André Fontes

Membro
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Feedback

    N/D
As minhas Músicas Preferidas

Reputação

3 Reputação Neutra

Sobre André Fontes

  1. Cursos de Som/Produção Musical - Etic/Restart

    Obrigado pelos conselhos, já agora conheces algum sitio para aprender guitarra "à séria"? De momento, só me lembro do Hot Clube de Portugal.
  2. Cursos de Som/Produção Musical - Etic/Restart

    Obrigado pelo feedback realista, eu já tinha consciência da má situação atual no mercado discográfico. Como referiste, o que safa atualmente para um artista e para os profissionais de som são os concertos, uma vez que praticamente já não se vendem discos e serviços de streaming como o Spotify pagam-te meio cêntimo por stream. Hoje ouve-se música de maneira muito mais descartável, o pessoal que apanho todos os dias no metro a ouvir ficheiro de 128kbps ou pior em earbuds e headphones de qualidade questionável (bass boosters e afins). Para ser honesto, a minha ideia não passava tanto por criar um estúdio ou ser técnico de som, era mais fazer a minha própria música e conseguir chegar a um patamar em que pudesse fazer dela o meu ganha-pão, daí a minha preferência por cursos em produção e criação musical, sendo que nestes não sei até que ponto aprenderei algo de novo que não consiga retirar já da net, eventualmente os contactos criados no curso seriam o mais importante. Assim, vejo as seguintes hipóteses para seguir nesta área: Primeira hipótese: tirar curso de técnico de som numa dessas escolas, e esperar que consiga entrar na melhor das hipóteses como estagiário não remunerado em departamentos de som para televisão ou nos new media, rezar para que não seja substituido por outro estagiário logo após o final do meu estágio e então derivar mais tarde para a área musical (seja em estúdio ou ao vivo). Segunda hipótese: escrever músicas sozinho ou numa banda com o equipamento que já tenho e o que for adquirindo, aprendendo pela net o básico, ensaiarmos até estarmos calejados, dar concertos em pequenos bares e afins, gastar umas centenas de euros para gravar um ou dois ep's e divulgá-los até mais não nas redes sociais, ter a sorte do nosso som ser reconhecido pelas rádios alternativas (atualmente teriamos de ir numa de indie pop) e eventualmente ter uma fanbase suficientemente grande para podermos largar os nosso empregos de dia para nos dedicarmos a isto a full-time. Terceira hipótese: comprar uma Roland Street e tocar covers pros turistas na baixa, sempre se fazem algum trocos.
  3. Boas, o meu nome é André Fontes, tenho 23 anos, toco guitarra elétrica há já uns anos e este é o meu primeiro post aqui no fórum. Atualmente encontro-me a trabalhar numa área completamente fora da música (contabilidade), e como não me vejo a fazer isto para o resto da vida, queria fazer um reset, passando pela minha paixão pela área musical. Para isso, estou com interesse em me inscrever num curso anual de som ou produção e criação musical em escolas como a ETIC, Restart, World Academy, etc. Confesso que estou mais inclinado para a ETIC, os valores nesta rondam os 2700 euros por 280 horas de formação, já na Restart paga-se quase 4200 por 336 horas. Os valores são puxados, e a minha principal dúvida é se vale a pena investir tanto dinheiro nestes cursos ou aprender sozinho com o equipamento que já tenho (uma Focusrite 2i2, microfone, baixo, controlador midi) recorrendo à informação e recursos disponíveis online, até porque não há garantia de ter emprego na área após a conclusão do curso (em teoria, se optar pelo curso de técnico de som terei mais facilidade em arranjar trabalho no ramo). Queria saber qual a vossa opinião relativamente a estes cursos e se conhecem alguma das escolas em questão, qualquer informação é bem-vinda. Cumprimentos e obrigado! PS: Em baixo, deixo links com os programas dos cursos da ETIC nos quais estou interessado. ETIC - Produção e Criação Musical ETIC - Técnico de Som
  4. (TESTE) -Teoria Musical - Nível 1

    Acabei de fazer este teste. A minha Nota: 50/100 O meu Tempo: 121 segundos
  5. (TESTE) - Rock em Portugal

    Acabei de fazer este teste. A minha Nota: 50/100 O meu Tempo: 72 segundos