CarlosC

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Sobre CarlosC

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  1. Montra do nosso Gear

    Parabéns pelas aquisições malta, bela maneira de entrar em 2020.
  2. Boss Katana: é do catano?

    @Thomasyoung Obrigado pela explicação detalhada! Agora sim faz mais sentido as preocupações que vejo muita gente demonstrar. Também deve ser importante tratar o material com bastante cuidado, etc... Então para ti o Katana serve para tocar ao vivo, mesmo tendes amps "superiores". Faz sentido dentro dessa "trend", que a Fender tenha lançado versões transistor do Deluxe Reverb e do Twin Reverb. (Série ToneMaster) (embora mais baratos mais leves sem manutenção mais features etc... achei-os com um som um bocado fraquinho do que ouvi...) Pareceram-me também um bocado overpriced, embora sejam fabricados no mesmo lugar o circuito sendo digital deixa-me sempre de pé atrás para os valores que esses amps andam. Já os Katana têm um preço imbatível (como os cubes tinham...). São gamas diferentes mas pronto.
  3. Boss Katana: é do catano?

    desculpa lá chatear-te, mas levei anos sem amps a valvulas. tendo um twin praticamente novo... quais são as perspectivas a nível da manutenção? tipo, o custo que falas é de substituir valvualas de pré e de power (e ajuste bias), ou ainda aparecem mais despesas? (no manual da Fender, diz que se colocares valvulas iguais às de origem, a bias não precisa ser ajustada, só no caso de serem diferentes...)
  4. Boss Katana: é do catano?

    Já pegaste numa flight case com um twin para subir e descer escadas? Aquilo pesa mais que eu! Quase que caio, se me desequilibro com tanto penso ainda fico esmagado debaixo do amp hahaha Podia ir de cube80 podia... "mas não era a mesma coisa" lol (até aprendi a por o cube a soar menos mal mas...) O Katana 50w mkI achei falta de volume limpo, talvez o 100w resolvesse... Os cubes tinham tanto sucesso que até admira terem descontinuado... ainda estou à espera de ficar convencido com o katano desses amps
  5. GAS por AMPS

  6. Montra do nosso Gear

  7. NGD - Harley Benton TE-30

    Nesse campo penso sempre no som acústico que oiço quando pego no instrumento desligado, com um relief ligeiro e uma altura média e mesma espessura de cordas entre guitarras diferentes. A razão do pickup soar diferente pode ter a ver com o facto do som ser diferente nessas guitarras quando desligadas, ou o pickup até podia soar muito idêntico se as condições fossem exactamente as mesmas. Não quero alimentar a guerra/debate das tonewoods. Agora com a descida de temperatura, algumas guitarras mais do que outras mexem o braço. Se o braço tiver relief e perder, ao ficar muito direito pode dar-te um timbre um pouco diferente, a distancia do pickup às cordas também influencia. Com falta de relief, podes ter notas onde parece faltar "profundidade" ao som, ou soar muito "brilhante" e "estalado" por comparação ao "timbre normal" que a guitarra teria.
  8. NGD - Harley Benton TE-30

    Parabéns pela guitarra. Mudaste também os pots? isso podia ajudar a chegar lá. Há muita malta que defende que em solid bodies, tonewood quase não existe. Vê o material do nut, dos saddles e dos tunners, isso também pode influenciar o timbre. Diverte-te.
  9. NGD - Harley Benton SC-550 Tobacco Sunburst

    Wow man que nostalgia, nunca pensei voltar a ver a guitarra. Levou um upgrade nos pickups, realmente os de origem eram um bocado esquisitos. Quase me arrependo de a vender, apesar da guitarra não ter grande valor, o guito que tive por ela também nem me faz grande diferença. Por 1 lado tenho tralhas a mais ainda há dias pensei que devia vender a Ibanez GB200 e a Peerless quando vi uma Benedetto ao desbarato... realmente essa Harley Benton estava mal estimada e a precisar de ser tratada em condições...
  10. Criação de Solo

    Independente do estilo que toques, hás de ter 1 ideia de tonalidade dos riffs ou acordes que tocas, e quando solares será com o baixista a acompanhar-te: logo aí podes sacar ideias. Em qualquer musica as notas dos acordes são habitualmente bastante seguras e consonantes para criar melodias. Depois ouvir solos e sacar solos ou pelo menos malhas, já te ajuda bastante. (estou a ignorar um pouco a questão da técnica porque prefiro falar de música, podes fazer música com "relativamente pouca técnica" como podes soar bastante mal apesar de usares técnicas brilhantes) De certeza que numa fase inicial poderás elevar a tua técnica com exercícios simples de escalas e metrónomo, ou a copiar maneirismos de outros guitarristas. Se manipulares muito bem ritmo e melodia já ficas a soar bem. "solos sai-me sempre algo confuso e desorganizado" A musica deve ter 1 melodia cantada pelo vocalista, podes e talvez até devas começar o solo por criar uma interpretação tua dessa melodia. Quando dizes "o tempo, os bends, os harmónicos, uso de floyd rose, efeitos, vibratos, espaço entre notas " falas de detalhes de expressão como efeitos bends etc... e de tempo. Tens que resolver o tempo e compreender ritmo (minimas, seminimas, colcheias, tercinas, semicolcheias, etc) o quanto antes, caso contrário as técnicas de expressão que referiste não te vão salvar. Controlar o ritmo é de longe o elemento mais importante. Dependendo do estilo, há solos corridos a semi colcheias, outros cheios de notas longas e sustain sem espaços nem respirações, há outros estilos que os solos têm frases muito curtinhas e com imensos espaços, pausas rítmicas que puxam pelo groove da coisa. Na guitarra mais do que noutros instrumentos, cada estilo tem tantos maneirismos que por vezes atrevo-me a exagerar a dizer que a diferença entre estilos quase que se aproxima à diferença de tocar instrumentos diferentes... (funk, metal, blues mais purista... mesmo entre gypsy jazz e jazz tradicional, a maioria dos guitarristas que conheço ou são excepcionais num ou noutro, mas nunca em ambos: porque as técnicas que definem cada estilo (gypsy e tradicional) são numa certa perspectiva, opostas.) Talvez seja uma questão ou de organizares como pensas na guitarra, ou focares-te no ouvido como instrumento (em vez da guitarra) e procurares os sons que queres ouvir, há de ser divertido.
  11. Informação/Ajuda - Upgrade a ibanez grx70

    Fui hoje fazer um setup e o luthier disse-me precisamente isso mesmo, especialmente numa guitarra em que os potenciómetros estão presos ao pickguard no lado de fora da guitarra - estão demasiado expostos.
  12. NGD - Harley Benton SC-550 Tobacco Sunburst

    Tive uma Harley Benton semi-hollow acabei por vender ao desbarato para desocupar espaço e até tive uma certa pena visto que não o valor não era nada de especial... fartei-me de tocar com ela, não a achava nada de especial mas no fim dava conta do recado com 12s
  13. Informação/Ajuda - Upgrade a ibanez grx70

    Payko alguma vez fizeram-te um setup à guitarra, e pelo menos trocaste os potenciómetros de origem por uns de qualidade? (tipo CTS) Tocas quantas horas por dia, soas das mãos, limpas ou não as cordas, e quanto tempo é que demoras a trocar de cordas? as cordas "rotas" não têm brilho nenhum também... outra coisa, se usares palhetas "redondas" de 2mm ou 3mm, dependendo da tua técnica, o som pode sair abafado independente do que faças. Depois, se apanhares pickups usados, tipo alguém que meteu uns dimarzio e tirou um V7 ou V8 ou lá o que é, ou daqueles "Dimarzio/IBZ" que vêm de origem em algumas RGs, por vezes são vendidos ao desbarato, e são claramente melhores que os de origem da tua guitarra e podem-te custar tipo 20 ou 30€ cada um, creio (já não estou muito dentro dos preços). Por vezes com 50€ já apanhas uns Dimarzio, a não ser que já tenhas tido muitos pickups conheças características sons e tenhas tocado em várias guitarras com vários pickups, dificilmente terás a certeza absoluta, é ires comprando experimentando e vendendo. Tive V8, Fender Atomic, Dimarzio Steve's Special, e Dimarzio Tone Zone, como bridge pickup numa guitarra. Fiquei com opiniões. Meti o V8 numa Squier HSS porque o H era fraquito e foi uma diferença com o dia e a noite. Alias gostei mais do V8 do que o Fender Atomic. Se queres hi gain com muita definição e agudos realmente o Steve's Special vai ter muito brilho com distorção, o Tone Zone soa mais médio para riffalhada pesada é menos definido, mas para leads com bridge é muito mais fixe especialmente no fim do braço as notas soam mais redondas e não tão perfurantes. Tive uma GRG270 com EdgeIII e tava com Air Norton no neck e Steve's Special, com setup feito e a ponte lubrificada, afinava as oitavas, fazias dive-bombs aguentava a afinação, etc, tudo perfeito, vendi-a por 220€ (com o V7 no neck) há uns anos porque não encontrava comprador. Fiquei com pena pois tava top, mas não tinha utilidade a dar-lhe.