Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

bergonzzi

Patches para GT-3 e uma dúvidazinha..!

Posts Recomendados:

bergonzzi    0

Boas!

Esta é a minha primeira msg aqui no fórum, para quem já viu por aí o Berganza, eu sou irmão dele :D

Comprei uma GT-3 a uma pessoa aqui do fórum mas não me lembro do nick! Seja como for, gostava de saber há por aqui pessoal disposto a partilhar patches para esta pedaleira! Era fixe trocar uns efeitos :P

Por fim, tenho uma dúvida funcional... o manual não me esclareceu muito. A situação é: tenho um patch (som limpo) em que o pedal de expressão está progamado para controlar o volume. Quero saber se é possível programar o CTL para mudar a função do pedal de expressão ou seja, carregando em CTL o pedal de expressão deixa de controlar o volume e passa a controlar o WAH... não sei se me fiz entender!

Obrigado por qualquer ajuda!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1663

Eu não tenho nenhuma GT-3, mas antes um GP-100 e um VF-1, e não posso programar nenhum pedal para mudar as funções de outro.

Quantos pedais podes programar por cada patch?

Como é que tens o pedal CTL programado, carregas e largas e ele fica "on", ou só fica "on" quando o pressionas?

Sugiro-te antes outra coisa, mas ocupa 4 "assinable slots"/programações de pedais:

1º Slot - WahWah Freq. no pedal de expressão

2º Slot - WahWah on/off no Pedal CTL, off desligado o pedal, on ligado o pedal (parece óbvio, mas não é).

3º Slot - Volume no pedal de expressão

4º Slot - Volume pedal on/off no CTL, mas com on (efeito) na posição off (do pedal) e off (efeito) na posição on (do pedal)

Ajudei?? Percebeste a lógica do pedal CTL que ao ligar um efeito, desliga outro e vice versa???

Partilhar este post

Link para o post
bergonzzi    0

O CTL da GT-3 tem 8 "assignable functions" ou seja, quando o programas para desligar e ligar um efeito por exemplo pode ter mais 8 funções semelhantes agregadas.

E há dois modos de o programar, em "Normal" e em "Toggle". O primeiro só fica activo quando estás a pressionar, quando largas volta ao normal, e o toggle é isso mesmo, pressionas uma vez liga, depois pressionas outra e desliga.

Quanto falas desses 4 "assinable slots"/programações de pedais referes-te a programar 4 efeitos diferentes mesmo? Não percebi bem!

Seja como for a minha dúvida é se nesta pedaleira o CTL pode ou não desligar/ligar aquilo que o pedal de expressão controla.. mas acho que não dá.

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1663

Eu creio que sim, embora não tenha uma GT3.

Ligas o efeito WahWah com o CTL no modo toggle e fazes o efeito com o pedal de expressão...

Fazes o mesmo com o "Foot Volume" (efeito que provavelmente terás), mas com os valores de On e Off alternados com os do efeito WahWah no CTL também em toggle. O pedal de expressão fica a controlar o volume.

Desta forma, quando tiveres o CTL com o led aceso, o pedal dá sinal ON que significa que tens o WAHWAH ligado e o foot pedal OFF (efeito desligado é diferente de ter o efeito com som reduzido a zero!). Quando o CTL tiver o led apagado, o pedal emite sinal OFF que significa que tens o WAHWAH desligado (sem este efeito) e o "FOOT VOLUME" activo e controlável pelo pedal de expressão.

Os 4 "assinable slots" são 4 dessas 8 "assinable functions" que cada patch tem. Desculpa-me a incorrecção.

E caso ainda não te tenhas apercebido, é muito provável que possas designar funções (assinable functions) todas para o mesmo pedal!.... imagina só ondes podes ir...

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1663

Então, já fizeste experiências?? como é que correu?? Surgiu alguma conclusão que queiras partilhar?

Partilhar este post

Link para o post
bergonzzi    0

Sim sim! Estive a pesquisar e encontrei um grupo de discussão só sobre a GT-3 no yahoo... http://groups.yahoo.com/group/GT-3/

Seja como for há lá na secção de files um FAQ onde tem muita informação valiosa. Há lá também um manual não oficial que tem simplesmente tudo sobre esta pedaleira assim como a GT-5 também (são mt parecidas), aconselho vivamente já que o manual da BOSS não é mt esclarecedor numa série de pontos.

Resumindo.. lá no faq tem precisamente a pergunta que eu coloquei:

Q: Can I get the CTL pedal to switch the expression pedal from foot volume to wah?

A: In strictest terms the answer is no because the foot volume is not an effect that can be switched on and off. However, it is possible to have the expression pedal control the level of various other effects, such as compressor or equalizer, which have a level parameter. Then the CTL pedal can be assigned to turn wah on while it turns that effect off.

Poderiamos ter um patch assim:

1-Master

2-Pre Amp

3-Delay

4-EQ

EXP PEDAL -> EQ(LEVEL) - ou seja, actua como um pedal de volume

CTL -> WAH:ON/OFF - Toggle - liga o efeito WAH

CTL ASSIGN 1 -> EQ:ON/OFF - Toggle - desliga o EQ

CTL ASSIGN 1 -> WAH:PEDAL - pedal de exp. passa a controlar o WAH

ou seja... a solução é controlar o volume não através da função "Foot Volume" pré definida mas sim através do LEVEL de um efeito qualquer que tenha esse parâmetro como o EQ. A contrapartida é que ao ligar o wah ficamos sem o EQ. A melhor solução é claro usar um pedal de exp. externo.

:)

Partilhar este post

Link para o post