Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

sg.andre

Afinaçao Tabla_contactos?

Posts Recomendados:

sg.andre    0

Boas pessoal,

Ofereçeram-me uma tabla este natal e precisava de contactos de alguem que saiba afinar este instrumento, vi alguns videos no youtube e a maioria deles aconselhava que a afinaçao fosse feita por alguem experiente e que conhece-se bem o instrumento.

aguardo sugestões.

Obrigado,

André Gonçalves.

telm: 964951260

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
dgcraveiro    3

Já agora aproveito o tópico - Conhecem algumas normas que sigam na afinação das peças? Há quem utilize um medidor de tensão da Tama mas há quem apenas utilize métodos próprios em que vão tentando fazer o SEU som e o som que gostam de ter em cada peça. Eu sou um pouco assim, afino conforme o que me soa bem e o que eu gosto de ter em cada peça da bateria mas não sei se é a forma mais correcta ou até a forma mais prática.

Há algumas normas escritas ou gravadas em vídeo que expliquem melhor o processo?

Obrigado.

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

diogo craveiro, referes-te a tablas ou a uma bateria? Fiquei algo confuso.

sg.andre, com muita pena minha, não te sei ajudar. Mas as tablas são um dos meus instrumentos favoritos, pena que não o sei tocar. :)

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

Existem normas, sim. Várias. Há quem afine em quartas entre cada timbalo, por exemplo. Os afinadores de tensão também são um bom método para muitos. Pessoalmente, afino de ouvido e conhecendo o som que quero sacar. Por exemplo, gosto dum timbalo 1 agudo mas com profundidade, pelo que tendo a esticar a pele de cima um pouco mais do que a de baixo.

Acima de tudo, trata-se de saber o que fazem uma e outra pele (batente e ressonância) e saber o som que se deseja. Depois, experimentar e avaliar: o velho método da tentativa e erro. :)

Funciona para mim, mas não é nenhums norma, apenas a forma que gosto de utilizar.

Partilhar este post

Link para o post
Lu batera    4

Antes de mais, por favor trata-me por tu (ou talvez te tenhas enganado a digitar e escapou-te o 's'). :)

Há imenso material na internet sobre isso. No YouTube, há uma colecção de vídeos do Bob Gatzen que são muito didácticos - apesar de eu não gostar do som dele, ele explica bem os passos da afinação.

Depois, com uma pesquisa rápida encontra-se uma infinidade de páginas, mas a mais conhecida acho que é a Drum Tuning Bible: http://home.earthlink.net/~prof.sound/

Ao leres isso, verás que há uma infinidade de factores (peles, madeiras, bearing edges, parafusos, aros...) a influir no som, pelo que dificilmente se pode fazer disto uma ciência exacta.

Partilhar este post

Link para o post
dgcraveiro    3

Obrigado.

Os vídeos do Bob Gatzen já os vi quase todos se não mesmo todos. Ele tem umas didácticas porreiras :). Salta em cima da pele do bombo e mais umas manhas assim parecidas eheh.

Partilhar este post

Link para o post