GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
dgcraveiro

O que fazer com os acordes?

Posts Recomendados:

dgcraveiro    3

Pode-se entender várias coisas por acordes. Estes variam de estilo para estilo e não há uma forma mais correcta do que outra para serem feitos. Há estilos em que ambas as mãos podem completa-lo (no caso do jazz em que a mão esquerda faz, muitas das vezes, a nota fundamental em oitava e a mao esquerda faz a "famosa" forma 3ª, 5ª, 7ª, 9ª)

ou pura e simplesmente ambas as mãos fazerem as mesmas notas. Cada estilo tem a sua tecnica, tem as suas inversões, tem as suas utilizações. Penso que será um bom ponto de partida para a malta que apenas estuda por pauta e que quando tem que tocar algo de ouvido é o "vê se te avias"...

Cumprimentos,

Diogo Craveiro

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Renato    38

Vou estar atento a este tópico. Toco essencialmente guitarra, mas gostava de ter um teclado para brincar e tenho curiosidade em saber as possibilidades mais comuns equivalentes aos dedilhados da guitarra. Um dos meus palpites seria a tónica e quinta na mão esquerda e tónica, 3ª e 5ª na direita. Mas obviamente, tal como na guitarra, haverão muitas inversões possíveis, principamente quando queremos fazer melodias com partes de acordes.

Partilhar este post

Link para o post
dgcraveiro    3

A malta não ajuda muito não. O tópico já tem muito tempo e ainda só há 2 coment's!

Quando tenho trabalho de acompanhamento procuro sempre fazer algo dentro do meu papel - acompanhar! Não pensemos que acompanhar é solar do início ao fim da música, isso é exibição. Tónica na mão esquerda, dobrada à oitava, o acorde completo na mão direita (desde que não exceda um acorde de 9ª) e depois "brincar" um pouco com as notas do acorde. Fazer um jogo ritmico que encaixe na música, fazer as inversões necessárias para ter todos os acordes ali de baixo da mão. Isto é o principal, para mim. Não tentem tocar uma música com dó maior e sol maior em que andem sempre a saltar de do mi sol para sol si re! É simples utilizar as inversões: dó mi sol, si ré sol... só mexem dois dedos e para notas que estão ao lado. Depois é ir jogando também com o balamço da música, com o estilo, etc...

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    736

Eu na maior parte das vezes uso a bela forma de tónica-(quinta)-tónica(8va) na esquerda, e o acorde propriamente dito na direita. Ultimamente tenho andado a explorar outros voicings, por exemplo tónica-sétima(m) na esquerda, ou tónica e nona na esquerda, mas isto funciona melhor para coisas mais na onda do jazz, ou que usem acordes mais completos.

A minha última "invenção" foi qualquer coisa assim:

Posted Image

Fui tocando como me soava bem, pelo que na altura não me dei muito ao trabalho de tentar classificar os acordes que estava a dar...

De guitarra não percebo muita coisa, mas diria que grande parte dos acordes acabam por ser dado invertidos, devido às posições usadas para os dar.

Partilhar este post

Link para o post
Rivnu    39

Boas,

Não sei se já conhecem mas procurem na net vídeos do quaverbox. Um australiano com umas ideias giras sobre o que fazer aos acordes de uma música.Sou novato nisto e tenho muito para aprender mas, quanto à resposta do Pcanas, parece-me que os primeiros dois acordes são Am7, Fm7. Os dois acordes seguintes são "estranhos" :) parece-me um F4 de sétima e um Dm7 sem a quinta.

Sinceramente não gosto muito do terceiro acorde mas achei interessante que a progressão dos acordes assente numa bass line 1 7 6 5 duma escala menor, não sei se deveria ser dito 1(8) 7b 6b 5.

Cumps.

Partilhar este post

Link para o post
dgcraveiro    3

O progressão pode ser interpretada de várias formas: Lam7/G Fam7 (pode ser muitas coisas, entre elas Fa7 sus4) Re7. Pode ver-se isto com outros olhos, tudo é possível.

Partilhar este post

Link para o post
Rivnu    39

Como assim Diogo?

Olhando para o que está escrito, e sem pensar noutros membros da banda a tocarem outros sons :), como é que a progressão pode ser vista com outros olhos?

1338813454' post='1861348']

O progressão pode ser interpretada de várias formas: Lam7/G Fam7 (pode ser muitas coisas, entre elas Fa7 sus4) Re7. Pode ver-se isto com outros olhos, tudo é possível.

Partilhar este post

Link para o post
dgcraveiro    3

Um acorde de 6ª é maior ou menor? Por exemplo, as notas dó mi sol la formam que acorde? Do6 ou lá7/do? Tudo depende do contexto. Do mi sol nem sempre fazem parte do acorde dó maior... pode ser Sol7 Sus4, sem 3ª. É estranho mas na harmonia pode encaixar bem.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora