VST - Virtual Studio Technology

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Virtual Studio Technology, ou simplesmente VST, é uma interface que integra sintetizadores e efeitos de áudio com editores e dispositivos de gravação de som digitais. O VST utiliza processamento de sinal para simular o hardware tradicional de estúdio de gravação com software.
Foi criada e divulgada pela empresa alemã Steinberg em 1996, tendo sido integrada, com sucesso imediato, na versão 3.02 do famoso programa Cubase.

VST plugins funcionam geralmente dentro de uma estação de trabalho de áudio digital (DAW), para fornecer funcionalidade adicional. A maioria dos plugins VST são ou instrumentos (VSTi) ou efeitos, embora existam para outras categorias.

As VST instrumentos incluem emulações de software para simulação de sintetizadores de hardware bem conhecidos e samplers. Estes geralmente imitam a aparência do equipamento original, bem como as suas características sonoras. Isso permite que músicos e engenheiros de gravação usem versões virtuais de dispositivos que de outra forma poderia ser difícil ou caro de se obter.

As VST instrumentos recebem notas como informação digital via MIDI, e saída de áudio digital. São Plugins de efeito, recebem áudio digital e processam-no por meio das suas saídas.

in Wikipedia.

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    • Desventrar
      A Gibson finalmente largou o Sonar que foi adquirido por uma empresa sediada em Singapura, a Bandlab. Passa a ser chamado Cakewalk by Bandlab e é agora gratuito para todos os utilizadores.
      https://www.musicradar.com/news/sonar-renamed-as-cakewalk-by-bandlab-and-is-now-free
    • tmo
      Boas Malta
      Saquei um conjunto de 3 EQ em VST da Positive Grid de forma gratuita (newsletter em que ofereciam os VSTs), no entanto, parece-me que o link para a coisa já não está com a promoção.
      Seja como for, têm bom aspecto e parece-me funcionarem bem.
      Fica o link: https://store.positivegrid.com/download#masteringeq
    • pgranadas
      DAW - Digital Audio Workstation (estação de trabalho de áudio digital) é um software que permite trabalhar áudio digital: gravação, edição e playback.
      Em termos de interface, os DAWs costumam seguir a metáfora dos gravadores multipistas físicos, facto que facilita o trabalho das pessoas habituadas a trabalhar com esse tipo de layout. As pistas de áudio, esquematizadas de forma visual, são acompanhadas de controlos individuais de volume, cadeia de efeitos, panning, e o DAW tem também controlos globais de play, record e rewind.
      A mistura de áudio é feita ajustando os níveis de áudio de cada pista. Em cada pista podem ser trabalhados plugins (por exemplo os VST's que são software que integram efeitos, processamento de áudio ou simulação de instrumentos - via síntese digital).
      Os DAWs, as suas pistas e plugins podem ser controlados remotamente via interfaces externas (periféricos de computador, controladores MIDI, etc).
      Os formatos áudio de saída do áudio produzido são digitais, podendo ser convertidos para serem registados num suporte analógico (fita, cassete, vinyl, etc).
      Entre os DAW's mais comuns, estão o ProTools, Cubase, Nuendo, Cakewalk Sonar, Reaper, Reason, Garage Band e o Audacity, sendo este último gratuito.
       

      Daw em funcionamento
       
    • goatboy
      Pessoal,
      Estou a começar a explorar um pouco o Logic. Sabem se há algum site ou alguma coisa online onde dê para sacar ficheiros de projectos já masterizados com qualidade. Era interessante ver qual o aspecto de uma coisa mais profissional. Estive à procura mas só encontrei ficheiros de house e edm, os de rock eram muito fraquinhos.
      Obrigado!
    • admin
      A Propeller Heads publicou um conjunto de excelentes artigos para quem já usa o Reason há algum tempo, mas pensa ainda não ter ido para além do superficial.As infinitas possibilidades do Reason não são sempre óbvias e há uma míriade de truques escondidos neste Daw. Somos creaturas de hábitos, e é fácil tornarmo-nos preguiçosos e presos em rotinas que são muitas vezes heranças e manhas que se apanham com o uso de outros produtos.

      Estes artigos assumem que já tens alguma experiência com o Reason, e não cobrem todos os detalhes de algumas operações básicas. São artigos com muitos exemplos sonoros, imagens e esquemas que podes seguir para compreender melhor o poder do Reason.

      Part 40:Control Voltages and Gates by Gordon Reid
      Part 39:Creative Sampling Tricks by Fredrik Hägglund
      Part 38:Thor demystified 17: Formant Filters by Gordon Reid
      Part 37:Thor demystified 16: Comb Filters by Gordon Reid
      Part 36:Thor demystified 15: Resonance by Gordon Reid
      Part 35:Thor demystified 14: High pass filters by Gordon Reid
      Part 34:Thor demystified 13: Intro to filters by Gordon Reid
      Part 33:Control Remote by Fredrik Hägglund
      Part 32:Thor demystified 12: The Wavetable oscillator pt 2 by Gordon Reid
      Part 31:Thor demystified 11: The Wavetable oscillator pt 1 by Gordon Reid
      Part 30:Thor demystified 10: An introduction to FM Synthesis pt 2 by Gordon Reid
      Part 29:Thor demystified 9: An introduction to FM Synthesis pt 1 by Gordon Reid
      Part 28:Lost & found: Hidden gems in Reason 4by Fredrik Hägglund
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