Forumúsica: Excesso de Decibeis ou Hipersensibilidade - Forumúsica

Jump to content

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Excesso de Decibeis ou Hipersensibilidade Como resolver?

#31 User is offline   mi6uel 

• 50 bpm
  • Pip
  • Group: Newbies
  • Feedback: View

Posted 08 May 2010 - 16:01

Olá a todos!

Queria aqui deixar o meu (triste) testemunho para reforçar o uso de protecções.

Quando tinha 15 anos ouvia música bastante alto, o que me fazia sentir bem. Fiz parte duma banda entre os 16 e 19 anos e como é habitual ensaiavamos num espaço pequeno numa cave com o som extremamente alto de modo a que a bateria não abafasse os restantes instrumentos. Nesta altura era costume sair de lá com algum zumbido, mas nunca me passou pela cabeça o uso de protecção. Nesta altura pertencia também a uma banda filarmónica e às vezes andava à rasca dos ouvidos porque o meu lugar era imediatamente à frente dos trompetes. Sentia este zumbido também quando saía das discotecas, mas quando acordava ao outro dia de manhã, já tinha desaparecido. Por volta dos 21 anos, num concerto em paredes de coura, senti que o som estridente estava a provocar-me uma certa ressonancia no ouvido esquerdo e provocou-me tonturas. Passei uns 2 anos seguintes com uma certa sensibilidade a sons altos e quando ia a discotecas sentia mais zumbidos do que era costume e passei durante este periodo a evitar sons muito altos. Aos 23 anos já não me incomodavam sons altos até que num concerto em que me estava a sentir confortável, numa espécia de brincadeira/acidente gritaram-me a um ouvido e senti de imediato tonturas e um grande desconforto. Depois deste incidente que me provocou um traumatismo sonoro, fiquei com hipersensibilidade ao som, alguma perda de audição e zumbido permanente (tinnitus/acufeno). Agora tenho 30 anos e não voltei a poder frequentar nenhum local com musica alta (bares, discotecas) o que como devem imaginar é muito dificil lidar com isto socialmente e leva a algum isolamento social. Tive sempre imenso gosto por música e ainda tentei o ano passado tocar viola-baixo numa banda com o uso simultâneo de protectores intra-auriculares e exteriores tipo concha e mesmo assim não consegui suportar o som. Concluíndo, apesar do que me aconteceu ser bastante raro pelo que li em artigos na internet, se tivesse tido mais cuidado e usado protecções se calhar podia ter evitado ter chegado a esta situação extrema. O meu otorrino explicou-me o seguinte: toda a gente tem uma espécie de "reserva" que se vai esgotando com a exposição a sons altos. No meu caso a minha esgotou-se. Algumas pessoas têm mais sensibilidade do que outras. Algumas saiem da discoteca sem qualquer zumbido, outras quando chegam a casa, o zumbido ja desapareceu e outras desaparece apenas no dia seguinte. Cada vez que se fica com os ouvidos a zumbir e quanto mais tempo se mantem o zumbido, a "reserva" vai-se gastando. Por isso o melhor é ter-se algum cuidado e não abusar, pelo menos para se chegar a uma certa idade e ainda se se conseguir ouvir alguma coisa.
Desculpem o testamento :facepalm:

#32 User is offline   Nikopol 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Membros

Posted 08 May 2010 - 16:38

View Poststunaite, on Mar 19 2009, 17:02, said:

Mas o baterista acha q está a tocar no volume correcto, e que numa banda Rock tocar mais baixo significa eliminar a dinâmica da bateria. Além disso recomenda o uso de tampões como um acessório habitual em qualquer banda deste género. Quando entrei na banda o baterista já participava e esse facto retira-m algum direito moral para extremar a minha posição. Vou fazer 1a derradeira tentativa com protecção auricular para resolver a questão.

Depende do tipo de rock. Mas para hard rock, metal, como diz o rebel drummer, para a bateria soar bem, normalmente está já a um volume bastante alto. E aí torna-se obrigatório usar tampões. Aliás, acho que quem ensaia rock e metal sem tampões está a pedir para ficar com sérios problemas auditivos.

Mais um a recomendar os ER-2. Não são muito confortáveis, pois fazem alguma comichão se tiveres bastante cera nos ouvidos. E atenção, nunca devem ser enfiados demasiado para dentro pois podem provocar-te uma acumulação da cera no ouvido interno (visto que são um pouco compridos).

Com o devido uso, são tampões muito eficazes mesmo. :facepalm:

#33 User is offline   Renato 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 10 May 2010 - 11:58

O Paul Gilbert tinha um artigo sobre a perda de audição dele, até tinha fotos dos audiogramas dele. Ele passou a usar uns headphones da marca abaixo, mas já não sei qual o modelo. Não encontrei o artigo. Mas isto está associado a teres a banda captada de alguma maneira para a passares para os ditos phones. Se tivessem a nível individual até podiam complementar com um jamhub...

Phones

#34 User is offline   andreb 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 May 2010 - 00:49

Eu também tenho hipersensibilidade ao ouvido e se tenho que ir a algum lado tipo bar ou discoteca levo sempre os meus tampões. Se me esqueço deles, kaput , não entro. No meu caso não foi devido à exposição ao ouvido, foi devido a uma infecção no ouvido.

Se quiserem falar sobre isto enviei PM.

Deixo aqui um link com uma óptima discussão sobre este assunto

http://www.gearslutz.com/board/post-produc...lp-someone.html
Acustica - http://www.someacustica.com - Produtos Acústicos - Isolamento e Tratamento Acustico. Projectos e Consultadoria Acústica
Musica: http://www.sonicflames.com - Recording Label, Composição de música e serviços de aúdio - mistura e masterização

#35 User is offline   andreb 

• 300 bpm
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 11 May 2010 - 00:55

Mi6uel

Que tampões usas ?

Eu tenho o mesmo problema que tu (à menos tempo, cerca de 1 ano) e recomendo os ER 20. A minha vida não ficou afectada, apenas tenho que trazer os tampões comigo.
Acustica - http://www.someacustica.com - Produtos Acústicos - Isolamento e Tratamento Acustico. Projectos e Consultadoria Acústica
Musica: http://www.sonicflames.com - Recording Label, Composição de música e serviços de aúdio - mistura e masterização

#36 User is offline   music.4.fun 

• 80 bpm
  • Pip

Posted 28 May 2010 - 14:36

Cheguei a este tópico por algum acaso, e obviamente por alguma infelicidade, pois tambem eu sou um musico-dependente, não me vejo a viver num mundo sem musica, mas sofro de trauma sonoro tambem, o que me faz ter permanentemente o "zé do apito" comigo.

Corria o ano de 2002, tinha acabado de formar a banda de tributo aos Xutos "GRITOS MUDOS", e num sábado estava a tocar num alinhamento de 35 musicas num bar em Salvaterra...dois dias depois acordei "aflito" do ouvido direito com uma pressão enorme...e na 5feira seguida estava a fazer uma drenagem ao timpano, por via de ter acumulado liquido durante as mudanças de pressão (ruido) e o dito acufeno instalou-se permanentemente.

Tive que abandonar o projecto que tinha na altura, e tornar me dependente dos tampoes que ainda assim são insuficientes (uso normalmente 3M - mod.6100 ou 6110), ainda que tocando esporadicamente com os meus amigos de sempre, não tive hipotese de assegurar uma agenda regular, com um nivel de ruido consideravel.

Gostava de encontrar ainda malta que mesmo tendo estes problemas tivesse vontade de se reunir para tocar umas vezes, e porque não dar alguns concertos (não é necessario fazer muito barulho para matar o bichinho da musica e mostrar-mos musica ao publico), porque contactos e ligações ao mundo da musica é coisa que não falta, apenas esta "inferioridade" que tanto limita...mas não se queria que me obrigasse a para para sempre.

Quem estiver em situações identicas, gostava que entrassem em contacto comigo por PM ou music.4.fun@hotmail.com

#37 User is offline   BOnhOmmE 

• 50 bpm
  • Pip

Posted 30 May 2010 - 22:35

Deve ser mesmo mau s:
http://metugallica.pt.to/ <-- Forum em portugues dedicado aos Metallica! Ve Já!

Share this topic:

• (4 Pages)
  • +
  • « First
  • 2
  • 3
  • 4
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users