GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
dgcraveiro

O que fazer com os acordes?

Posts Recomendados:

Rivnu    39

Ah ok, mas a armação de clave (acho que se chama assim à key signature) e a progressão, contextualizam certo?

Voltando à questão inicial, sobre o que fazer com os acordes, eu pensei que o Vicente DV estivesse a perguntar como "encorpar" um acompanhamento. Algo no estilo do que se faz em piano bar. Quando se toca sozinho, a maioria das vezes sente-se que combinações da tónica + quinta + sétima ou oitava, ou mesmo um arpégio de tons do acorde, na mão esquerda, acompanhada de acorde em bloco na direita é "fraquinho".

Se for esta a questão original, eu ainda não o consigo fazer pois exige muito treino técnico e algum conhecimento teórico. A parte teórica é relativamente fácil de encontrar procurando por livros que ensinem a ler/tocar Fake Books e Real Books. Agora a parte técnica só lá vai com treino e muito tempo de exercícios.

Cumps.

Um acorde de 6ª é maior ou menor? Por exemplo, as notas dó mi sol la formam que acorde? Do6 ou lá7/do? Tudo depende do contexto. Do mi sol nem sempre fazem parte do acorde dó maior... pode ser Sol7 Sus4, sem 3ª. É estranho mas na harmonia pode encaixar bem.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
dgcraveiro    3

Tudo é possível, desde que seja exactamente essa a nossa ideia. Acho que "o que fazer com acordes" depende muito do que tocamos. Eu adoro tocar uns temas Bossa Nova, e costumo fazer a harmonização e melodia, com as duas mãos.

Partilhar este post

Link para o post

Bem vou tentar lançar uma ideia.

Porque não pegar numa estrutura de acordes que conhecem por exemplo um Blues de 12 compassos?

Pegarem em 5 ou 6 versões diferentes de um blues: estilos diferentes - rock, jazz, blues, pianista a solo, pianista em trio, pianista em grupo e ANALISAM o que cada pianista faz. Ao estudarem verão que cada cabeça sua sentença: uns cingem-se aos acordes base variando o ritmo, uns tocam acordes sem baixo, outros tocam acordes nas duas mãos, uns vão fazer acordes de passagem ou aproximar por 1/2 tom, uns vão meter acordes dissonantes no meio.

Uns quantos exercícios destes e ficam com saber enciclopédico de como usar os acordes e depois passam para outros temas que possam analisar diferentes versões do mesmo.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora