exmusico

Os barretes e relíquias do OLX

Posts Recomendados:

tmo    1744

Quer dizer, ninguém informado dará esse valor. É preciso ver que há pessoal a apontar para quem nada sabe sobre o assunto (casos em que frequentemente o vendedor se inclui)...

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
The Passion    125

@mpexus Só uma coisa, atenção que a garantia acaba quando existe uma venda ou troca. Vejo imensos anúncios que dizem que o material "ainda está na garantia", mas isso é tudo treta.

Nenhuma loja te vai aceitar activar o serviço de garantia, que é no fundo um seguro contratualizado se o material tiver trocado de mãos, o que é compreensível. Existem imensas regras absurdas em relação à perda do direito de garantia, especialmente nos equipamentos musicais, visto terem necessidades e operações muito próprias e distintas de outros productos, como, por exemplo, trocar de cordas a uma guitarra dentro do período de garantia pode ser razão suficiente para te negarem uma reparação ou reposição da guitarra. Legalmente é uma substituição particular e alienação de componente original. Não é comum, obviamente, mas conheço casos, curiosamente :hum2:, todos passados na mesma loja do Porto, em que essa foi a única razão apresentada para a "violação dos termos de garantia". Portanto, muito cuidado com a "papelada" que assinam, especialmente se for material caro, porque os termos do contrato variam de loja para loja. 

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    633
há 34 minutos, The Passion disse:

@mpexus Só uma coisa, atenção que a garantia acaba quando existe uma venda ou troca. Vejo imensos anúncios que dizem que o material "ainda está na garantia", mas isso é tudo treta.

Nenhuma loja te vai aceitar activar o serviço de garantia, que é no fundo um seguro contratualizado se o material tiver trocado de mãos, o que é compreensível.

Eu acho que isso não é assim até porque a loja em nada tem a ver com quem vai usar ou deixar de usar. No entanto fui-me informar melhor e no site da DECO está descrito que a Garantia é a Garantia, independente de quem usou:

"Só no negócio entre particulares é que não existe garantia. Mesmo assim, se o produto apresentar um defeito, o comprador tem o direito de anular o negócio. E se esse produto ainda estiver coberto pela garantia original, o novo proprietário usufrui do tempo que falta."

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/equipamentos-cozinha/dicas/garantia-reparacao-troca-desconto-ou-reembolso-sao-solucoes

Não tinha lógica nenhuma que assim não fosse, aliás nem percebo como alguém se poderia a recusar a aceitar algo para reparar dentro da Garantia se essa pessoa não foi a que comprou o Produto. Se eu comprar uma Pedaleira para oferta perde a garantia? Logicamente que não. A  Garantia está Vinculada ao Item e não há pessoa.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
A.G.E.N.T.E.    146
há 7 minutos, mpexus disse:

Eu acho que isso não é assim até porque a loja em nada tem a ver com quem vai usar ou deixar de usar. No entanto fui-me informar melhor e no site da DECO está descrito que a Garantia é a Garantia, independente de quem usou:

"Só no negócio entre particulares é que não existe garantia. Mesmo assim, se o produto apresentar um defeito, o comprador tem o direito de anular o negócio. E se esse produto ainda estiver coberto pela garantia original, o novo proprietário usufrui do tempo que falta."

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/equipamentos-cozinha/dicas/garantia-reparacao-troca-desconto-ou-reembolso-sao-solucoes

Não tinha lógica nenhuma que assim não fosse, aliás nem percebo como alguém se poderia a recusar a aceitar algo para reparar dentro da Garantia se essa pessoa não foi a que comprou o Produto. Se eu comprar uma Pedaleira para oferta perde a garantia? Logicamente que não. A  Garantia está Vinculada ao Item e não há pessoa.

Interessante! Não foi isso que a Thomann me respondeu :)   O que me disseram é que a garantia está associada ao comprador e não era transmissível. Sondei-os diretamente para saber se avançava com um negócio que ainda estava na garantia.

Em artigos em segunda mão, no caso de ser necessário uma troca ou reparação, ter que chamar o comprador original... parece-me inviável.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    633

Desde que apresentes a Factura é obrigação deles repararem.  Tens sempre de ter o documento de Venda, mas isso é mais que lógico.

Eu tudo o que compro nada está em meu nome, está no nome da Maria porque a conta Paypal está associada ao cartão dela. 

Inclusive já comprei artigos ainda com 8 meses de garantia em que a usei passado pouco tempo, não era de música mas era de Fotografia. Garantia é Garantia.

A Thomann tem que se reger pelas Leis Europeias. Aqui em França eles antes só "davam" 1 ano de Garantia, mas já foram "obrigados" a terem de dar os 2 de Lei desde 2016.

"A garantia de um ano promovida por numerosos vendedores é uma garantia comercial e não deverá fazer esquecer aos consumidores que na Europa, a garantia de um mínimo de 2 anos é um direito, não uma opção!"

• Gosto 1
  • Útil 2

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    633

Basta Googlar ;)

Quando se compra algo usado em que o vendedor diz que ainda está na Garantia, então ele tem claro de providenciar a Factura do mesmo. Caso não o faça é como se já não tivesse Garantia nenhuma e ou baixas o preço ou ficas com ele :)

Partilhar este post

Link para o post
amrest    95
há 4 horas, The Passion disse:

conheço casos, curiosamente :hum2:, todos passados na mesma loja do Porto,

Qual é a loja? 

Saber qual é ajuda a prevenir os clientes (nós) mas também a corrigir erros dos vendedores para não serem "apontados" por falhas destas.

Partilhar este post

Link para o post
mpexus    633

Deduzo ser a Ludimusic ou la como se chama, mas nada como virem esclarecer o nome real da loja ;)

Partilhar este post

Link para o post
The Passion    125
há 3 horas, amrest disse:

Qual é a loja? 

Saber qual é ajuda a prevenir os clientes (nós) mas também a corrigir erros dos vendedores para não serem "apontados" por falhas destas.

há 2 horas, mpexus disse:

Deduzo ser a Ludimusic ou la como se chama, mas nada como virem esclarecer o nome real da loja ;)

Por acaso é a Castanheira, tava a ver se alguém adivinhava! :D

Quanto ao assunto das garantias, o que individualmente se pode achar, ou qualquer interpretação transversal da lei que se possa ter é irrelevante, não é um assunto sobre o qual eu opinaria, é um facto. O pressuposto legal é simples, todo e qualquer contrato é intransmissível, exceptuando, obviamente, quando os termos são revistos, alterados e notariados por todos os contractuantes, ou seja, uma reformulação de contracto ou uma anulação do primeiro contracto seguida da elaboração de um segundo vigente. 

Apresentando a factura, a loja pode eventualmente aceitar, se acompanhada de um documento que prove o NIF do comprador original, mas não são obrigados a fazê-lo. 

• Gosto 1
  • Riso 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora