abrito

Amp a válvulas feito cá em casa

Posts Recomendados:

Maxpaynner    0

Boas,

A minha mãe diz que a tomada onde está ligada a máquina de lavar roupa, tem terra, ligada ao tubo da água, através de um fio. Será isto? Como este prédio é inferior a 1975, é o único ponto onde supostamente há terra. Ou pode haver alguma outra forma DIY de colocar terra apenas naquela tomada?

Abraços.

Há. Começa a passar cabo.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tcgomes    0

Boas,

Para isso tenho de trocar a tomada onde ligo o amp certo? E já agora, como seria a ligação desse cabo de terra?

Abraços.

Partilhar este post

Link para o post
abrito    1

Boas,

Para isso tenho de trocar a tomada onde ligo o amp certo? E já agora, como seria a ligação desse cabo de terra?

Abraços.

Antes de mais, obrigado a todos pelas palavras.

Quanto à terra ligada a um cano, é muito comum em prédios que não tinham terra de origem.

Tal como o Maxpaynner disse, começa a passar cabo. Quanto à tomada, compra uma com ligação de terra e que possa ficar à face na parede caso a instalação eléctrica seja por fora. Se já for interior à parede, arranja uma que encaixe lá.

O importante é passar um fio de terra desde o ponto onde tenhas terra. No teu caso só deves ter esse ponto na tomada de máquina de lavar e no cano da água.

Partilhar este post

Link para o post
tcgomes    0

Boas,

Então o fio de terra vai ligar ao cano ou à tomada da máquina?

Já agora esta operação é melhor ser um electricista a fazer certo?

Abraços e obrigado pela ajuda.

Partilhar este post

Link para o post
Diogo_Greg    9

Peço desculpa por usurpar o tópico mas tenho que fazer esta advertência:

NÂO FAÇAM LIGAGAÇÕES DE TERRA ATRAVÉS DE CANALIZAÇÕES!!!

É perigoso e pode ter consequências letais, penso que devem saber para que serve uma ligação terra, é uma protecção paralela ao neutro, caso haja uma passagem de corrente para o chassis de algum equipamento causado por um curto circuito interno ou externo, um raio por exemplo.

Se estiverem a ligar essa terra a um cano da vossa casa apenas quer dizer que se essa anomalia acontecer vão ter 220v ou mais a chegar aos canos de vossa casa e a água é condutora de electricidade, se estiverem a tomar banho e a máquina de lavar/frigorifico/aquecedor/etc estiver em curto circuito levam com um choque que vos pode MATAR!!!

Essas artimanhas são tipicas dos electricistas aldrabões dos anos 90 cá pelo nosso pais à beira mar plantado.

Tenho uma amiga que esteve em coma durante 2 meses por causa de um acidente deste estilo, ainda hoje tem dificuldades na fala e ficou com danos irreversiveis no sistema nervoso.

A unica solução correcta para fazer uma ligação terra é enfiar uma vara de cobre com pelo menos um metro e meio no chão e depois levar um cabo de pelo menos 5mm de diametro até ao quadro de vossa casa e a partir de aí destribuir para o resto da casa.

Em predios antigos cuja coluna electrica já tiver sido substituida puderam ir ai buscar a terra, se ainda for uma coluna de pano só mesmo indo ao exterior.

Se não tiverem a certeza contactem a EDP e peçam a um piquete para passar por lá que eles informam sobre a melhor forma para resolver estas situações.

Por isso deixem lá ficar o ruido até terem as ligações electricas em condições.

Finado o off topic..

Parabens Adelino, tens ai um excelente trabalho!! Espero que soe tão bem quanto bom aspecto tem. Parabéns!

Jazz..

Partilhar este post

Link para o post
tcgomes    0

Boas,

Diogo_Greg, obrigado então pela tua advertência, e já agora, eu posso mandar pôr o barramento de terra no quadro, exteriormente? É que eu moro num 3º andar, e na parte de trás do prédio tem quintais que pertencem às pessoas que moram nas sub-caves, e na parte principal é uma praceta, tinha de instalar a vareta de cobre nessa zona? Implicava muitos custos?

Edit: Estive a pesquisar e ao que entendi, o disjuntor de diferencial da edp é a mesma coisa que a o barramento de terra, tou certo ou não?

Obrigado e abraços.

Partilhar este post

Link para o post
abrito    1

Boas,

Diogo_Greg, obrigado então pela tua advertência, e já agora, eu posso mandar pôr o barramento de terra no quadro, exteriormente? É que eu moro num 3º andar, e na parte de trás do prédio tem quintais que pertencem às pessoas que moram nas sub-caves, e na parte principal é uma praceta, tinha de instalar a vareta de cobre nessa zona? Implicava muitos custos?

Edit: Estive a pesquisar e ao que entendi, o disjuntor de diferencial da edp é a mesma coisa que a o barramento de terra, tou certo ou não?

Obrigado e abraços.

O diferencial é um disjuntor que mede a corrente que passa pela fase e compara com a do neutro. Se forem diferentes, existe uma fuga pela terra e o diferencial dispara. Para funcionar bem necessita de uma boa ligação à terra, se não existir podes ser tu a fechar o circuito à terra com um belo choque.

O barramento de terra é uma barra de cobre no quadro onde ligam os vários cabos de terra.

Tal como o Diogo_Greg diz, ligar a um cano é uma solução antiga que trocava um problema por outro.

O ideal é pedires a um electricista para ver se a coluna do prédio tem terra e, se tiver, uma boa ideia seria trocar a terra da máquina de lavar e acrescentar a outras tomadas como a do frigorífico. Seria uma boa forma de melhorar muito a segurança em casa.

Cuidado ao chamarem a EDP para ver a instalação, se a coluna for antiga e não conforme as regras, eles podem obrigar o condomínio a fazer as alterações e isso pode sair caro. É uma questão de segurança e não deveria ser posta em causa mas... as árvores não estão a dar dinheiro.

Diogo_Greg, obrigado pelas palavras.

Partilhar este post

Link para o post
tcgomes    0

Boas,

Adelino, obrigado pela explicação, já agora os cabos das tomadas acho que são de 1.5mm, e segundo as regras deveriam ser de 2.5mm, mas há problema trocar a tomada antiga por uma recente mesmo com esse cabos?

Abraços.

Partilhar este post

Link para o post
Maxpaynner    0

Eu quando falei de passar cabo era isso que queria dizer. O cano da água não funciona.

E sim, chama a edp. Podem obrigar o condomínio a fazer obras, mas se o sistema eléctrico está assim é porque já anda a precisar delas há muito.

Partilhar este post

Link para o post
alribas    2556

E assim se estraga um topico tão interessante. :facepalm::nojento:

Desculpem o desabafo, é o stress do mes de Agosto. :miseria:

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora