Posts Recomendados:

Lander Vast    0

Tenho uma musica que começa com um "Am" tríade e na melodia tenho um "C#", "D#", "E", "D#", "E", "F#" e "G#". Tudo colcheias menos o "G#" que é uma semínima. Supostamente não poderia ter o "C#" já que é a 3.ª maior e o acorde é menor, mas é verdade é que soa bem e não consigo justificar a nota melódica "C#". As outras são aproximações cromáticas a notas do acorde sendo que os "D#'s" encontram-se no tempo fraco a fazer aproximação ao "E", 5.ª do acorde. O "F#" será uma 6.ª maior fazendo o acorde "Am6" e o "G#" será a 7.ª maior fazendo o acorde "Am(Maj7)". Será a nota melódica "C#" uma apogiatura?

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
sustenido    3

Acho que não...numa apogiatura tens no tempo fraco seguinte uma nota estrutural. Imagina um ré#-Mi em Lá menor. 

O que tens aí é uma passagem dissonante. Para que queres justificar o dó #? é para ATC? 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    994

Já me apareceram vários casos desses, mas também não te sei explicar bem. Por exemplo, tenho uma música em Em, e quando estou a improvisar, uso mi - fá# - sol - lá - si - ré - mi. Nem o dó nem o dó# ficam bem. Nem que seja só de passagem.

Na música "A Mulher Gorda" faço uma passagem de Am para Dm que é assim: Am - A7/Eb - Dm ... esse A7/Eb tem uma dissonância (o E do acorde com o Eb do baixo), mas fia bem... mesmo tocado sozinho, fora de contexto.

Porquê?

Não sei.

Partilhar este post

Link para o post
sustenido    3

Mas nesse caso o dó e dó # deveriam soar bem. Se improvisares em mi menor passas por dó... e se fizeres  dó si si, dó si si, dó si si, Sol....até vais reconhecer, hehehe

E se solares em mi dórico usas o dó #....

Acho que é uma questão de gosto né? 

• Gosto 1
  • Amo 1

Partilhar este post

Link para o post
Lander Vast    0
On 07/11/2013 at 17:28, sustenido disse:

Acho que não...numa apogiatura tens no tempo fraco seguinte uma nota estrutural. Imagina um ré#-Mi em Lá menor. 

O que tens aí é uma passagem dissonante. Para que queres justificar o dó #? é para ATC? 

Simplesmente gosto sempre de analisar, mas ja nem ando na escola. Depois estive a pensar converter este Am a um A7 e a 3 menor passa a ser um #9 , podera talvez ser uma solucao.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora