Ghost_Bass

Membro
  • #Conteúdo

    1749
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Feedback

    100%
As minhas Músicas Preferidas

Reputação

4 Reputação Neutra

Sobre Ghost_Bass

  • Aniversário 21-09-1981

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade
    Lousã, Coimbra
  • Instrumento
    Baixo

Quem visitou o meu perfil

2495 visitas ao perfil
  1. Afinação Baixo 5 cordas

    Não há qualquer problema em fazeres isso. Se usares o set de 6 da mesma gama de calibre do set de 5 nem deves precisar fazer setup ao baixo pois a tensão das cordas será semelhante, isto é, a nova corda C irá fazer tensão no braço semelhante à corda B que removeste.
  2. Fazer setup do Baixo em casa

    A ferramenta mais importante para o setup és tu mesmo. Podes levar a um profissional e o máximo que ele pode fazer é deixar aquilo tocável dentro de determinados parâmetros. Se fores fazer o setup com base num guia e em medidas pré-definidas usando ferramentas de medição não vais fazer nada diferente do que um luthier te faz e gastas uma pipa de massa em ferramenta. No final vais acabar com um baixo igual ao que vem do luthier. Um setup é uma coisa pessoal, a altura da acção óptima depende da força com que atacas as cordas, do calibre das mesmas, da altura das selas da ponte (obviamente) e da altura dos slots da pestana. Para fazer um bom setup não é preciso mexer nisto tudo em 99% dos casos portanto não te metas a limar e rodar truss sem teres a certeza que é mesmo necessário. Começa por ajustar a ponte, mete as cordas na altura que queres e vê se trastejam ou se ainda ficam demasiado altas quando baixas as selas para o minimo. Se alguma coisa destas acontecer então tens mesmo de dar um jeito ao truss. Não te esqueças de afinar as cordas após qualquer ajuste pois vai mudar o estado de tensão das mesmas. Vais ver que na maioria das vezes basta isso para conseguires o resultado pretendido. Se vires que depois de ter o baixo afinado e com a intonação acertada na ponte quando fretas as cordas as notas ficam fora da intonação então aí sim poderá ser caso para dar um ajuste nos slots da ponte mas isso é coisa para confirmar com um luthier antes de começar a escavar. O guia do Jerzy Drozd que alguém referiu é muito bom para te por no bom caminho para um bom setup caseiro mas não leves tudo como regra, adapta sempre ao teu gosto pessoal. Por exemplo, eu gosto de acção muito baixa pois tenho um toque mais leve nas cordas e consigo safar-me com elas quase encostadas aos frets. Não deixo arco no braço, sempre direitinho. Não uso medidas, vai tudo a olho e por sentimento. Na teoria faço tudo ao contrário do que os guias e manuais dizem mas na prática tenho o melhor setup que poderia desejar pois eu é que sei como quero que o meu baixo fique.
  3. Qual a configuração ideal para ti?

    Depende da coluna que comprares, se fores para uma coisa muito boa, tens 2x12" que abafam 410, a brincar. Normalmente a malta que faz as 410 mete altifalantes com pouca qualidade uma vez que contam com 4 para bufar som para fora, um altifalante com boa sensibilidade (SPL) faz toda a diferença numa coluna.
  4. Qual a configuração ideal para ti?

    Para mim 2x12" sem dúvida. Não gosto de misturar drivers de 10" com 15", dá sempre asneira na qualidade final do som.
  5. Substituir altifalante

    Saca a coluna para fora e no autocolante, atrás, está o modelo desse mesmo speaker. É Celestion com toda a certeza, e aposto que é de 8Ohms pois esses combos são feitos para permitir ligares uma coluna de extensão. Depois de saberes a referência da coluna procura na net (ebay e afins) por alguém a vender um cone desses usado ou, se tiveres muita sorte, alguém a vender um kit de recone para o mesmo. Em PT há gente que te faz um recone com qualidade.
  6. pedal de overdrive

    Um OD bem usado e com bom gosto nunca mata uma guitarra amigo Ligêro, provavelmente a sensação que tiveste com esses baixistas até poderia tão bem ser causada por excesso de grave nas guitarras como por excesso de agudos na OD do baixo... Se todos (baixistas e guitarristas) souberem o seu espaço sonoro na mistura da banda e ao mesmo tempo derem espaço uns aos outros para quando é preciso invadir território alheio nunca haverá problemas. Cabe aos músicos ter a noção do seu próprio som e também do som do resto da banda. Há muitos casos em que instrumentos carregados de efeitos soam bem uns com os outros, Muse será o caso mais popular. On topic: Até 150€ qualquer pedal pode ser comprado nos usados, o Fulltone é uma boa opção, o B3K será o melhor que por ai anda. O mais importante primeiro é definir o tipo de OD que o teu amigo pretende, pedais diferentes têm timbres diferentes.
  7. Baixo 5 cordas

    Não inventes com calibres de cordas, é a maneira mais fácil de arruinar um braço de um instrumento... um set de cordas custa 20 ou 30 paus, um braço custa 200 ou 300 paus...
  8. Cordas para Baixo

    eu usava as Fender Black Nylon 9120, dão um bom timbre quase de contrabaixo. O problema é que o brilho dura 2 mesitos ou menos mas como são baratuchas vale o investimento. Vou procurar as Fender; ) As DR são dificeis de encontrar nas lojas... A Musifex tinha as Fender na altura.
  9. Cordas para Baixo

    eu usava as Fender Black Nylon 9120, dão um bom timbre quase de contrabaixo. O problema é que o brilho dura 2 mesitos ou menos mas como são baratuchas vale o investimento.
  10. GASometro

    Não mas posso-te indicar como mandar construir um igual! hehehe
  11. GASometro

    Para que é que queres outro Sado igual? Compra mazé um Sandberg que te fica mais em conta e soa igualmente bem ;)
  12. O Melhor Luthier

    Confirmo, um verdadeiro senhor. Tive um azar em palco depois de o meu teclista ter tropeçado e atirado o meu baixo contra um prato da bateria provocando uma estaladela no verniz (até à madeira) com cerca de 1cm de diâmetro. Levei o baixo ao Cesário e ele reparou de tal forma que quando fui buscar o baixo fiquei uns segundos a olhar para o braço à procura do sitio onde tinha acontecido o acidente. Além disso já vi guitarras construidas por ele e outros instrumentos reparados (refrets, setups) e nunca encontrei defeitos a apontar. Excelente profissional e muito boa pessoa, não tem que enganar, é a melhor escolha na zona centro.
  13. Amp de baixo problemas com volume

    Se compraste novo leva para a garantia, eles que resolvam.
  14. baixo aveludado, que pedal utilizar para obter este efeito

    Equalizador paramétrico, a behringer tem um baratinho e que funciona bem.
  15. Trocar de baixo? Amp novo.

    Deixa-me ressalvar que eu não conheço este vendedor de lado nenhum nem posso atestar a sua honestidade. Foi só um post que apanhei num grupo do face e veio-me à cabeça ao ler o teu tópico.