GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

halberd

Posição dos dedos

Posts Recomendados:

shout    0

Como ainda estás a começar, aconselhava-te treinar bem cada mão em separado. Depois quando te sentires à vontade, aí sim, começas a juntar as duas. Este é o meu conselho, vendo que ainda te estás a iniciar. Depois verás que com o tempo começas a ler sem problemas com as duas mãos ao mesmo tempo.

Outra coisa que não foi referida e é importante e aconselhado é o braço e o antebraço fazerem um ângulo próximo dos 90º.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
HPA    0

Outra coisa que não foi referida e é importante e aconselhado é o braço e o antebraço fazerem um ângulo próximo dos 90º.

Sim, o Shout tem razão. A técnica não depende só dos dedos. O tronco direito, o ângulo de 90º graus entre o braço e o antebraço, o pulso direito (nem descaído nem demasiado elevado), a palma da mão em concha, quase como se tivessem uma bola na mão, etc. Tudo isso ajuda a uma postura correcta.

Partilhar este post

Link para o post
kbzp    0

Eu não sou pianista, desde pequeno que aprendi orgão. Os profs que tive (até nem foram muitos portanto a estatística não é boa) sempre me mandavam aprender primeiro uma só mão, normalmente a direita. Por isso é que hoje em dia a minha mão esquerda é um "trambolho" (não completamente, mas muito mais do que devia). Portanto segue esta sugestão de treinar sempre as duas.

existe algum exercicio para ganhar mais flexibilidade nos dedos, ou seja, conseguir usa-los melhor e com menos esforço

Tocar muito e todos os dias, acho que é a solução.

tocar muito e todos os dias, concordo!!

Partilhar este post

Link para o post

Boas!

Eu sou guitarrista há cerca de 4 anos e comprei recentemente um teclado que me tem mantido entretido. Descobri que tenho uma dificuldade especial em termos de força e coordenação nos dedos 4 e 5 (das duas mão). Alguém me pode sugerir um (ou uns) exercícios de técnica que me possam ajudar a melhorar neste aspecto? ficaria agradecido.

Cumps

Partilhar este post

Link para o post

A postura é essencial. Não acho que seja tanto por fórmulas. O essencial a reter é não te maltrates e fazer uma gestão de esforço.

Senão estiveres mal sentado por exemplo os pés puxados atrás em vez de 90º e começares a embicar para frente é natural por exemplo que os teus pulsos sofram, que o peso caia sobre eles.

Googla um bocado, há várias escolas de técnica e maneiras.

Partilhar este post

Link para o post
redzinx    0

Boas!

Eu sou guitarrista há cerca de 4 anos e comprei recentemente um teclado que me tem mantido entretido. Descobri que tenho uma dificuldade especial em termos de força e coordenação nos dedos 4 e 5 (das duas mão). Alguém me pode sugerir um (ou uns) exercícios de técnica que me possam ajudar a melhorar neste aspecto? ficaria agradecido.

Cumps

Em relação à dificuldade com os dedos de uma mão o que te posso aconselhar é a fazer uns arpegios e umas escalas. Com um pouco de pratica consegues facilmente esse controlo. O que eu acho que pode ser mais dificil é a coordenaçao das duas mãos. Pelo menos para mim foi. Porque às vezes a tocar piano parece que se toca quase duas musicas diferentes. No principio o que eu fiz foi pegar em algumas musicas. Ate podes ir ao youtube, tem la montes de tutoriais, ou entao lendo partituras e como o meu teclado tem recorder em gravava por exemplo a mao direita e depois carregava play e tocava so com a mao esquerda, ou ao contrario. Parece que nao mas ajudou-me bastante este tipo de truques. Em relaçao à posiçao dos dedos nao sei bem que te diga. É como te sentires melhor, mas o mais correcto é teres a palma da mao alta e nao quase deitada no teclado

Partilhar este post

Link para o post
Vanda    0

Boas

Fiquei quase 15 anos sem tocar, agora já comprei um piano que dá para retomar o que tinha iniciado.

Passei por muitos professores de piano, os últimos foram na Academia de Amadores de Música de Lisboa (Lopes Graça).

Ensinaram-me sempre a tocar, no início com as duas mãos em separado e com diferentes ritmos.

Exercícios e exercícios de vários manuais que já foram aqui referidos.

Posição correcta de postura de antebraço de pulso e mão (o que diziam era para fingir que tinha um ovo dentro da mão).

Escalas várias, maiores, menores, cromáticas,...

Insistir com os diferentes ritmos, ex. 2 colcheias, 2 mínimas, o inverso, etc.

Tocas todos os dias pelo menos 1h por dia.

Quando tenho mais dificuldades de coordenação insisto nos exercícios e nos ritmos e na paciência.

Partilhar este post

Link para o post
Rivnu    39

Acho que é a primeira vez que num assunto destes não se referem os nomes do Hanon ou do Czerny? Será que vi mal ou pessoal não concorda com os exercícios dos clássicos?

Partilhar este post

Link para o post