Efeito ou efeitos

372 Visualizações     0 comentários    

  Denunciar Entrada

Designa-se por efeito, a alteração, efectuada quer por um circuito electrónico, quer por um software, ao som original de um instrumento.

Pode ser de diversas formas, e é usado por muitos músicos como uma ferramenta criativa.

Em gravação de vozes, ou em concertos ao vivo, é comum os vocalistas usarem reverb, para adicionar mais espaço a sua voz, ou simular a acústica que a voz teria em determinado espaço físico, como por exemplo numa sala com superfícies lisas, como uma casa de banho, ou um espaço de dimensões grandes, como uma catedral ou um auditório.

Os Guitarristas usam regularmente um ou vários efeitos em cadeia, para alterar o som original da guitarra. O mais comum é a distorção ou o overdrive, dando à guitarra o tom agressivo, que é comum no rock, ou no metal. 

Outros efeitos muito comuns, são: delay (simulando um ou vários écos), wha-wha (filtro comandado por um pedal, altera as frequências do instrumento), chorus e Phaser (ambos também filtros com características muito similares entre si, que alteram o som, mas com intervalos de ciclo e intensidade controlados por comutadores no pedal), entre muitos outros.

 

Partilha o conhecimento!



  Denunciar Entrada

O que diz a comunidade sobre isto?


Não há comentários para mostrar



Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora


  • Conteúdo Recomendado:

    • pgranadas
      Delay é um tipo de efeito, que se encontra quer em equipamentos de rack, pedais normalmente usados por guitarristas, ou em unidades de multiefeitos.
      É comumente usado por guitarristas, mas o delay pode na realidade ser usado por qualquer músico.
      O efeito é caracterizado pela adição de repetições (pode ser identificado como um eco) que podem ser reguladas em normalmente em número de repetições, tempo de intervalo, e intensidade.
      Algumas unidades mais avançadas, podem usar mais do que um efeito de delay, assim como permitir usar o efeito em stereo, alternando as repetições entre os canais esquerdo e direito.
       
    • Saint Peterson
      Boas,
      Estou à procura de um pedal de distorção ou overdrive para baixo de 120€. Eu gosto bastante da distorção/drive do meu Marshall por isso estou mais inclinado para um overdrive. Queria uma coisa que me deixe um palm mute "tight" e mids porreiros para solos. Não quero nada do género do Metal Zone ou nada com gain extremo desse tipo.
       
      Tenho algumas coisas em vista:
      - Ibanez TS9 ou Ibanez JD9 Jet Driver
      - Boss MD-2
      - Airis Savage Drive Aggressive
      - Blackstar LT Dual / Blackstar LT Drive / Blackstar LT Distortion
      Alguém tem experiência com algum destes pedais?
    • Markoz Andre Original
      Hey malta
      Estou a tentar acrescentar um efeito Flanger a uma distorção na minha pedaleira Line 6 POD HD300 mas estou com dificuldades a obter o que quero. Basicamente não estou a atinar com os níveis e soa-me apenas a um Chorus manhoso. Se alguém puder dar uma ajuda agradecia!
      O Pod tem um software no PC e isto são as opções que oferece.
      Obrigado!

      PS: estes não são os valores que andei a testar.