Entra para seguir isto  

Ponte (guitarra)

190 Visualizações     0 comentários    

  Denunciar Entrada

Numa guitarra a ponte denomina a parte onde as cordas são presas do lado do corpo da guitarra. Dependendo da guitarra temos pontes diferentes que se dividem em três grupos mais significativos.

 

Hardtail

Hardtail é uma ponte que não se mexe. Onde as cordas são presas no corpo e só há movimento quando forem retiradas. Estas pontes são aparafusadas em cima do corpo da guitarra. Guitarras célebres com pontes hardtail são as Fender Telecaster e as Gibson Les Paul.

 

Floating bridge (flutuante)

A ponte flutuante é uma ponte que não só prende as cordas no lado do corpo, mas permite também ao guitarrista, através de um braço que vem da ponte (normalmente referido como tremolo), mover a ponte na direcção perpendicular à guitarra alterando a afinação das cordas momentaneamente permitindo sons adicionais. A ponte funciona assim porque é apenas ancorada no tampo da guitarra, sendo presa na parte de trás do corpo por intermédio de parafusos e molas. Estas molas fazem a ponte retornar à posição original após a utilização do braço do tremolo. Talvez a mais célebre guitarra com este sistema seja a Fender Stratocaster.

Um problema comum nestas pontes é a desafinação após utilização do tremolo, por causa da fricção causada nas cordas tanto na ponte como no headstock. Como tudo, depende da qualidade e da afinação feita na ponte.

 

Floyd Rose

Floyd Rose é uma ponte semelhante à floating bridge, mas melhorada para que não se verifiquem os problemas de afinação comuns das pontes flutuantes.

Floyd Rose utiliza um sistema locking que anula a fricção das cordas no braço, dado que as cordas estão presas no pente (para além de estarem presas nos afinadores). Contem também locking na ponte que impede as cordas de se mexerem na ponte.

Isto resulta numa ponte que permite uma utilização frequente e mais forte sem que a guitarra se desafine.

Partilha o conhecimento!



  Denunciar Entrada
Entra para seguir isto  

O que diz a comunidade sobre isto?


Não há comentários para mostrar



Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora