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As minhas Músicas Preferidas
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621 Reputação ExcelenteSobre resolectric
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Viana do Castelo
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resolectric começou a seguir Sm58 + m-audio m-track, Quim Barreiros vs Dire Straits, Gravar em casa e and 3 others
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Quim Barreiros vs Dire Straits
resolectric respondeu a TheGP_GTi num topic de Discussão Geral E Cultura
Eu não estou familiarizado com o trabalho dele para além do album que lhe gravei (A Garagem da Vizinha) e também não posso dizer nada em relação à música que está neste post pois nunca a ouvi mas posso tecer dois comentários: 1. é a primeira vez que ouço guitarra numa música do Quim Barreiros. Do que conheço dos outros albuns, é tudo baseado em Bateria, Baixo, Teclas, Acordeon e vozes ou então sintetizadores e vozes (como no album que gravei) 2. é recorrente que os albuns do Quim Barreiros estejam repletos de "versões" de música popular brasileira (geralmente nordestina) com as letras "aportuguesadas". Também no caso desta música, o uso de algo que não é brasileiro de origem, será uma novidade. Com estes comentários estou-me a referir à Intro dessa música do post, que tem uma progressão harmónica similar à dos Dire Straits. Não comento o resto de nenhuma das duas músicas pois não tenho paciência para ouvir nem uma nem a outra. ...mas acho triste os Dire Straits usarem um excerto da música do Quim Barreiros -
Há outros transformadores que podes comprar online sem teres de te preocupar tanto em escolher o correcto: Lundahl, Sowter, Cinemag... Visitas os sites dos fabricantes e escolhes o modelo pelas definições que eles apresentam. Eu comprei 6 transformadores Lundahl para os microfones de fita da Thomann e vieram certinhos. Foi canja! Na Lundahl os transformadores que queres para DI são o LL1935 ou o LL1530.
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As activas precisam de alimentação: bateria, fonte ou phantom power. As passivas não precisam de alimentação. As activas permitem obter um sinal mais forte (tornando-as mais facilmente utilizáveis em prés pouco sensíveis) podem receber sinais mais fracos e costumam ser bastante lineares, com um som equilibrado ao longo do espectro sonoro. As passivas costumam ser circuitos muito simples, a ausência de alimentação evita ruídos e quando usam bons transformadores de impedância podem dar "uma cor" muito fixe ao som. Aí entramos naquele "mundo" das preferências entre o som dos prés da API ou dos prés da NEVE. É um bocado isso. Para resumir: se comprares uma DI barata, compra activa. Uma DI passiva "barata" é capaz de produzir um sinal fraco demais ou ter um som "feio" por ter um transformador foleiro. A não ser que tenhas sorte! Ou então compras um transformador UTC-A no ebay e constróis uma
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Mas no fundo não estavas errado! Pode-se ligar uma guitarra eléctrica directamente a uma entrada de linha ou a uma entrada de microfone (cuidado com o Phantom Power!!!) mas nas de linha o som deverá ser fraco e baço, com bastante ruído de fundo e nas entradas de microfone deverá ser forte demais, distorcendo facilmente e com limites no espectro de frequências do instrumento. Para quem tiver jeito para o ferro de soldar a construção de uma DI até é um projecto bem fixe! E encontram-se peças bem porreiras e úteis nas telefonias antigas
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Sim, uma DI melhor é capaz de soar melhor. Agora, isso de soar "melhor" é que já é discutível pois é um adjectivo um bocado vago. Diria que com uma boa DI o instrumento será captado numa maior gama do espectro do som que produz, com maior clareza, com melhor recorte, preservando a dinâmica possível pelos pickups, etc. Continua a ser vago mas o que quero dizer é que há diferenças. Não que uma DI da Behringer "soe mal", pode até dar o som ideal para várias situações mas uma DI mais bem "desenhada", com um cricuito melhor, com um bom transformador de impedância lá dentro (Jensen... UTC série A... ) e um instrumento pode ser captado com o som real que iria ser inserido à entrada de um amp. As DIs "só" convertem a impedância e o nível do sinal, adaptando-o às entradas de microfone comuns. Mas essa conversão não é insignificante em termos de som! Outro detalhe importante: as DIs não "melhoram" só o som de instrumentos com pickups (guitarras) mas também o de outros instrumentos. Orgãos elétricos (Hammond, por exemplo) ou sintetizadores, ligados a uma DI apresentarão um sinal com um espectro muito mais amplo do que se forem ligados a um Line In. E mais uma vez, com uma boa DI a diferença é nítida. O Amplitube é excelente! Também o uso e uso também o Vandal, da Magix. São os dois únicos emuladores de amps em software que utilizo, por acaso. E confesso que gosto bastante de alguns presets e ainda mais das possibilidades de manipulação do som. Claro que quando o som vai ser muito alterado, a qualidade do som que entrou no interface passa a ser um bocado subjectiva pois parte dela... desvanece-se, por assim dizer Daí eu concordar parcialmente com o que disseste há bocado, noutro post, que a DI não seria necessária pois pode ligar o instrumento directamente. Poder, pode mas é melhor com DI
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Quanto a não usar DI, bom... depende. Se o interface Apogee tiver uma entrada dedicada a instrumentos isso significa que incorpora uma DI. Se não tiver, deverá ter entrada de linha e de microfone e nenhuma dessas é apropriada à ligação directa de um instrumento com pickups. Funciona mas não soa bem. Para soar bem, mesmo sem o uso de qualquer emulador em software, é preciso uma DI. Interna ou externa, é essencial. Claro que às vezes o "soar mal" é o que se pretende. Depende da perspectiva.
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Sim, sim, verdade e o Beta é muito bom para voz! o M88 também "era" para voz, tornou-se mais popular na mão (e na voz) do Phil Collins mas é um micro com provas dadas em Baixo, Kick, Floor Tom, etc. ...e o que lhe entra como "bleed" é muito agradável sendo perfeito para live ou para gravações em conjunto.
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Obrigado pela recomendação! Vou pesquisar. Li algumas muito fixes, nomeadamente a do Ken Scott («Abbey Road to Ziggy Stardust») que foi a que gostei mais de ler e tenho um DVD do Tom Dowd («Tom Dowd & The Language of Music») que também é muito fixe e onde também aparece o Clapton. De resto, em termos de biografias, só li as de músicos ou bandas. As que gostei mais foram uma do Neil Young («Shakey»), uma da The Band («This Wheel's on Fire») e uma do Townes van Zandt, que adorei mas que foi emprestada e não me lembro do título. Nas biografias de engenheiros de som a que menos gostei foi a «Glyn Johns - Sound Man», não por falta de interesse na carreira do senhor mas porque estava um bocado mal escrita e ele me "soava" um bocado ressabiado. Não me pareceu uma figura simpática.
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Tantas verdades! Aliás, só cito parte do post do @Desventrar mas bastava-me copiar tudo e assinar por baixo. Cito só para acentuar determinados detalhes do que está aí escrito. Colocar o Phaser depois dos drives é completamente diferente de o colocar antes. E concordo com a opção. O resultado é mais "claro" (definir som com adjectivos é complicado) Ao colocar o Phaser antes dos drives temos um som modulado (pelo Phaser) que vai ser distorcido (pelos drives). Colocando-o depois, obtém-se uma modulação do som distorcido. Ou seja: modula-se a distorção. É completamente diferente! É como aplicar um compressor num instrumento e depois aplicar Reverb ou aplicar Reverb num instrumento e depois comprimi-lo. Na primeira opção temos um som comprimido que será reverberado e na segunda opção temos um som reverberado com compressão em tudo! Até a reverberação é comprimida, o que tornará a mesma reverberação em algo completamente diferente. Desculpem o exemplo mas acho que serve para elucidar sobre os diferentes resultados ao alterar a sequência do "chain" de efeitos. Citei a parte do BD-2 porque também concordo plenamente. É excelente! Mesmo com o Gain no mínimo, usando só o Level para enviar um sinal mais forte para a saída do pedal, obtêm-se resultados excepcionais com prés a válvulas. Num canal "clean" de um Amp de válvulas, um nível elevado do Level do BD-2 permite a saturação do canal de entrada. Isso é o verdadeiro Overdrive que nenhum pedal transistorizado pode simular. Uma das vantagens do BD-2 é exactamente essa, a de permitir saturar a entrada de quase todos os prés a válvulas, ainda por cima com a opção de se criar uma distorção adicional, transistorizada, com um ajuste bem feito no botão de Gain. Um pedal excepcional para quem usa amps com pré e power a válvulas.
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Tanto o tripé como o cabo serão produtos de gama baixa pois a Thomann existe para ter lucro, como qualquer empresa. Portanto, se vendem por +-100€ um microfone que se encontra regularmente no mercado por +- 140 e ainda "oferecem" um cabo e um tripé... aproveita mas não fiques à espera de nada tão porreiro como o microfone. No fundo é o que diz o @pgranadas e que eu não tinha visto. Devem ser produtos assim assim, mas a única peça a "preservar" será o microfone.
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Quanto à guitarra, compreendo. Também andei com um GAS tremendo por duas guitarras, com 3 anos de intervalo entre elas, comprei as duas assim que pude e agora estão guardadas 28 dias por mês A mesa de mistura está emprestada a um amigo que faz música electrónica e que usa dois canais. Sobram 94. Diz que não percebe nada daquilo
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Também é bom que meta. Custando o triplo do preço de um SM58, para alguma coisa deve servir. Mas aí começamos a entrar por aquele "piso escorregadio" de sugerir coisas sem saber qual o orçamento disponível e nesse caso diria que o Beyer Dynamic M88, custando tanto como um Beta 87, é exponencialmente melhor. Para além de que é também excelente noutras funções que não as de captar voz e nesse aspecto, o Beta 87 já começa a valer tanto como um SM58 pois não soa bem em quase nada a não ser voz.
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Sinto isso na pele Não que me dedique a vendas mas tenho uma mesa de mistura que me custou quase 5 mil contos (quase 25.000 Euros) e que tenho tentado vender por umas centenas de Euros e não aparece ninguém interessado. Acho que o preço está baixo, o "produto" tem qualidade mas a moda dos produtos "desejáveis" aponta noutra direcção. Não há nada de errado com o produto nem com o valor pedido mas simplesmente, não apela ao que os compradores de agora procuram. Pelo mesmo preço, se tivesse algo muito mais "mixuruca" mas com muitos botões e ponteiros, vendia num ápice
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É muito bonito, esse interface!
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Não conheces ninguém que tenha um microfone que passe por aí ou onde leves o teu interface ou alguém que tenha um interface onde possas ligar o teu microfone?