tmo

Moderador
  • #Conteúdo

    5506
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Feedback

    0%
As minhas Músicas Preferidas

Reputação

1357 Reputação Brutal

Sobre tmo

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Cidade
    Portela LRS e Benfica... Lisboa, portanto
  • Instrumento
    Guitarra

Quem visitou o meu perfil

5386 visitas ao perfil
  1. Guitarras Lag Truss Rod

    ... e o encaixe não estará moído? Também tinha ideia da marca ser francesa... agora dedica-se às acústicas, nada além disso há no site deles...
  2. Guitarras Lag Truss Rod

    Pode acontecer a chave ser de valor imperial e não métrico... Isto das chaves para guitarras é uma dor de cabeça. As guitarras andam de um lado para o outro no planeta, nuns sítios usam-se chaves e parafusos imperiais, noutros usa-se o sistema métrico. Basta comprar-se uma guitarra americana e trocar peças para marcas japonesas ou europeias e fica tudo baralhado...
  3. Há uns tempos, quando andava a malhar com mais frequência na RG8 que tenho cá em casa, tinha um tema numa escala diminuta (também conhecida por tom, 1/2 tom) e acabei por afinar a guitarra toda em 4as, portanto de um Fá# a um Fá, numa amplitude de 3 oitavas. Como a escala diminuta apresenta um mapa simétrico na escala da guitarra, a afinação em 4as, para um determinado fraseado, simplificava substancialmente a execução. Agora já não devo saber tocar a música... Curiosamente, quando tocava baixo (tinha um de 6 cordas), afinava a mais aguda (supostamente um Dó para fazer a afinação toda em 4as) em Si, para ter uma digitação idêntica à da guitarra, menos o Mi agudo. A razão para a afinação convencional prende-se com a facilidade de fazer acordes de barra. Se optarmos por dispensar estes do nosso vocabulário, certamente que nos adaptaremos com bastante facilidade a outras afinações.
  4. Eu estava na 3ª fila do bloco central, junto ao "corredor do Martin Miller", no 2º lugar e o @A.G.E.N.T.E. no 3º (a contar do corredor)... À minha frente e 2 cadeiras para a esquerda estava o @Liquid, da MrJack Guitars... só como referência... vi algumas caras que me pareceram conhecidas, mas não mais que isso, não sei ligar mais caras a nomes/nicks/avatars... Vocês ficaram para o "after party" dos autógrafos? Houve alguém a mexer nas guitarras dos moços? Aquilo acabou e eu vim-me embora, não dava para ficar nessas lides... Das guitarras da série AZ, experimentei uma há pouco tempo, mas não gostei do perfil traseiro do braço. Estas não deverão ser muito diferentes... ou eram? Alguém sabe? Das cenas deles, o que é que acharam? achei imensa piada ao ver o Tom a jardar com os seus legatos e a olhar para todos os lados menos para a escala da guitarra. Também curti a cena dele no 1º tema tê-lo tocado quase integralmente de olhos fechados... ou assim me pareceu... O Martin, pareceu-me mais tímido, mais miúdo, mais contido, mas quando lhe dava para rasgar, rasgava com bastante precisão e controlo. Perdi-me um bocado nas explicações sobre o criar frases sobre cadências de acordes e achei essa parte um pouco massuda, detalhada, mas massuda. A certa altura era apenas ouvir o moço a dizer 5as e 7as e 3as e... a tola deste lado já não acompanhava... O que achei faltou falarem no como é que fazem o som deles (sem ser apenas técnica de mãos) e como é que têm o setup da guitarra feito, em termos de preferências pessoais. Digo isto porque aquela clareza de ataque das notas implica garantidamente a utilização de compressores (o Martin fez uma referência ligeira sobre isso, mas o Tom não). Ligando uma guitarra directamente a um PA, não se consegue aquela expressão e mesmo em amps de guitarra não é assim tão fácil. Relativamente ao setup da guitarra, a ligeireza com que o Tom tocava (mão esquerda) implica uma acção bastante baixa, para que a mão possa estar bem relaxada. Já o Martin pareceu-me um pouco mais tenso a tocar. No geral, fantástico, MESMO! Obrigado à organização!, agora tragam cá moças como a Nita Strauss e a Nili Brosh, para não ser apenas testosterona...
  5. Acusem-se, quem esteve lá? Eu, o @A.G.E.N.T.E. e mais um amigo meu estivemos a assistir à coisa...
  6. Ajuda na escolha de guitarra electro acústica

    Ah, ok... nesse caso ia para a Ibanez, só porque sim... sei lá, tenho uma acústica de cordas de aço da Ibanez e gosto do som dela. No entanto comprei-a porque tem 7 cordas, o que cá neste rectangulozinho é coisa rara. Eventualmente adaptei-me ao som. Novamente, experimenta o mais que puderes. Isto de guitarras é tão pessoal como a camisa que se veste. Aquilo que uns gostam, pode não ser o que procuras. Além do timbre e volume de projecção do som, aquilo que me parece ser importante teres em conta é: Comprimento da escala (devem ser todas iguais...?), Perfil traseiro do braço, Curvatura transversal da escala, Altura dos trastes Acção da guitarra (é ajustável, mas pode exigir algum trabalho mais especializado) Tamanho do corpo (parecem-me todas na mesma ordem de grandeza) Tipo de construção e madeiras usadas (topo maciço ou em folheados/contraplacados). ... e pronto, creio serem estes os aspectos mais importantes. Eventualmente não precisarás de experimentar todas as guitarras se souberes as características daquela que experimentares e fizeres as respectivas analogias, mas não é aconselhável caso te sintas inseguro por alguma razão...
  7. Ajuda na escolha de guitarra electro acústica

    Das que apresentas, a Ibanez é a que me chama menos por não ter cutaway para acesso aos agudos. Diria para, se possível, experimentares todas.
  8. PROCURA-SE BATERISTA

    Bemvindo/a. A colocação deste tipo anúncios deve ser feita no menu "Busca Músicos", sítio onde têm maior visibilidade e atenção por parte dos interessados. Vamos deixar esta parte do fórum apenas para discussão e troca de ideias. Abraço e bons posts P.S. - Este tópico vai autodestruir-se em breve
  9. Olá!

    Olá, bem vindo ao Forumusica. Participa nas conversas, coloca questões, tira dúvidas, partilha o teu know-how. Boas navegadelas!
  10. Fazer uns jams

    Bemvindo/a. O fórum tem um espaço "Busca Músicos", próprio para este tipo trocas. Abraço e bons posts Este tópico vai autodestruir-se em breve
  11. pickguard

    Nas lojas de bricolage da praxe encontras placas/pranchas em acrílico que podes cortar ao teu gosto. Para fazeres uma para a tua guitarra deverás fazer uma cópia primeiro e depois ajustas os contornos exteriores. Se fores pelo caminho do DIY compra 2 ou 3 pranchas para teres folga caso faças asneira na primeira...
  12. Line 6 HX stomp

    É caro para o meu bolso...
  13. Line 6 HX stomp

    @Desventrar concordo contigo que, ainda assim, o preço está, a meu ver, caro... quanto muito deveria andar pelos 450+-... wishful thinking
  14. pickguard

    À partida, se for para uma das clássicas (Strat, tele, LesPaul....) deverás conseguir numa qualquer loja de música minimamente respeitável. Se for para uma mais recente ou com um corte menos comum, talvez tenhas de encomendar de quem faça ou venda. Já deste um saltinho ao patrocinador daqui da casa? cof cof www.thomann.de...?
  15. Ordem dos pedais

    ... e que tal sentes o Wha depois da distorção?