GANHA 1 pedal Digitech TRIO Band Creator aqui no Forumusica! Consulta aqui o regulamento!
Pedro.Oliveira

SPA e a defesa dos direitos de autor - toda a verdade

Posts Recomendados:

Vou então contar a minha história. Sou músico, guitarrista, interprete. Tenho inúmeros amigos autores, inscritos na SPA. Fui produtor de eventos.

Num desses eventos decidimos apoiar a música Portuguesa (E estou certo que fiz mais do que a SPA só aí). Era um festival de verão cujo promotor eram 3 associações de estudantes. Pedimos a todas as bandas que nos cedessem os direitos de autor. Todas as fizeram excepto uma. Assim sendo, quando fomos pedir a licença da SPA, só pedimos para um dia. No meio disto tudo, quem nos passou a licença ainda se enganou e pelos vistos estavamos a pagar menos do que o que deviamos.

Tratámos de tudo com pelo menos 2 meses de antecedência. Menos de uma semana antes do evento ligam-nos de Lisboa a ameaçar que tinhamos que pagar 3000€ e a tratar-nos como se fossemos um ladrão (ou um presidente de um BES ou BPN... ah espera, a eles até os trataram melhor). Explicámos a situação e pedimos por tudo que nos facilitassem a vida, pois de uma licença de 300 passar pra uma de 3000 a dias do evento, era muito complicado financeiramente para nós. Fomos chamados a Lisboa.

Fomos tratados como se fossemos criminosos. Fomos recebidos (Ainda bem que levei mais malta comigo) numa salinha tipo interrogatório da PJ, por 3 "capangas" com cara de poucos amigos. Depois de muito tentarmos explicar a nossa versão, e que o promotor eram associações sem fins lucrativos, ainda ouvimos coisas como "voces vêm aqui como se fossem o Rock in Rio ou o Alive" (isto quer dizer então que eles já podem negociar convosco e não pagar?) e tivemos que pagar a quantia devida. Pelo meio, conseguimos apenas reduzir a lotação do recinto, já que já sabiamos que não iamos ter lotação esgotada.