Metal man

Desenho de guitarra portuguesa

Posts Recomendados:

Metal man    24

Ola a todos,

Decidi tentar fabricar uma guitarra portuguesa...

Alguém me poderia indicar um sitio onde eu possa encontrar um desenho detalhado da guitarra?

Ja procurei por todo o lado na internet, e nada de significativo...

Obrigado!!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2847

Viva Metal man,

construir uma guitarra Portuguesa é um trabalho complicado, e quem as constrói, provavelmente por serem pessoas já com alguma idade ou por quererem guardar segredos, não são muito de partilhar na net o processo de construção. No entanto há raras e louváveis excepções. Uma delas é o investigador José Lúcio, que publicou o processo de construção da Guitarra Portuguesa, com todos os desenhos, medidas, etc até ao detalhe!

Deixo aqui o PDF para imprimir, porque nunca se sabe se o site onde esta informação está pode deixar de estar ativo:

Construção de uma Guitarra Portuguesa.pdf

Fonte: http://www.jose-lucio.com/Construir_2008/Constuir_01.htm

Relativamente às madeiras, podes ver este tópico no site da Guitarra Portuguesa:

http://www.guitarraportuguesa.org/index.php?option=com_fireboard&Itemid=149&func=view&id=784&catid=11&limit=20&limitstart=20

A informação está algo densa, mas com um bocado de tempo dá para extraír.

Abraço e bons posts :)

P.S. - Se tens uma empresa que queres divulgar (construção de guitarras, etc) podes usar o nosso diretório (menu geral do topo) para a publicitar gratuitamente :)
Também funciona no Canadá!

• Gosto 1
  • Útil 1

Partilhar este post

Link para o post
Metal man    24

Muito obrigado pela info, vai ajudar-me imenso!

Em principio vou desenhar a guitarra em 3D para depois ser mais facil fazer desenhos de detalhe.

Em breve vou usar o diretorio para fazer publicidade :)

Obrigado pela dica.

Partilhar este post

Link para o post

podem ver algumas fotos minhas aqui http://josemarquescustomguitars.jimdo.com/gallery/

as medidas que vem na pagina do sr jose lucio são algumas, e pelo que li mais para guitarra de lisboa, mas existem varias medidas usadas, sendo que por exemplo o tiro de corda da de coimbra esteja a ser usado 467 mm mas existem varios. essa e a medida que tenho usado e  a guitarra fica com uma exelente tensão e resposta.

madeiras e outra conversa, as portuguesas usa-se muito o pau santo da india e o spruce, no braço ou cedro ou mogno, mas pode se usar walnut, acer, enfim o que se quiser, mas tradicionalmente e mais essas.

a escala ébano com 12/13mm na zona da boca e 9 na zona do pente, o raio da escala 9cms...

atenção que as costas são menores que o tampo vejam bem as fotos...

isto e como faço mas se virem outras coisas testem ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Metal man    24

Caro JM,

Obrigado pelo seu feedback.

A guitarra portugesa sempre foi um instrumento que me fascinou.

Infelizmente, como a grande maioria das coisas verdadeiramente portuguesas, nao existem muitas informaçoes disponiveis sobre o seu fabrico.

Eu vivo no Canada ha cerca de 8 anos, e recentemente comecei a pensar seriamente em fazer guitarras portuguesas, mas sinceramente deixa-me muito triste a dificuldade em descobrir mais informaçoes sobre algo tao português como a guitarra de fado.

Se possivel, eu gostava de ser autosuficiente e fabricar igualmente o leque.

Alguem tem informaçoes sobre o fabrico desta peça?

JM, seria pedir muito dar-me as dimensoes detalhadas do leque? Se preferir podemos comunicar por email, separado do forum....

Eu tenho imensas perguntas sobre este instrumento, e nao sei quem hei-de contactar.

Muito obrigado pela vossa ajuda.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora