Ao vivo, de onde devo ouvir o som da guitarra?
Posted 25 February 2009 - 20:55
Boas
É basicamente o que está no titulo..
Ao vivo, de onde é melhor ouvir o som da guitarra?
Directamente do amp (ao seja tem de tar relativamente alto)
Da munição
É basicamente o que está no titulo..
Ao vivo, de onde é melhor ouvir o som da guitarra?
Directamente do amp (ao seja tem de tar relativamente alto)
Da munição
Posted 25 February 2009 - 20:56
Posted 25 February 2009 - 21:41
Até aqui, o som do amplificador sempre me chegou sem este estar excessivamente alto (normalmente pedem para levantar mais o volume), regulo depois o volume pelo que quem está a fazer som me diz até onde posso ir.
Posted 25 February 2009 - 21:42
Nikopol, on Feb 25 2009, 19:56, said:
isso e um bocado relativo.. ja tive casos que estava a ficar todo comido da cabeça porque ouvia o meu amp e ao mesmo tempo a moniçao.. e o meu amp soava desfasado da moniçao o que me estava a causar uma confusao estupida.. eu pessoalmente prefiro ter a moniçao do palco para ouvir os outros e a mim
Rig:
Carvin Ct4
Mesa/boogie formula preamp
Peavey 6505+
G-major + Fcb1010
Custom Diy 2x12
Personal satisfaction:
Custom stratocaster
Elmwood bonneville 50
Tralhas e tralhitas
Carvin Ct4
Mesa/boogie formula preamp
Peavey 6505+
G-major + Fcb1010
Custom Diy 2x12
Personal satisfaction:
Custom stratocaster
Elmwood bonneville 50
Tralhas e tralhitas
Posted 25 February 2009 - 21:51
Posted 26 February 2009 - 17:36
bandit, on Feb 25 2009, 20:41, said:
Até aqui, o som do amplificador sempre me chegou sem este estar excessivamente alto (normalmente pedem para levantar mais o volume), regulo depois o volume pelo que quem está a fazer som me diz até onde posso ir.
Isso é muito bom. No mundo da música a máxima 'less is better' aplica-se a quase tudo. Neste particular, é bom que consigas sentir-te confortável com o teu som mais baixo do que aquilo que os técnicos de som necessitam. O contrário gera sempre mais problemas. Mantém esse bom hábito.
omega-t-k, on Feb 25 2009, 20:42, said:
Nikopol, on Feb 25 2009, 19:56, said:
isso e um bocado relativo.. ja tive casos que estava a ficar todo comido da cabeça porque ouvia o meu amp e ao mesmo tempo a moniçao.. e o meu amp soava desfasado da moniçao o que me estava a causar uma confusao estupida.. eu pessoalmente prefiro ter a moniçao do palco para ouvir os outros e a mim
Pessoalmente, tal como o Nikopol, prefiro o meu som natural principalmente porque o som de monição tradicional geralmente não consegue digerir bem as frequências de que gostamos na guitarra. Como guitarrista/vocalista (ou vice-versa) prefiro ouvir a guitarra de trás a saír do amp e o resto a saír da frente no monitor. Brevemente vou meter-me na aventura da monição auricular pelo que terei que recomeçar quase do zero.
O problema do desfasamento nunca me aconteceu. Isso deve ter sido fruto de um transporte de sinal deficiente. Sinceramente, nunca tive esse problema. Eu costumo ser muito esquisito com a monição de palco. Normalmente, a primeira coisa que digo para o técnico de palco é para baixar o geral na minha monição porque está sempre demasiado alta (ainda bem que ainda não estou a ficar surdo como, aparentemente, a maioria dos músicos com que os técnicos de som que tenho apanhado trabalham). Depois peço o mínimo essencial. Começo sempre pela bateria. Bombo, tarola e pratos de choque. Para mim é suficiente. Depois um pouco do baixo, a outra guitarra um pouco mais alta, um pouco da minha (oiço-a principalmente do meu backline), e a minha voz bem presente. Se houver teclas, quero-as bem presentes também (ao nível da guitarra principal). Tudo o resto, no meu contexto, é dispensável na minha monição.
Em bares não costumo usar monição mas vou começar a usar dentro de semanas.
Posted 26 February 2009 - 18:51
O problema de usar a monição do local é que raramente ela tem um som decente para poder ser usada com guitarra. É para esquecer bom feedback, etc.

Help

MultiQuote