Forumúsica: Ao vivo, de onde devo ouvir o som da guitarra? - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Ao vivo, de onde devo ouvir o som da guitarra?

#31 User is offline   Diogo_Greg 

• 160 bpm
  • PipPipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 01 April 2009 - 16:21

Ora aqui está uma discussão recorrente onde, para a nossa miséria, raramente se chega a um consenso. Na minha mais modesta opinião devesse à falta de profissionalismo\civismo entre musicos e profissionais do audio, todos temos que fazer concessões, se não chega-se a situações ridiculas, que em nada abonam o bom funcionamento de um espetaculo. Já foram por aqui descritas algumas..

Como disse antes têm que haver cedências de ambos os lados, um técnico não pode ser só um electricista que monopoliza o espaço sonoro do plateau e um musico não pode pensar que lá por o seu instrumento estar ligado à corrente lhe vai dar toda a potencia e definição que precisa sem isso prejudicar o maquinismo, bem oleado, que deve ser um espectaculo ao vivo, experimentem por o amplificador no volume "fodei-vos" e a trás de vós terem um trompetista mal humorado e depois aprecebam-se do que é que ouvem mais.

Também se corre o risco destas situações acontecerem por "estrelismos" não justificados, principalmente por parte de musicos. Já tive situações (como técnico) em FNAC's (onde existem várias restrições em termo de SPL) em que os guitarristas levam dois monstros de 100w full tube e querem ter aquilo no pergo porque assim é que soa bem. Errado. Já tive também situações que levam esses mesmos monstros por motivos de patrocinio e depois tocam com tudo ligado directo para conseguirem ter som decente/bom para se ouvirem e não prejudicarem o bom funcionamento do espéctaculo (neste caso promoção do seu proprio produto). Correcto. Esta ideia aplica-se a pequenos bares e afins. Também se poderá utlizar um combo/coluna mais pequena não sejamos mais papistas que o papa.

A tocar guitarra prefiro ter o amplificador a minha frente (ou lado, no maximo 45º em relação ao monitor) em vez de estar a traz de mim, mesmo em palcos grandes com colunas grandes, não ligo muito à estética da coisa quando sou eu a tocar -_- . Isto permite que tenha as fontes sonoras amplificadas a vir todas sensivelmente do mesmo lugar fisico. Raramente preciso de ter guitarra na monição, e sempre a volumes moderados, dando mais espaço a quem está a fazer o som dos monitores para por lá o que mais necessito de ouvir, sem ter uma guerra entre os 100 e os 800. É uma técnica à qual me habituei, como esta existem muitas mais.

Só para reforçar a ideia, num concerto, o som que nós ouvimos e o que o publico ouve vive de uma relação que concessões e opções que devem ser tomadas por ambas as partes e de comum acordo, é quase com o sexo marital :facepalm: . Não sejamos casmurros e se um técnico pede para baixar o amplificador há de ser por algum motivo e não só porque sim, se são ou não necessárias explicações na altura?! Varia de pessoa para pessoa consoante a sua formação e experiência. À que ter sempre em consciencia que ao fazermos o nosso trabalho não estamos a prejudicar o de outrém.

Acho que já me alonguei demais, isto dá pano para mangas..

Abraços e jazz.

#32 User is offline   rato.pt 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 18 October 2011 - 16:44

View PostDiogo_Greg, on 01 April 2009 - 16:21, said:

Ora aqui está uma discussão recorrente onde, para a nossa miséria, raramente se chega a um consenso. Na minha mais modesta opinião devesse à falta de profissionalismo\civismo entre musicos e profissionais do audio, todos temos que fazer concessões, se não chega-se a situações ridiculas, que em nada abonam o bom funcionamento de um espetaculo. Já foram por aqui descritas algumas..

Como disse antes têm que haver cedências de ambos os lados, um técnico não pode ser só um electricista que monopoliza o espaço sonoro do plateau e um musico não pode pensar que lá por o seu instrumento estar ligado à corrente lhe vai dar toda a potencia e definição que precisa sem isso prejudicar o maquinismo, bem oleado, que deve ser um espectaculo ao vivo, experimentem por o amplificador no volume "fodei-vos" e a trás de vós terem um trompetista mal humorado e depois aprecebam-se do que é que ouvem mais.

Também se corre o risco destas situações acontecerem por "estrelismos" não justificados, principalmente por parte de musicos. Já tive situações (como técnico) em FNAC's (onde existem várias restrições em termo de SPL) em que os guitarristas levam dois monstros de 100w full tube e querem ter aquilo no pergo porque assim é que soa bem. Errado. Já tive também situações que levam esses mesmos monstros por motivos de patrocinio e depois tocam com tudo ligado directo para conseguirem ter som decente/bom para se ouvirem e não prejudicarem o bom funcionamento do espéctaculo (neste caso promoção do seu proprio produto). Correcto. Esta ideia aplica-se a pequenos bares e afins. Também se poderá utlizar um combo/coluna mais pequena não sejamos mais papistas que o papa.

A tocar guitarra prefiro ter o amplificador a minha frente (ou lado, no maximo 45º em relação ao monitor) em vez de estar a traz de mim, mesmo em palcos grandes com colunas grandes, não ligo muito à estética da coisa quando sou eu a tocar -_- . Isto permite que tenha as fontes sonoras amplificadas a vir todas sensivelmente do mesmo lugar fisico. Raramente preciso de ter guitarra na monição, e sempre a volumes moderados, dando mais espaço a quem está a fazer o som dos monitores para por lá o que mais necessito de ouvir, sem ter uma guerra entre os 100 e os 800. É uma técnica à qual me habituei, como esta existem muitas mais.

Só para reforçar a ideia, num concerto, o som que nós ouvimos e o que o publico ouve vive de uma relação que concessões e opções que devem ser tomadas por ambas as partes e de comum acordo, é quase com o sexo marital :facepalm: . Não sejamos casmurros e se um técnico pede para baixar o amplificador há de ser por algum motivo e não só porque sim, se são ou não necessárias explicações na altura?! Varia de pessoa para pessoa consoante a sua formação e experiência. À que ter sempre em consciencia que ao fazermos o nosso trabalho não estamos a prejudicar o de outrém.

Acho que já me alonguei demais, isto dá pano para mangas..

Abraços e jazz.

Grande comentário...

Apenas acrescento. Que na era dos smart phones e computadores e tudo o que a tecnologia nos tem trazido existem jovens de vinte e poucos anos com mais saudosismo em relação ás trinta colunas amontoadas atrás do palco dos anos oitenta que gente que anda nisto há muito mais tempo e tem a sensatez de ver a musica pela musica e não pelos caixotes...

Para um grande som é preciso prés, amps e colunas com característica e raramente isto tem a ver com potência ou numero de colunas.

#33 User is offline   telecaster52 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 18 October 2011 - 17:09

Na minha opinião e como já foi referido anteriormente, vai de musico para musico e conforme o técnico de som que se trabalha.
Mas preferencialmente meto o som do amp até onde possa ouvir quando estamos todos juntos a tocar e até onde o técnico me diz que é possivel o volume ir. Neste caso se for um bom técnico, e eu tiver o amp da forma que referi, peço para por no monitor, a outra guitarra, baixo e voz, é assim que me sinto mais confortável a tocar.

Isto tudo com bons técnicos, depois há, os curiosos que vão mexendo naquilo e nos perguntam a opinião, nem sempre sendo facil o diálogo. E há os que não percebem nada ou com pouca experiencia, que ´nem mesmo sendo alertados por quem está mais "batido" no assunto lá chegam.

Posso até comentar alguns casos.

Com bons técnicos:

Fizemos a abertura dos Clã e Radio Macau aqui na minha terra, onde dei a minha opinião de como queria que o som da minha guitarra sai-se cá para fora (não é absurdo, pois fazer com que o som do amp sair cá para fora da forma que queremos (ou ouvimos lá em cima) não é facil) e o técnico até experimentou 2 micros (Shure SM57 e sennheiser e906) e como tinha wireless na guitarra fui para ao pé da mesa de som com ele, lá se chegou ao som, não foi dificil pois a captação/equalização estava bem feita.

Depois temos o técnico de som da Câmara da nossa terra, que é um curioso, e é o trabalho dele na Câmara...portanto não o faz de livre vontade. Mas no entanto é o primeiro a pedir opinião sempre que acha necessário.

E recentemente apanhei um técnico que não sabia nada....nada! 1º a monição não estava a dar nos canais todos, ou pelo menos ele não a conseguia fazer chegar aos canais todos. 2º queria ligar o meu amp por uma Dial, disse-lhe que não, e ainda lhe disse, "Dial no baixo e guitarra acustica, no amp a válvulas não mete", lá decidiu meter o micro, surpresa minha, quando cheguei ao pé do amp, tinha um Shure SM58 para a voz, chamei o gajo e disse-lhe, "não me parece que seja o micro mais adequado para micar um amp de guitarra, fazemos assim, o espaço não é muito grande, tire dai o micro, que eu toco com o som direto, e assim fiz".

Básicamente, isto está à escolha e mais importante a forma que se sente mais confortável a tocar. Depois certos contratempos vão se ganhando e dando a volta com a experiência em palco.

This post has been edited by telecaster52: 18 October 2011 - 17:13

Posted ImagePosted Image

TELECASTER IS A DAMN GOOD CLUB

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic