DanielFFR

Stains, dyes, como procuro por isso no nosso país ?

Posts Recomendados:

DanielFFR    73

Boas pessoal, 
Queria fazer uma pintura do género do sunburst numa guitarra que estou a fazer.
Há várias pessoas que mostram como pela internet.

Já vi fazer à pistola e também já vi fazer pintando usando um trapo com umas tintas translúcidas, as chamadas dyes ou stains. Queria fazer desta ultima forma, mas não sei onde arranjar estas tintas em portugal.

Falo destas tintas:

http://www.stewmac.com/Materials_and_Supplies/Finishing_Supplies/Colors_and_Tints_and_Stains/ColorTone_Liquid_Stains.html

E o método de as aplicar:

E onde quero aplicar:
6kmbet5i.jpg

Alguém me sabe então dizer quais são as tintas mais indicadas, e onde conseguir aqui em portugal ?

Obrigado, desde já :)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tiagocunha    442

Não te posso ajudar, não tenho conhecimentos nessa área, mas sei que sunbursts não são muito fáceis de fazer. Foste tu que fizeste esse corpo?

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1662

Procura por corantes para madeira, que não é o mesmo que vernizes com cor. Se pretendes fazer algo translúcido, tens de diluir a tinta e ou o corante numa boa dose de água. Fala nas casa de bricolage e nas casas de tintas sobre o assunto. Em última instância, arranja pigmento da cor pretendida, misturas com um pouco de cola branca e uma boa dose de água. Procura as proporções que mais te convierem para o efeito pretendido. Experimenta primeiro em restos de madeira, preferencialmente da mesma madeira usada na guitarra. Quando estiveres certo e confiante no assunto, ataca a tua guitarra.

Repara que em muitos casos, a guitarra/madeira é ligeiramente lixada após a secagem do corante, para trazer à superfície os veios da madeira. Só depois é acabada...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
DanielFFR    73

Não te posso ajudar, não tenho conhecimentos nessa área, mas sei que sunbursts não são muito fáceis de fazer. Foste tu que fizeste esse corpo?

Não parece nada difícil nesses videos, gostava mesmo de arranjar esse tipo de tintas para experimentar.

Quando ao corpo fui eu que fiz, Mogno com o topo em Faia.

Sei que Faia não é muito usada para isto mas pronto, é para aprender.

Partilhar este post

Link para o post
DanielFFR    73

Procura por corantes para madeira, que não é o mesmo que vernizes com cor. Se pretendes fazer algo translúcido, tens de diluir a tinta e ou o corante numa boa dose de água. Fala nas casa de bricolage e nas casas de tintas sobre o assunto. Em última instância, arranja pigmento da cor pretendida, misturas com um pouco de cola branca e uma boa dose de água. Procura as proporções que mais te convierem para o efeito pretendido. Experimenta primeiro em restos de madeira, preferencialmente da mesma madeira usada na guitarra. Quando estiveres certo e confiante no assunto, ataca a tua guitarra.

Repara que em muitos casos, a guitarra/madeira é ligeiramente lixada após a secagem do corante, para trazer à superfície os veios da madeira. Só depois é acabada...

Leroy Merlin e bricomarche não parece ter nada do género. 

Eu reparo que estes Dyes ou corantes, quando concentrados tomam uma cor escura, quase preto. No entanto tudo o que eu via nas lojas onde ja procurei são tintas que quando concentradas ficam com a cor da tinta normal, se é amarelo vivo, é amarelo vivo que se vê pelo frasco. Ao experimentar a tinta não tingia realmente a madeira, criava uma camada de tinta por cima da madeira, não era translúcida, mesmo que muito diluída, Não sei se me faço entender. 

Vou procurar por corantes, e por pigmentos. Li também que muitas vezes isto encontra-se a venda em pó, é neste estado que adquires isto ?

Obrigado!

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1662

Eu não adquiro isto porque não sou pintor de guitarras. O pigmento é o pó, quanto mais fino, mais caro, quanto mais resistente à luz, mais caro.

Todas as tintas têm mais ou menos os mesmos elementos base: o pigmento, o aglutinante e o diluente. Se queres tingir uma madeira com uma cor mais clara que a da madeira, a tinta / corante NÃO PODE ser escura quando concentrada. Novamente, se fores a casas especializadas em tintas encontras respostas ao assunto. Teoricamente o processo é como te expliquei, tem muito pouco a mais que saber além disto. Poderia explicar-te a teoria da cor mas não creio que ficasses mais esclarecido relativamente ao assunto. Se queres um acabamento opaco, usa tinta grossa, se queres translucências, usas velaturas ou diluições e dás as demãos necessárias até atingires os objectivos. Aqui é preferível ter paciência e diluir a tinta um pouco mais e ir construindo a velatura gradualmente demão a demão até atingires o ponto pretendido.

Por fim, há tintas mais opacas que outras. Os brancos são tendencialmente opacos e os amarelos semi transparentes ou mesmo transparentes. Isto significa que precisarás de mais demãos para pintar de amarelo opaco do que de branco

Para contornar estas tendências das tintas, para corrigir possíveis excessos ou ainda para obter os efeitos pretendidos, reitero que se lixa a madeira com lixa bastante fina após a secagem do corante / velatura / aguada. O que se pretende é retirar a tinta / corante dos veios mais duros da madeira, pois nos mais moles, o pigmento entranhou-se mais. Resultado, os veios moles ficam mais coloridos do que os veios duros e isto dá aquele efeito que muitos admiram nos tops das guitarras mais caras.

Experimenta sempre primeiro em restos de madeira para aprimorares a técnica. O acabamento é outra história.

Partilhar este post

Link para o post

Se você mora em Lisboa, havia no bairro alto, na rua da Rosa creio, que vendia material e acessórios para estudantes e artistas das "Belas Artes" (pintura de quadros, escultura, etc). Creio que seria o mais indicado para instrumentos musicais, já comprei lá corantes e alguns pincéis, mas isso foi há 18 anos atráz e já há muito que já não mudei-me para o Porto, não sei se a casa ainda existe, em qualquer dos casos deve haver alguém para servir os artistas.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora