abrito

Pedal multi-efeitos feito cá em casa

Posts Recomendados:

abrito    1

Boas,

Aqui vão fotos do animal:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Utilizei o chip FV-1:

http://www.spinsemi.com/knowledge_base/FV-1_philosophy.html

Algumas marcas comercias andam a usar bastante este chip tal como a ZCat e a Electro-Harmonix.

Tem 8 efeitos e o reverb pode ser utilizado com todos eles. Este chip vem com alguns efeitos de demonstração na memória interna mas utilizei uma eprom externa para gravar estes, o site do FV-1 disponibiliza estes efeitos.

Baseei-me no projecto da tonepad:

http://www.tonepad.com/project.asp?id=68

mas alterei bastante a placa como podem ver nas fotos, a da tonepad é muito grande. Na prática, este esquema é o aconselhado pelo fabricante do FV-1 com um buffer na entrada.

Tentei gravar um sample mas o meu micro é uma porcaria e saiu muito mal mas encontrei este video onde dá para ter uma ideia:

Se alguém estiver interessado no desenho da placa que utilizei, avisem.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
shampooper    0

Mas todas as coisas que tu fazes têm esse bom aspecto?! :drool:

Parece-me óptimo, claro, mas até que ponto será prático para ti ter tudo num mesmo pedal? Isto é, se de um momento para o outro quiseres utilizar outro efeito, tens que ir lá ao knob. Eu acho que era alta ideia pores pelo menos dois ou 3 foot switches e, em cada um, um selector dos que tens aí para escolher o efeito que activaría. Desta forma, terias realmente uma data de pedais num. :)

Muito giro. Estive a ler as specs do chip FV-1 e um facto curioso é que a distorção contínua, pelos vistos, alheia à modulação digital:

"...distortion is not an effect that digital systems handle gracefully."

O que me leva a pensar nesta nova moda da emulação digital de válvulas que as grandes marcas oferecem.

Eu ainda não ouvi uma pedaleira que tivesse uma distorção de jeito. Amplificadores também não, incluindo aqueles Line 6 e alguns Fender. Ainda assim, aquilo a que eu presto atenção são os overdrives, pelo que, se calhar, para distorções mais para metal e coisas por aí, talvez a diferença não seja assim tanta.

De qualquer das formas, dou sempre muito mais valor a unidades digitais que não tenham distorção - apesar de não utilizar, dão-me a confiança de saber que quem as faz tem noção dos limites do material. Por outro lado, amplificadores como os valvestate (já tive um Bi-Chorus que soava um mimo com uma Marshall 1960) têm sons que, talvez não sendo iguais ou sequer parecidos aos de um amp a válvulas, são muitíssimo agradáveis. Não têm tanta dinâmica, no sentido de responder ao "ataque" do guitarrista, mas nem por isso deixam de ter um som óptimo, principalmente tendo em conta o preço.

Agora, no que diz respeito a outro tipo de efeitos, o digital está aí p'rás curvas. O Boss DD-3 comprova isso!

PS: Adelino, com material dessa pinta, devias mesmo postar as fotos aqui no tópico, em vez de pores links. Assim o pessoal via logo. ;)

Partilhar este post

Link para o post
abrito    1

Obrigado a todos pelas palavras.

João, a ideia de vários switches é boa mas não é para mim, apenas quero algo versátil e compacto, queria ver se conseguia pôr tudo dentro desta caixa.

Mas para quem precisa de mudar de efeito rapidamente até pode fazer mais: existem projectos com um processador a controlar o FV-1, assim podes gravar pressets para cada efeito, as possibilidades são imensas.

O maior problema aqui é se eu quiser, por exemplo, phaser e delay, estou tramado. Para isso precisaria de 2 pedais mas posso sempre tentar programar uma combinação dos dois (ou qualquer outros que interessem). Como estou sempre a inventar algo, pode ser que tente fazer isso um dia destes.

Não consigo inserir imagens aqui usando o screencast, o que o pessoal utiliza?

Partilhar este post

Link para o post
tca    204

Não consigo inserir imagens aqui usando o screencast, o que o pessoal utiliza?

É fácil por imagens: põe o rato por cima da imagem cujo link queres saber, copia o link para a imagem (Ctrl + tecla do lado direito do rato) e vê qq coisa como view image

e depois usa o icon Posted Image que está por cima da caixa onde escreves os comentários para por isto

Depois de submeter o comentário a instrução anterior fica assim:

Posted Image

Partilhar este post

Link para o post
abrito    1

É fácil por imagens: põe o rato por cima da imagem cujo link queres saber, copia o link para a imagem (Ctrl + tecla do lado direito do rato) e vê qq coisa como view image

e depois usa o icon Posted Image que está por cima da caixa onde escreves os comentários para por isto

Feito, obrigado.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora