GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

1st_horseman

Aulas de Piano - Informaçoes

Posts Recomendados:

Bem, estou a dias de entrar para aulas de piano mas estou com imensas duvidas e ansiedade. Sei que muita gente vai aprender guitarra (que no meu caso aprendi sozinho) e passado um tempo saiem, porque ja sabem as bases, os principais acordes etc.

Alguem me sabe dizer o que se irá aprender nas aulas? Por exemplo dar uma lista das coisas mais provaveis, escalas, acordes....... que irei aprender nos primeiros tempos?

(esta thread pode dar jeito a muita gente, acho)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou a dias de entrar para aulas de piano mas estou com imensas duvidas e ansiedade. Sei que muita gente vai aprender guitarra (que no meu caso aprendi sozinho) e passado um tempo saiem, porque ja sabem as bases, os principais acordes etc.

Alguem me sabe dizer o que se irá aprender nas aulas? Por exemplo dar uma lista das coisas mais provaveis, escalas, acordes....... que irei aprender nos primeiros tempos?

Isso depende um pouco. O piano é um instrumento que te ajuda muito na teoria, não é como a guitarra. Ao aprenderes a parte teórica, fica muito fácil aplicar no piano, uma vez que as notas são todas seguidas. Um exemplo muito simples: o acorde de Dó M. Sem sombra de dúvida que é muito mais facil fazer o acorde de Do Maior no Piano do que na Guitarra. A partir do momento que aprendes na teoria que o acorde tem as notas Do, Mi e Sol, e se souberes onde estão essas notas no piano, é simples.

Bom, isso na parte teorica. Se sabes já o básico da teoria, bastam umas noções chave e já começas a tocar qualquer coisa. Nas escolas privadas, o mais provavel é que te ponham a tocar Quim Barreiros, etc Música mais de baile, ritmos, etc. Se fores para o conservatório, aprenderás música clássica. A partir da música clássica, que eu penso que seja o estilo de música mais puxado para os dedos, poderás aplicar noutros estilos, uma vez que sabes a teoria e a prática. A partir das escolas privadas penso que será difícil aplicar noutros estilos, a menos que sejas tu a puxar por ti próprio. É por isso mesmo que as pessoas saem. Muitas delas provavelmente nem sabem a quantidade de coisas que têm por descobrir, e como as escolas já não puxam, das duas uma: ou pensam que já sabem tudo, ou andam a passear os livros e a gastar mensalidade.

Espero ter ajudado,

ThePianoCover

Partilhar este post

Link para o post
kbzp    0

Depende sempre da escola para onde vais (ou professor) o melhor (e para todos os possiveis interessados) é falarem com o professor ou com a escola e perceberem o plano de estudos que está marcado para o nível em que se encontram. assim sabem logo à partida quais os objectivos para o ano.

Partilhar este post

Link para o post

Isso depende um pouco. O piano é um instrumento que te ajuda muito na teoria, não é como a guitarra. Ao aprenderes a parte teórica, fica muito fácil aplicar no piano, uma vez que as notas são todas seguidas. Um exemplo muito simples: o acorde de Dó M. Sem sombra de dúvida que é muito mais facil fazer o acorde de Do Maior no Piano do que na Guitarra. A partir do momento que aprendes na teoria que o acorde tem as notas Do, Mi e Sol, e se souberes onde estão essas notas no piano, é simples.

Bom, isso na parte teorica. Se sabes já o básico da teoria, bastam umas noções chave e já começas a tocar qualquer coisa. Nas escolas privadas, o mais provavel é que te ponham a tocar Quim Barreiros, etc Música mais de baile, ritmos, etc. Se fores para o conservatório, aprenderás música clássica. A partir da música clássica, que eu penso que seja o estilo de música mais puxado para os dedos, poderás aplicar noutros estilos, uma vez que sabes a teoria e a prática. A partir das escolas privadas penso que será difícil aplicar noutros estilos, a menos que sejas tu a puxar por ti próprio. É por isso mesmo que as pessoas saem. Muitas delas provavelmente nem sabem a quantidade de coisas que têm por descobrir, e como as escolas já não puxam, das duas uma: ou pensam que já sabem tudo, ou andam a passear os livros e a gastar mensalidade.

Espero ter ajudado,

ThePianoCover

Olá!

Não sei que Escolas conhecem ou frequentaram, mas podemos garantir que o que relatam é típico de escolas em qua as aulas são de conjunto e há um plano predeterminado que é seguido independentemente da capacidade de aprendizagem e evolução do aluno...

A nossa lógica é mesmo muito diferente: exceptuando as crianças dos 4 aos 7 (em que o método Yamaha de iniciação musical é usado), os nossos cursos de piano são livres e baseiam-se em aulas individuais de uma hora por semana. Numa primeira aula é feito um diagnóstico em que ficamos a saber o que o aluno já sabe e quais os seus objectivos específicos. A partir daí os conteúdos são dados de acordo com a evolução e propósitos do aluno. Puxamos pelo aluno na medida exacta em que ele pretende: quanto mais rapidamente dominar determinadas técnicas e temas, mais rapidamente lhe serão dados conteúdos sucessivamente mais complexos.

Queríamos apenas fazer notar que as escolas de música não são todas iguais e que o ideal será mesmo pedirem para marcar uma aula experimental para ficarem a conhecer o professor e o método, o espaço da Escola e a sua dinâmica e, só depois, tomar a decisão.

Cumprimentos e até breve,

Partilhar este post

Link para o post