Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Johnnywellas

Modos da Menor harmónica e menor melodica

Posts Recomendados:

Em primeiro lugar, 1 grande obrigado pelo feedback em relação à "verdadeira guitarra à metaleiro". Só é pena k n tenham percebido logo k eu quero mm comprar 1 Ibanez 7 cordas topo de gama, e talvez 1 dia + tarde venha a adquirir uma boa guitarra com visual "bicudo".

Agora voltando ao tópico...

...o k eu quero saber é como é k se dão os nomes aos modos das menores "não naturais". Tipo, eu sei k o modo Phrygian na menor harmónica se chama Phrygian Dominant, isto pk os intervalos da tríade e 7ª correspondem ao acorde de 7ªdominante. Mas isto é sempre assim ou há nomes "tabelados" para estes modos? A regra é analisar o arpejo/acorde de 7ª k corresponde ao modo?

A cena é k eu sei o intervalos dos modos todos dessas escalas. Só tenho curiosidade em saber a nomenclatura.

Já agora, além destas escalas (Menor/maior natural, menor harmónica, menor melódica, diminuta) o k é k há +?

1 Abraço! :crazy:

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1662

em termos de escalas que há mais, tens as diminutas, tom/meio tom, sempre, é um padrão o que te dá apenas 3 escalas... é fazer as contas e já há material escrito sobre o assunto por aí... Procura

Até podes fazer as tuas escalas!

Eu tenho uma guitarra Ibanez RG 2027XVV, que é uma bomba, mas foi descontinuada. Tem 7 cordas e piezos no Floydrose... aquilo BOMBA. Se tiveres dinheiro, investe numa UV 777 qualquer coisa - a do Steve Vai de 7 cordas...

Em tempos houve uma "S" de 7 cordas, mas só tinha 22 trastes e também foi descontinuada, foi em '98 ou '99 creio :)

Alguém tem um machado destes???

Partilhar este post

Link para o post
gastonix    0

O q é q há mais??? Há as escalas q quiseres. Basta combinar os 12 tons em grupos de ...5, 6, 7, 8 ...etc....é um MUNDO!!!!! Esqueceste-te da pentatonica (maior e menor)

Qto aos nomes dos modos da melódica tirando uma outra, custuma-se fazer a analogia aos modos da escala maior e dizer as respectivas alterações:

Harmónica:

1 Harmónica (a lá Malmsteen)

2 Locrio nat6

3 Jónio #5

4 Dorico #4 (a intro do famoso "crushing day" do Satriani)

5 Frigio maior ou dominante (mto usada - som tipo oriental)

6 Lidio #2

7 Superlocrio nat6

Melodica

1 Melodica

2 Dorico b2

3 Lidio #5

4 Lidio Dominate ("Holy Land" - Angra)

5 Mixolidio b6 ou Hindu (solo do "Ana Lee" - Dream Theater)

6 Eolio b6

7 Superlocrio ou alterada (mto usada no Jazz)

Aqui vao mais umas qtas:

Japonesa (mto Cool): 1 b2 4 5 b6 (funciona por cima do modo frigio)

Maior Harmonica: 1 2 3 4 5 b6 7

Hungara: 1 #2 3 #4 5 6 b7

Cingara: 1 b2 3 4 5 b6 7

Aumentada: 1 #2 3 5 b6 7

Chinesa: 1 3 #4 5 7

Egipcia: 1 2 4 5 b7

Persa: 1 b2 3 4 5 b6 7

etc, etc, etc.....escusado será dizer q cada uma delas terá os seus modos :shock: Nao há limites!!!!

Partilhar este post

Link para o post

Mt obrigado gastonix! Very useful info, e têm razão, esqueci-me da cromatica e da pentatonica. TMO - já experimentei a UV mas n me impressionou tanto como a RG1077XL. Aquilo Bomba mm! só lhe faltam os piezos na ponte... Tem uma vantagem em relação às "outras" RGs de 7 cordas: o braço tem 27", portanto as cordas ficam 1 pouco + tensas (o si grave tem um som mais bem definido). Agora é uma questão de juntar 300 contos... :)

Partilhar este post

Link para o post
JCM    0

Há uma frase do Eddie Van Halen que me ficou na cabeça para sempre:

«There are 12 notes... the way you use them is your thing!»

Isto diz muito quando se pretende ter uma identidade própria... não estou a dizer que vai-se inventar seja o que for... mas a forma como tocamos e conjugamos essas 12 notas é que nos faz diferente!

Partilhar este post

Link para o post

Pá e existe a escala "tunga" que é ||: 1 5 :||... e é só para baixistas... Para não se enganarem cantem para dentro "tunga tunga..."

Tomei a liberdade de fazer esta tanga com a escalas mais conhecidas (ou o número destas exacto para caber numa folha A4 lol): [Escalas]

Tá afoleirado... mas espero que sirva a alguém.

:|

Partilhar este post

Link para o post