de técnica e velocidade...)...

#2 User is offline   PCanas 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 11 December 2008 - 22:16

Boas!!

Acho que deves usar esses dois livros; por muito seca que sejam, hão-de ajudar nalguma coisa; os exercícios técnicos são sempre um bocado secantes, mas fazem falta para depois conseguirmos fazer certas coisas; podes treinar escalas, arpejos, exercícios de passagem dos dedos, e outros que encontres nesses livros;

Podes também arranjar uma música qualquer que vejas estar dentro das tuas capacidades e ires estudando essa música; isso vai-te ajudar na independência das mãos (normalmente os exercícios são iguais para as duas mãos) porque certamente terás linhas diferentes em cada mão; vais-te habituar a ler nas duas claves ao mesmo tempo (idem), etc. Agora, não escolhas uma música que não gostes...para tocar "por obrigação" já chegam os exercícios; escolhe uma música que aches fixe para não apanhares uma seca do caraças a estudá-la :rezinhas:

E podes ir aprendendo uns acordes (e as cifras) também que dão muito jeito para tocar aquelas musiquinhas da rádio e mesmo outras um pouco mais complexas.

Quanto ao ficares um pro porque devoraste esses livros...isso é muito relativo; dou-te o exemplo do Arpeggio (um user cá do fórum) que já o ouvi tocar e toca muito mais que eu e, ao que percebi, nas teclas ele é autodidacta; eu ando a "estudar" no conservatório ( :flirt: ) e não toco assim tanto; é tudo uma questão de treino, como outra coisa qualquer; não precisas de devorar todas notinhas desses livros pa ficares "pro"...o que não falta aí é malta que toca muito e bem e que se calhar nunca tiveram um prof :grin:

E por agora chega :drool: mais qualquer coisa é só dizer

Abraços!!

#3 User is offline   Jamacas 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 17 January 2009 - 14:01

Acho que mesmo para quem quer tocar só umas modinhas os exercícios são importantes...

Há czernys engraçados que não são difíceis.

Sugestão para aquecimento:
- escala de 4 oitavas com mão direita
- escala de 4 oitavas com mão esquerda
- escala de 4 oitavas a 2 mãos
- repete este ciclo para arpejos, podes ir variando a tonalidade.

Isto já da uma ajuda, sugiro fazer cada item 2 ou 3 vezes, começando devagar (devagar mesmo!) e ir aumentando a velocidade progressivamente.

A seguir podes tentar um czerny a teu gosto, sem te maçares muito com ele. Os hanons são realmente uma seca...;)

#4 User is offline   fugashas 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 22 January 2009 - 19:37

View PostSlippery, on Nov 11 2008, 22:43, said:

Boas companheiros:)

Sou um pianista/teclista amadoreco...ja tive aula de piano...e tb de teclados (teclados comecei com 6 anos)...

mas neste momento por motivos...de "tempo" (euros) nao posso continuar nas aulas...

alguem me sabe dar...ou recomendar...exercícios....musicas...para evoluir?

tenho o hanon....mas confesso...que nao passei do segundo exercício...(é uma seca mais ou menos)...contudo se me garantirem que depois de o tocar todo estou um pro...como aquilo tudo^^'

czerny's...tenho alguns...escola de velocidade e por aí fora...mas nem olhei....axam que vale a pena?

preciso de orientação...para melhorar...

e quem sabe um dia ficar um virtuososinho pequenininho^^'

falando sério...algumas recomendações de quem percebe disto mais do que eu...eu agradecia imenso...(recomendações....de partituras classificadas por nível...exercícios de técnica e velocidade...)...

oi, queir qieras ou nao, devora o hanon pianista virtuoso, pois ajuda-te a ganhar força nos dedos, independencia de maos e serve-te de introduçao á arte de tocar com os dedos e nao com a força da mao e braço.

o hanon deve ser estudado todos os dias desde o amador ate ao pro. serve como aquecimento.

de seguidadeves iniciar o estudo na escola de mecanismos do carl czerny, onde a troca de dedos e velocidade é o prato do dia.

enquanto estudas isto, deves seleccionar umas peças faceis para ires tocando, de forma a nao t fartares.... tens as 25 peças faceis de bach, que sao o ideal....

acabando os mecanismos, deves iniciar o estudo do contraponto, especialmente nas inversoes melodicas.

ai novamente tens bach, vais ao www.mundopartituras.com e la tens diversos preludios que exemplificam o contraponto, onde te ajuda muito na independencia de maoos, campos melodicos e harmonicos e dinamicas.

depois de t safares no dominio do contraponto, deves iniciar a escola da veloicidade do czerny, de empreitada, e simultaneamente podes ir estudando umas invençoes de bach, sao 4, mas boas para finalizares o contraponto.

findo isto, inicia os estudos de chopin, as valsas, algumas polacas mais faceis, tudo o q consigas estudar, e finalizando a escola da velocidade, deves iniciar o estudo do czerny qlqer coisa d " a arte de tocar com a mao quieta" ( action of fingers, hand quiet).....

fazendo isto td, ja deves tocar pa carago, apartir dai , é ir tocando e tocando e tocando....

lembra-te mt importante:

ao iniciar a leitura da partitura, nao se tira a mao direita e depois a mao esqerda..... isso é errado, e assim nunca vais conseguir ler pautas a primeira.

inicias sempre a 2 maos mt mt devagar no primeiro compasso, e terminas na primeira nota do 2º compasso. inicias no segundo compasso, e terminas na primeira nota do 3º compasso. sempre assim, nem que demores meia hora a terminar cada compasso. quando deres por ti, tas nofim, e tocaste td

espero ter ajudado.

abraço

#5 User is offline   strikeserpa 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies

Posted 21 August 2009 - 01:24

boas

sou novo aki no forum e cmo ando a tocar teclado ha 2 anos dei aki uma vista...

tive a sacar os livros k falam ai mas tenho uma duvida em relacao ao hanon. o k significa ficar master no exercicio? e conseguir tocar o exercicio a 108bpm?e k se for vou levar bastante tempo parar passar do primeiro exercicio (so consigo tocar bem por volta dos 80/85bpm)

obrigado =)

#6 User is offline   Vanda 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 14 July 2011 - 19:50

View Poststrikeserpa, on 21 August 2009 - 01:24, said:

boas

sou novo aki no forum e cmo ando a tocar teclado ha 2 anos dei aki uma vista...

tive a sacar os livros k falam ai mas tenho uma duvida em relacao ao hanon. o k significa ficar master no exercicio? e conseguir tocar o exercicio a 108bpm?e k se for vou levar bastante tempo parar passar do primeiro exercicio (so consigo tocar bem por volta dos 80/85bpm)

obrigado =)

O que eu faço, é o que mensinaram quando andava a estudar piano e que agora estou a voltar a fazê-lo novamente. Tocar todos os dias e com diefrentes ritmos até adquir mais rapidez e com atenção à rigidez das mãos e dedos. Quantos aos ritmos existem vários no início do livro Hanon, exemplo: 2 colcheias e duas mínimas e vs, colcheia e mínima, de entre outros exercícios rítmicos. Para mim tem surtido efeito.
Não estou a seguir à risca ofacto de só passar ao exercício seguinte quando conseguir tocar bem a 108. Mas toco todos os dias desde o 1º até ao que estou a tocar agora.
Já toco com menos rigidez o que me permitiu tocar mais depressa.

E paciência, insistência e tempo.

#7 User is offline   duca2208 

• 250 bpm
  • PipPipPipPipPip

Posted 14 July 2011 - 19:58

Só uma postazinha. Vocês pianistas parece que não acertam muito na tecla do espaço, acho que todos vocês fazem isso pelo menos uma vez.
SÓ MAMO GORDAS
PQ ME DÃO COMIDA NA CAMA
SOU UM PAPA AÇORDAS

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users