Forumúsica: Excesso de Decibeis ou Hipersensibilidade - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Excesso de Decibeis ou Hipersensibilidade Como resolver?

#1 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip
  • Group: Membros
  • Feedback: View

Posted 19 March 2009 - 12:59

Toco neste momento numa banda Rock e temos ensaiado numa sala com cerca de 20m2. Como deve ser o caso de várias bandas deste género, o volume de som é brutal ao ponto de se tornar doloroso. Tenhosinceros receios de causar alguma lesão permanente.

Sabe-se que a causa principal é o som da bateria, mas infelizmente, mesmo após muitas advertências o som não baixa.

Decidi portanto arranjar algum tipo de protecção auditiva.

Aguardo soluções/sugestões de quem já experimentou problemas similares.

This post has been edited by stunaite: 19 March 2009 - 20:24

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PSR-S900 - Novo na Caixa - 20% desconto - Mini Tyros2

#2 User is offline   php 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 19 March 2009 - 13:41

O ideal seria fazer uma medição de ruído (ok, pressão sonora :miseria: música não é ruído) com um sonómetro para avaliar quais as frequências e em que medida estas devem ser atenuadas pelos protectores auriculares e escolhê-los em função desses valores.

Na previsível impossibilidade de fazer estas medições o ideal é usar protectores auriculares do tipo campânula

Se preferirem, podem tambem utilizar os protectores do tipo de inserção.

Espero que ajude.

This post has been edited by php: 20 March 2009 - 10:22

#3 User is offline   Stormbringer 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 19 March 2009 - 14:44

De experiencia pessoal...

Se o problema esta na bateria, e se após várias advertências não muda... é facil.
É trocar de baterista, era o que eu faria.

Não suporto tocar/ensaiar com quem não sabe tocar ao volume correcto ou pelo menos adequado ao resto da banda.... alem de que se trata-se de uma falta de sensibilidade e de respeito pelos outros músicos/companheiros de banda

Sejamos realistas quem não sabe tocar com o volume correcto num instrumento para mais acústico... penso que tem que voltar á escola para terminar a sua formação

Senão ha sempre a hipótese dos tampões ou protector auricular, como já foi referido, e a seguir meter o volume do Amp no prego, e depois ver quem sofre mais... apenas acho que ai deixa de ser musica ou pelo menos musicalmente o prazer vai-se

#4 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 19 March 2009 - 17:02

View PostStormbringer, on Mar 19 2009, 13:44, said:

Se o problema esta na bateria, e se após várias advertências não muda... é facil.

Não suporto tocar/ensaiar com quem não sabe tocar ao volume correcto ou pelo menos adequado ao resto da banda.... alem de que se trata-se de uma falta de sensibilidade e de respeito pelos outros músicos/companheiros de banda

Sejamos realistas quem não sabe tocar com o volume correcto num instrumento para mais acústico... penso que tem que voltar á escola para terminar a sua formação

Senão ha sempre a hipótese dos tampões ou protector auricular, como já foi referido, e a seguir meter o volume do Amp no prego, e depois ver quem sofre mais... apenas acho que ai deixa de ser musica ou pelo menos musicalmente o prazer vai-se

Mas o baterista acha q está a tocar no volume correcto, e que numa banda Rock tocar mais baixo significa eliminar a dinâmica da bateria. Além disso recomenda o uso de tampões como um acessório habitual em qualquer banda deste género. Quando entrei na banda o baterista já participava e esse facto retira-m algum direito moral para extremar a minha posição. Vou fazer 1a derradeira tentativa com protecção auricular para resolver a questão.

This post has been edited by stunaite: 19 March 2009 - 20:30

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#5 User is offline   Rebel-Drummer 

• 160 bpm
  • PipPipPip

Posted 19 March 2009 - 17:14

View Poststunaite, on Mar 19 2009, 16:02, said:

Mas o baterista acha q está a tocar no volume correcto, e que numa banda Rock tocar mais baixo significa eliminar a dinâmica da bateria. Quando entrei na banda o baterista já participava e esse facto retira-m algum direito moral para extremar a minha posição. Vou fazer 1a derradeira tentativa com protecção auricular para resolver a questão.

1º Contra mim falo (gosto de tocar forte e feio), tocar mais baixo nem sempre tira dinâmica... Se tocam Médio/Ato, passam a tocar Baixo/Médio... A dinânica mantem-se! Agora se o baterista não tem controle, isso é outra coisa!!!

2º Na minha opinião, lá por teres entrado depois, acho que podes dar a tua opinião e falares com o pessoal para tocarem mais baixo... Eu não estaria numa banda em que tivesse mal ou incomodado... Desde que justifiques e suportes a tua opinião de uma maneira correcta, ninguem tem que levar a mal, mesmo tendo entrado há menos tempo!

Abraço

#6 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 19 March 2009 - 19:45

View Postphp, on Mar 19 2009, 12:41, said:

O ideal seria fazer uma medição de ruído (ok, pressão sonora :miseria: música não é ruído) com um sonómetro para avaliar quais as frequências e em que medida estas devem ser atenuadas pelos protectores auriculares e escolhê-los em função desses valores.

Na previsível impossibiliade de fazer estas medições o ideal é usar protectores auriculares do tipo campânula

Se preferirem, podem tambem utilizar os protectores do tipo de inserção.

Espero que ajude.

Pois tb tinha pensado em qq uma dessas sugestões, mas a dúvida coloca-se sobre o modelo a escolher. Depois tb não existe a hipótese de testar qq destes modelos num vendendor.

Os modelos da 3M são mais para utilização industrial pelo q não sei se funcionam bem dentro de volumes de som+ elevados. Já experimentaste algum destes modelos?

#7 User is offline   Pedro.Oliveira 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 19 March 2009 - 19:53

View PostStormbringer, on Mar 19 2009, 13:44, said:

De experiencia pessoal...

O Stormbringer disse tudo.

Se o teu baterista respondeu dizendo que perde a dinâmica... então ele não sabe o que é a dinâmica. Eu já deixei de tocar em mta cena e de ouvir muita banda por causa de malta que só sabe partir pratos.

Ele que vá ouvir Chauffeur Navarrus, e veja o que são dinâmicas.

This post has been edited by Pedro.Oliveira: 19 March 2009 - 19:55

Posted Image (clica na imagem para veres a agenda)

"Eu sou apenas um guitarrista de pequena musica"
"Porque eu gosto demasiado da música para viver às custas dela"
Carlos Paredes - video-tributo

#8 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 19 March 2009 - 19:54

View PostRebel-Drummer, on Mar 19 2009, 16:14, said:

View Poststunaite, on Mar 19 2009, 16:02, said:

Mas o baterista acha q está a tocar no volume correcto, e que numa banda Rock tocar mais baixo significa eliminar a dinâmica da bateria. Quando entrei na banda o baterista já participava e esse facto retira-m algum direito moral para extremar a minha posição. Vou fazer 1a derradeira tentativa com protecção auricular para resolver a questão.

1º Contra mim falo (gosto de tocar forte e feio), tocar mais baixo nem sempre tira dinâmica... Se tocam Médio/Ato, passam a tocar Baixo/Médio... A dinânica mantem-se! Agora se o baterista não tem controle, isso é outra coisa!!!

2º Na minha opinião, lá por teres entrado depois, acho que podes dar a tua opinião e falares com o pessoal para tocarem mais baixo... Eu não estaria numa banda em que tivesse mal ou incomodado... Desde que justifiques e suportes a tua opinião de uma maneira correcta, ninguem tem que levar a mal, mesmo tendo entrado há menos tempo!

Abraço

"falares com o pessoal para tocarem mais baixo." - pois o pessoal diz q sim mas passados 5min o bater distrai-se e voltamos ao mesmo. Também não recebe de bom grado as criticas e a conversa repete-se sem resultados persistentes. Neste momento considero a banda como minha e o projecto vai bem avançado, pelo q embora tenha considerado a minha saída, neste momento excluí essa hipótese.

This post has been edited by stunaite: 19 March 2009 - 20:18

#9 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 19 March 2009 - 20:14

View PostPedro.Oliveira, on Mar 19 2009, 18:53, said:

Se o teu baterista respondeu dizendo que perde a dinâmica... então ele não sabe o que é a dinâmica. Eu já deixei de tocar em mta cena e de ouvir muita banda por causa de malta que só sabe partir pratos.

Ele que vá ouvir Chauffeur Navarrus, e veja o que são dinâmicas.

Pois eu também. Chego a um local com música ao vivo; se está a partir ouvidos dou meia volta e ala. Agora imagina o azar de ter de ensaiar assim :)

#10 User is offline   stunaite 

• 120 bpm
  • PipPip

Posted 19 March 2009 - 20:45

Toco neste momento teclas numa banda Rock e temos ensaiado numa sala com cerca de 20m2. Como deve ser o caso de várias bandas deste género, o volume de som é brutal ao ponto de se tornar doloroso. Tenho sinceros receios de causar alguma lesão permanente.

Sabe-se que a causa principal é o som da bateria, mas infelizmente, mesmo após muitas advertências o som não baixa.
O argumento do bater é q tocando mais baixo a dinâmica da bateria perde-se. Recomendei tocar de "vassouras" mas o pedido foi recusado como mesmo argumento:"Não soa a nada". Como contra-argumento recomenda-me que use tampões pois ele não consegue tocar mais baixo.

Gostava de ouvir a opinião de bateristas, pois eu embora ache absurdo o volume na sala de ensaio, como de facto nunca toquei bateria, receio poder estar errado na apreciação do cenário.

Quaisquer soluções/sugestões são bem vindas.

This post has been edited by stunaite: 19 March 2009 - 20:58

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Last »
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users