_RiseInside_

Alteração electrónica de banda de frequência em Micros sem fio

Posts Recomendados:

Boas,

alguém sabe se é possível a alteração electrónica de banda de frequência em Micros sem fio ?

Feita pela própria marca, em Portugal ou no Estrangeiro, ou por uma empresa de reparação e assistência técnica de material audiovisual profissional.

Surgiu a TDT e o 4G. No meu caso é o 4G a complicar-me a vida pois tenho 8 micros sem fio dos 800 aos 820 mhz.

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2972

Julgo que não deve ser problemático dentro da marca. A única coisa que muda é a frequência de emissão/recepção: se ela for controlável/programável, uma atualização pode resolver. Se é "hardcoded", pode substuir-se os transmissores. A questão é se há vontade para o fazer... o mais certo é dizerem que "os modelos novos já são adequados" porque o que se quer é vender..

Partilhar este post

Link para o post

Foi uma dúvida que também já me surgiu. E ainda assim, que recomendações há partido para compras futuras?

Este mapa ainda que seja referente às gamas de frequências usadas pelos micros da Sennheiser é útil para se perceber "onde se situa" a TDT e o 4G.

http://www.magnelusa.pt/Imgs/articles/frequencias-tdt-4g-vs-sennheiser.pdf

Partilhar este post

Link para o post

Xiii que imbecilidade a destes gajos da TDT e 4G. Isto não foi nada bem jogado. Nem sabia que eles tinham caido nestas frequências. Felizmente os meus sistemas wireless tão todos fora... mesmo à conta. 863-865

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    1217

As frequências são atribuídas oficialmente pelos serviços competentes de cada estado.
As frequências usadas pelas comunicações móveis (TDT e 4G, por exemplo) são autorizadas para esse uso a nível mundial.
Depois, cada região do planeta tem acordos entre países para que se usem determinadas faixas de frequência (e não bandas, pois o termo "banda" aplica-se ao comprimento de onda e não à frequência) para cada serviço.
Dentro da Europa existem determinadas atribuições e dentro de cada país da Europa existem outras atribuições de frequências específicas para diferentes utilizações, que só podem ser diferentes das dos países vizinhos quando não exista possibilidade de interferência.

Na Europa o serviço responsável é a EBU e em Portugal é a Anacom.

Se provares a responsabilidade de outros na origem da interferência, podes apresentar queixa à Anacom.

Neste caso, se os microfones sem fio estão a usar frequências que em Portugal são atribuídas a comunicações móveis legais e oficiais, pode ser por dois motivos:
1. são antigos e as atribuições de frequência eram diferentes na data da compra.
2. não são homologados ou foram importados ilegalmente e por isso, usam frequências atribuídas para outro país.

A interferência pode ainda existir, mesmo que os microfones estejam a usar a frequência correcta, a deficiente construção do equipamento emissor/receptor do microfone que, por essa deficiência, não filtra devidamente os harmónicos das emissões de TDT e 4G (assumindo que é essa a origem das interferências)

Aqui está a tabela de atribuição de frequências em Portugal.
Consulta a página 76. O teu microfone deve estar lá.

Partilhar este post

Link para o post

Xiii que imbecilidade a destes gajos da TDT e 4G. Isto não foi nada bem jogado. Nem sabia que eles tinham caido nestas frequências. Felizmente os meus sistemas wireless tão todos fora... mesmo à conta. 863-865

A gama 863-865 é de uso livre mundial. Infelizmente só para usar 4 micros com segurança. É uma faixa de espectro estreita.

Entretanto falei com o importador da Sennheiser em Portugal. Micros mais antigos (geração 1) não é possível, geração 2 e 3 é possível. Financeiramente só compensa a partir da série 2000 (gama média alta).

Foi uma dúvida que também já me surgiu. E ainda assim, que recomendações há partido para compras futuras?

Faixa de frequência dos 500 e 600 Mhz.

Esta semana fui buscar 9 micros sem fio Sennheiser lapela XSW, dois lapelas série 100 e dois de mão série 100.

Os XSW funcionam na faixa dos 600 mhz e os série 100 na dos 500 mhz.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207

A maioria dos produtos que se vê à venda é dentro dos 800. Eu tenho um receptor/emissor para instrumento que dá em 813/814/815MHZ. Cheira-me que vou ter problemas, certo? 

Partilhar este post

Link para o post

A maioria dos produtos que se vê à venda é dentro dos 800. Eu tenho um receptor/emissor para instrumento que dá em 813/814/815MHZ. Cheira-me que vou ter problemas, certo? 

Passou a ser ilegal usar micros sem fios nessas frequencias.

Poderas ter problemas se houver um dispositivo movel na sala/zona a usar o 4G do operador que usa essas frequencias.

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    207

Ilegal? Fonix... Então a partir de hoje frequências entre os 500 e 600 MHZ e posso pegar no sistema wireless para instrumentos que tenho e deitar fora? Bonito serviço... comprado nem há um ano. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora