stratocosta

A influência das quebras das vendas na qualidade da produção musical presente e futura

Posts Recomendados:

alribas    2556

Não te interessa desde que o som esteja lá!

Com certeza que notarás diferença e, não te interessando como foi feito, a partir do momento que o resultado final te agrada, faz diferença a forma como foi gravado!

Tudo interfere, mas eu como consumidor, apenas me interesso pelo resultado final.

Depois como gosto destas coisas ate posso ir ver o material usado pela banda e tal, mas isso ja é outra historia. Mas fico-me por aí, tudo o que envolve gravações e tal sempre foi coisas que nunca me despertou grande interesse.

Eu acho que grande parte das pessoas, quando ouvem musica, nao estao a pensar em tecnicas de gravaçao, posicionamente de micros, que tipo de mesa foi usado, digital, analogico, etc.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
alribas    2556

Sim, nisso concordamos mas, acabam por influenciar a nossa experiência sonora e acabamos por, indirectamente, dar atenção.

Se calhar, nao sei, como disse, nunca pensei nisso.  :D

Nao percebendo nada de gravaçoes, nem sabendo em que é que cada um dos processo interfere com o resultado final, como, calo e nao me preocupo com isso. :nojento:

Partilhar este post

Link para o post
Snake Men    24

a descida das vendas , afetou / irá afetar seriamente a qualidade de gravação / produção ?

a qualidade vai ficar limitada só a artistas consagrados para quem o retorno do investimento é garantido ?

Quanto à primeira questão, existem outros factores para além da descida das vendas. A qualidade do estudio, do técnico de som, do backline, dos musicos, são outros factores a ter em consideração.

Relativamente à segunda questão, a qualidade paga-se e obviamente quem tem mais possibilidades financeiras ou mais mercado, terá acesso a uma melhor gravação/produção. Muitas vezes o tempo dedicado à gravação é limitado e, não existe muita margem de margem de manobra para experiências. Isto poderá ser fundamental, especialmente para bandas que usam instrumentos não muito convencionais. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Bem como consumidor, tento sempre prestar atenção a tudo, desde a qualidade e criatividade dos músicos até à qualidade de gravação e criatividade talento de engenheiros musicais. Certo é que não sou nenhum expert nisso, longe de tal, mas como apreciador tenho uma vaga ideia.

A meu ver, é um tema que se divide, como já foi dito acima.

Se falar-mos por exemplo numa orquestra filarmónica, penso que o consumidor irá tomar atenção a todos os mínimos detalhes da obra, detalhes esses que só é possível captar com uma boa gravação. Como é lógico, e todos nós bem sabemos, se os resultados não estiverem à altura das exigências, as vendas serão negativas (digamos assim). E logicamente, para se obter uma boa gravação é preciso um bom orçamento. Aqui se enquadra a minha opinião no tema. Sim, neste caso a qualidade das gravações vai influenciar as vendas.

Se falar-mos de outros estilos vou dar o exemplo da música popular portuguesa, a meu ver, uma gravação sofisticada não serve de nada. Para se ter vendas num estilo destes é preciso cativar o público, que preferencialmente irá às festas populares para ver a banda. Os que compram CD's e afins, preferencialmente querem que a música soe bem e que entretenha de maneira que não irá prestar grande atenção aos mínimos detalhes se a produção/gravação foi bem feita. Então na minha opinião, cá está um caso em que as produções não influenciam de maneira alguma as vendas, mas sim se a música fica na cabeça ou não.

Este é o meu ponto de vista, e como disse, não sou nenhum profissional, nem nenhum virtuoso para criticar alguém. Com todo o respeito a todos os estilos musicais e respectivos músicos.

Partilhar este post

Link para o post
pipes    3568

Comprei 3 cds nas ultimas 3 semanas! Já tinha saudades :P

Os últimos de Foo Fighters, Philip Sayce e Slash. Falta-me o duplo ao vivo do Gary Clark Jr!

Pronto, eu fiz a minha parte  -_-

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora