nunofrg

qual é o vosso método de criar uma musica?

Posts Recomendados:

Aproveitas as aulas mais seca para te lembrares de um riff ou melodia XD Depois chego a casa e ponho esse mesmo material no Guitar Pro por muito pequeno que seja. Assim faço uma pasta com ideias que mais tarde posso desenvolver. Neste momento tenho 2 coisitas mais ou menos interessantes no GP. O lixado é depois desenvolver ha ha.

No fundo Brainstorm e não ter medo de fazer m#%%da são duas coisas importantes. ;)

Gosto especialmente da 1º parte ahah Muitas das minhas ideias surgiram durante as aulas, as letras que escrevi, escrevi durante as aulas xD Acho que tem tudo a ver com inspiração. E penso que o melhor é deixar a letra para o fim, pois é mais fácil encaixar uma letra a uma música depois de ouvires o som, do que escreveres uma letra e tentares fazer um som que lá encaixe...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
sonic_blue    468

O melhor metodo e sempre diferente para cada pessoa e é sempre muito pessoal.

Com a minha banda, juntamo-nos no quarto do baterista (ate pode ser da forma mais amadora possivel, ou com as guitarras sem estarem ligadas aos amps) e começar a tocar a criar faz com que apareçam ideias.

Todos interferem e até pode ser uma grande confusao mas sera sempre a forma mais divertida e a forma de ter cada parte de todos os membros nas musicas.

Quanto ao que aparece primeiro comigo varia mas vai-se criando um bocado tudo ao mesmo tempo e a base da musica surge sempre deste convivios.

Partilhar este post

Link para o post
Lander Vast    0

Eu pessoalmente não me prendo a um só sistema ou técnica para compor.

Umas vezes surge-me uma melodia e tento primeiro que tudo tentar perceber em que tonalidade estou a cantar, para saber que leque de acordes tenho a disposição, os mais básicos possíveis já que depois de ter a estrutura base é que vou complexificar ou não com substituições por função harmónica ou substituições tritónicas, modulações de tom etc...

Outras vezes tenho uma letra de musica tento arranjar uma melodia para a coisa e depois começo com o processo anteriormente descrito.

Outras vezes ainda tenho uma progressão harmónica e baseio a melodia na progressão.

Outras vezes ainda baseio-me só em linhas melódicas, tipo contraponto mas não bem visto que eu estudei foi jazz e não clássico.

Em relação a improvisar, para além de saber a tonalidade geral da musica e saber onde modular, tento estudar cada escala acorde a acorde e cada escala tonalidade a tonalidade, ex: na progressão Dm7, G7, CMaj7 posso estudar escala por acorde D Dórico, G Mixolídio, C Jónio ou a linha completa toda usando uma dessas escalas visto ser tudo a mesma tonalidade e tento ter cuidado com as extensões "proibidas" em cada acorde.

A improvisar é mais idiomático notas conjuntas, tipo seguidas C D E A G B por exemplo, salto de 4 perfeita, de 5 perfeita, aproximações cromáticas as notas do acorde ou as notas mais características da escala, tercinas mais para o fim do compasso, etc...

O melhor é ler o manual da Berklee, os livros do Eurico Cebolo, e outros...Eu pessoalmente ando sempre a ler alguma coisa de teoria musical. A teoria faz muita falta para compor e até para perceber quando o fazemos só por instinto porque é que aquilo nos soou bem.

Partilhar este post

Link para o post

As minhas músicas começam a surgir de várias formas:

1 - Uma melodia surge na minha cabeça

2 - Um groove ou linha de baixo

3 - Utilizo um conceito musical que me leva por novos caminhos (estudo o método "Equal Interval System")

O mais importante é que a música seja feita (maioritariamente) na tua cabeça, isto é, deves sentir e gostar dos sons que estão a surgir e não deixar que seja a mecânica do teu instrumento e licks a comandar.

As minhas músicas: http://ararur.bandcamp.com

Partilhar este post

Link para o post
Soccol    0

Eae galera aproveitando o post de vocês, sou novo aqui no forum.

Olá pessoal tudo bem ? Sou compositor a um tempo mas nunca divulguei minhas musicas mas quero começar a divulgar; mas ainda estou com uma duvida. Que hoje me comentaram quando analisaram uma letra minha;somente uma letra pois as outras não mostrei.

Gostaria de saber o seguinte

Cada estrofe precisar ter versos longos para se sair uma musica boa e conseguir se colocar uma melodia "musicar " ela? Por exemplo

Musica 1

Não aguento mais você
Vou largar você de mão
Já tentei de tudo,
Pra deixar seu coração

Neste caso os versos são curtos " parecem poemas como me falaram ". e me dizem por ai que para conseguir musicar uma letra, os versos tem que ser mais longos para não se parecerem poemas como a Musica 1. Então abaixo um exemplo de versos mais longos. Gostaria da opinião de vocês músicos, o que realmente importa ? e qual a melhor maneira, para depois conseguir se colocar melodia " musicar" as letras e também ser uma letra que se destaque , uma musica que tenha chance começando pela letra.

Musica 2

QUANDO TE CONHECI, FIZ DE TUDO PRA TE AMAR
FIZ DE TUDO QUE QUERIA, MAS VOCÊ SO ME FEZ CHORAR
TENTEI TE AGRADAR, TE LEVANDO MUNDO A FORA
CAMINHANDO PELA NOITE , MAS VOCÊ NÃO DAVA BOLA

Aqui os versos são mais longos. me falaram que assim realmente é uma musica e não se parecera um poema como a musica 1 .   Qual o melhor jeito ?  Aguardo resposta.

Partilhar este post

Link para o post
Musok    0

Boas,

Tive aqui a ler o vosso tópico e estou a começar também na composição. À procura de banda neste momento seja como baixo ou guitarra. Tenho alguma teoria.

Já dei por mim a cantarolar para o telemóvel depois de acordar com alguma ideia no entanto penso que isto não seja o suficiente. Tal como já gravei alguns improvisos meus (ainda que fracos).

Questão: Onde posso ler mais sobre teoria? Talvez algo mais aproximado ao rock? Isto porque como é óbvio quero deixar de fazer cenas fracas eheh. Aprender a libertar-me um pouco da pentatónica para improvisar um pouco melhor e desta forma chegar a riffs interessantes.

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    704

Boas,

Tive aqui a ler o vosso tópico e estou a começar também na composição. À procura de banda neste momento seja como baixo ou guitarra. Tenho alguma teoria.

Já dei por mim a cantarolar para o telemóvel depois de acordar com alguma ideia no entanto penso que isto não seja o suficiente. Tal como já gravei alguns improvisos meus (ainda que fracos).

Questão: Onde posso ler mais sobre teoria? Talvez algo mais aproximado ao rock? Isto porque como é óbvio quero deixar de fazer cenas fracas eheh. Aprender a libertar-me um pouco da pentatónica para improvisar um pouco melhor e desta forma chegar a riffs interessantes.

A teoria é a mesma para todos, sejas um violinista da Sinfónica de Berlim, ou o Petrucci. Podes dar uma olhadela a este site, que é muito porreiro (está em inglês, não sei se estás familiarizado com os termos em inglês...)

Depois é só tocar, mesmo não sabendo muito de teoria. Agarra-te ao instrumento (salvo seja :D) e simplesmente toca  ;)

Partilhar este post

Link para o post
Musok    0

Thanks vou por ai um olho :)

Gostava no entanto de ter um bom livro ou assim. Mais fixe de ler em qualquer lado e assim.

Não tenho problemas com o inglês ou os termos.

Partilhar este post

Link para o post
Arturia Moog    36

Cada um tem um método. Nopy sou profissional, mas lembro que eu sonhava dormindo com umas melodias e tentava por em prática, mas saía tudo errado e me matava sahuashsauh

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora