GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!

Posts Recomendados:

Novato    0

Bom dia pessoal

Sou novo aqui, mas não na música. Infelizmente o facto de ser velho na música não quer dizer que saiba alguma coisa. Desde pequeno andei em escolas de música, mas era mais por "forçado " que outra coisa. Depois deixei por completo.

Agora, arrependo-me por completo, e quero provar a mim próprio que sou capaz ( sempre cresci a pensar que não era dotado para a música).

Conto convosco para isso ;)

A minha primeira questão é : Como tocar piano de ouvido? Eu quando andava em escolas de música aprendi sempre a tocar a partir de partituras mas nunca era dado lugar à sensibilidade da arte do tocar de ouvido. Alguma dica? :)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Rivnu    39

Se estiveres à vontade com a língua inglesa, procura no youtube. Há imensos vídeos que te podem ajudar.

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2288

@Novato bemvindo ao Forumusica!

A minha evolução foi exatamente ao contrário. Nunca tive aulas de piano e sempre toquei de ouvido. Algumas noções teóricas que tive foi como todas as crianças no 5º e 6º ano de música, mais propriamente no 5º porque no 6º a prof não era de música e sabia ainda menos do que eu... sei mais ou menos ver o que está numa pauta, mas não tenho nenhum traquejo. Se a estudar durante um mês, aí consigo tocá-la...

Não te consigo explicar bem, mas depois de teres uma música na cabeça, ao tocar no piano, com a prática consegues reproduzir as notas e as relações entre elas. O ideal é experimentares. Vais errar no início, mas em "memorizando" os espaços tonais entre as teclas vai-se tornando mais fácil até começar a fluir. Diria que o melhor é experimentares com uma música que conheças bem mas que nunca tenhas aprendido por pauta e tentar tocá-la.

Partilhar este post

Link para o post
Akuma    0

Caro Novato, 

Pela minha experiencia, tocar piano de ouvido é muito má opção. Se fosse uma flauta tudo bem, agora o piano sendo um instrumento com a componente harmónica e melódica (por outras palavras, não toca apenas a melodia da musica), a probabilidade de tocar a música duma forma incompleta e incorrecta é muito elevada.  

A única vantagem que vejo em tocar de ouvido é a melhoria da sua componente musical, mas honestamente há exercicios e programas especificos para melhorar o seu "ouvido". Earmaster pro é uma boa ferramenta, por exemplo

Minha recomendação: se aprendeu a ler partituras, e se tem tempo e paciência, é a melhor forma de aprender uma música.

Agora, se não tem muito tempo e ou paciencia , posso lhe garantir que a maneira mais rapida para aprender uma música é pelo synthesia. Como tudo, tem a desvantagem de depender da qualidade do midi e de não ter as informações habituais numa partitura.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora