Compressor (efeito)

497 Visualizações     2 comentários    

  Denunciar Entrada

Definição

A compressão de áudio, usada quer individualmente num determinado instrumento, quer na mistura geral da música, pode ser usada para destacar determinado instrumento na mistura ou ou para nivelar o volume.

A compressão é efectuada sobre a gama dinâmica (volume) de um sinal de áudio (não confundir com a compressão de dados - que é outra história distinta), reduzindo o volume das partes com maior volume e/ou aumentando o volume dos sons com menor volume. Por exemplo, se um sinal varia, em termos de volume, sendo X o menor volume e Y o maior volume, a gama dinâmica é dada pela diferença entre X e Y. Ao estar a comprimir o sinal, X aumenta e Y diminui, e portanto a sua diferença é menor, e consequentemente diminui a gama dinâmica. isto resulta num "aplanar" do volume e retira dinâmica sonora (as variações de volume tendem a ser mais pequenas (figura 1).

 

L0102_CompressionWave.png

 Figura 1 -  Efeito da compressão num trecho de áudio - Notar que os volumes mais baixos foram aumentados. No geral o volume aumentou e a gama dinâmica dininuiu. Fonte: Apple

A compressão dinâmica é vista por muitos como uma ferramenta útil, porque permite ao músico, não se preocupar demasiado com a dinâmica com que toca, porque ao usar o compressor o seu instrumento estará sempre num nível relativamente homogéneo. Por outro lado, é visto como um "inimigo" das dinâmicas, não permitindo ao músico ter um controlo tão grande sobre as variações de dinâmica do seu volume ao tocar, e alternar entre um toque mais suave e outro mais agressivo. No entanto, como isso é preciso vezes o que o músico pretende, acaba por ser muito utilizado.

Geralmente músicos de Dance Music, Rock ou Metal, apreciam o uso do compressor, já os músicos de Jazz, não são geralmente grandes fans.

Na mistura final, é usado exaustivamente para elevar o volume geral das musicas até ao limite máximo antes da distorção. Algo particularmente desejado por quem deseja ver as suas musicas passadas na radio, mas o seu uso exagerado não é apreciado por uma boa quantidade gente, argumentando que o compressor destrói as dinâmicas naturais da música e consequentemente a qualidade áudio das mesmas, dando assim origem à chamada Loudness War

Partilha o conhecimento!



  Denunciar Entrada

O que diz a comunidade sobre isto?


Acrescentei um conjunto de considerações sobre a compressão e a gama dinâmica, coloquei link para a wikipédia sobre a loudness war, e inseri um novo capítulo sobre os controlos, no qual se falará sobre o threshold, ratio, etc.

Partilhar este comentário


Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora


  • Conteúdo Recomendado:

    • xtech
      A Boss acabou de lançar o CP-1X, um compressor baseado na tecnologia MDP ("Multi Dimensional Processing"), que analiza a dinâmica de som para obter os melhores resultados (supostamente).
      O CP1X é um compressor multibandas que funciona com tudo desde as 4 às 8 cordas, incluindo guitarras acústicas. O pedal funciona também a 18v para assegurar o máximo headroom, o que faz que funcione bem com guitarras de 7 e 8 cordas, bem como guitarras com pickups de grande output.

       
      O pedal sairá no final do mês e quanto a preços, devem andar por volta dos 150€ nas lojas.
      E aqui está a que soa:
       
       
       
    • xtech
      A Lightning Boy tem um pedal de compressão com duas válvulas NOS 12AU7 ( bastante menor ganho que as 12AX7, mas eventualmente mais aveludadas). O pedal custa cerca de 360 dólares e apesar de todo o aspecto de alta qualidade, tive o cuidado de dar uma vista de olhos ao manual, e em nenhum lado fala em "high voltage". O que me faz pensar que muito provavelmente as válvulas não funcionam a altas voltagens - 180V ou mais, sendo este assim um design starved plate, e as válvulas estarão lá para dar mais para atraír o cliente que para realmente fazer alguma coisa.
      Portanto não se deixem enganar: se querem mesmo o "tom quente de válvulas" (o que quer que isto signifique), não é este o pedal. O que não significa, obviamente, que o pedal não possa soar bem. De qualquer das formas, aqui fica a review pelo Pete Thorn:
       
    • xtech
      O Sir Compre é um pedal que mistura a compressão com um pedal de boost/drive. O compressor é óptico e a estrutura de ganho do boost/drive permite ir desde o som limpo até ao semi distorcido.

       
      Como nos dias que correm, também é true Bypass, mas ao contrário do normal, é alimentado a 18 volts.
      Quanto a preços, cerca de 200 dólares. E soa bem, sim senhor.
       
    • vintagemusicparts
      Amigos,

      Aqui fica a apresentação do VMP Moullinex Sound Grinder.

      Foi um pedido especial para o Luís (Moullinex).

      O aparelho consiste num preamp de instrumento timbrado para baixo eléctrico, seguido de um compressor optico tipo  Teletronix LA2A.

      O propósito é ter um módulo 100% válvulas a que se possa ligar um instrumento, dar ganho e/ou comprimir antes de enviar para o computador.

      A celula optica é uma T4B  como no LA2A. É 100% compativel com as celulas do LA2A.

      A saida  é balanceada por um transformador da Sowter.

      Cada valvula tem o seu modulo de aluminio. A tecnica de construção é "point-to-point wiring".

      Os componentes são de excelente qualidade: Carbon composition resistors, Orange drop capacitors,  valvulas NOS e JJ selected, cabos "pull back", etc...

      Para ver fotos e ouvir samples navega neste directório:
      http://vintagemusicparts.com/VMP%20MxSG/

      Gravei as demos primeiro com o instrumento directo ao preamp da Digidesign 002.

      Depois repetí a malha, mas a usar o preamp do Sound Grinder em vez do da Digidesign.

      Por fim toquei a malha com o preamp e o compressor optico do SG

      Como soa no teu estudio?

      Aqui ficam alguns links para outros aparelhos que construí no passado:
      http://vintagemusicparts.com/VMP%20Skorpio%20Tube%20Buffer.htm
      http://vintagemusicparts.com/VMP%20Tube%20Amps.htm
      http://vintagemusicparts.com/documents/Leonidas%20Spartan%2030.pdf
      http://leonidasamplification.blogspot.pt/p/spartan-30.html