phillipric

As marcas Low Cost

Posts Recomendados:

phillipric    171

Abro este tópico para quem quiser partilhar experiências, ideias e opiniões sobre o assunto.

Dou por mim muitas vezes a pesquisar material de marcas conhecidas, famosas e de qualidade mundialmente reconhecida, assustando-me com os valores praticados por modelos de topo, seja em mixers, amplificadores, processamento ou altifalantes/Colunas desde as Full Range aos Subwoofers, passivos ou activos. 

Por outro lado, sendo os valores convidativos, ficamos sempre de pé atrás, porque quando a esmola é muita o pobre desconfia. Das marcas que vão preenchendo o mercado está a mais do que conhecida Behringer, vista com alguma desconfiança mas, segundo o meu ponto de vista, muito válida no binómio preço/qualidade.

No entanto, tenho verificado um "boom" de marcas lowcost que até se vão mantendo no mercado, seja pela procura de material acessível ou por serem minimamente fiáveis. 

Assim sendo, alguém pode partilhar experiências com material desta gama? Lanço algumas marcas que tenho visto com alguma curiosidade:

Ibiza Sound/Light

Kool Sound

Skytec

Audiomix

LD

Alto

Omnitronic

.... (sugiram outras) 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2811

LD = Bom. LD systems é da Adam Hall, portanto à partida para mim é sinal de qualidade. Tenho um set ativo 2.1 deles e tem um som muito bom, muito melhor que outro set 2.1 da marca TBone (thomann).

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

Sim, a LD também começa a entrar numa gama de preços mais alta que as outras marcas referidas. Mas tenho visto algumas coisas e também me chamou a atenção pois o material também aparenta alguma qualidade.

Partilhar este post

Link para o post
Desventrar    1017

Do que conheço a melhor marca dessa lista é sem dúvida a Alto. As primeiras gamas deles eram fracas mas ao longo dos anos foram melhorando a qualidade e agora apresentam soluções muito interessantes. No que diz respeito a colunas activas e no que toca a qualidade de som posso dizer que a gama mais baixa da Alto, a gama TS, mete num bolso a gama equivalente da JBL.

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    52

Desculpem desenterrar este tópico, mas qual a vossa opinião sobre este assunto na actualidade (passaram 4 anos desde este post).
Eu ando atrás de 2 colunas activas para animações de eventos (casamentos etc), mas queria algo em conta pois o cliente final geralmente não valoriza muito a qualidade do material.

Eu já trabalhei muito com a LD e acho que eram top em relação qualidade preço, mas entretanto subiram muito de valor.

Estava para comprar umas Alto Ts312 (á volta de 300€ cada), mas segundo um colega meu que trabalha numa loja com muito volume de vendas os agudos dessas colunas estão a queimar muito. Alguém tem feedback dessas colunas? Qual a vossa opinião sobre a alto? Será a melhor marca para preços acessiveis?

Esse mesmo colega sugeriu a marca Ant ( que parece ser do mesmo grupo que detem a RCF e a db technologies, eu tenho umas db opera 515 e são muito fixes) para essa gama de preço, alguém já lidou com a marca? Têm feedback?

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

Sem nunca ter adquirido material de gama mesmo mais low-cost, posso dizer que fiquei algo desiludido com um sistema que encontrei num restaurante onde tenho ido tocar regularmente. Eram uns LD, 2 subs, penso que de 8' ou 10', com uns tops que parecem uns quadradinhos, penso que 4 de cada lado. É o material fixo da "casa", os restantes músicos tocam ali. "Porreiro", pensei eu. Monto os instrumentos, micro e está feito... depois de testar 2 minutos, virei-me para o meu colega e disse-lhe "Vamos à carrinha buscar as colunas". 2 da marca Raven, pouco ou nada conhecida, mas que de origem tem altifalantes Beyma, com um amplificador digital Synq. Que coça nas outras. 

Cheguei a experimentar umas Mackie amplificadas de um colega meu e também não desgostei. Ainda assim, ainda nada me convenceu a deixar de transportar 25/30 KG em cada caixa e trocar isso por outras novas, leves e amplificadas, pelo menos, dentro dos preços mais baixos. 

Quanto à ANT verifiquei a entrada deles no mercado. Visualmente são apelativas mas não, também nunca me cruzei com esse material. O problema é que quando passo por low-cost é mesmo do mais rasca que vejo. Desde Kool Sound, a HQ Power e similares... horríveis. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    52

Phillipric, a LD tem apostado muito em sistemas com os tops tipo em mini line array, o que apanhaste deve ser da série CURV. Que até não são baratos. A ideia que tenho é que a LD tinha deitado cá pra fora grandes máquinas do genero, pelo menos a série MAUI, que é tipo os Bose L1 tem grande fama. Agora a minha experiencia com a LD é com a série DAVE (sub de 15 e dois top de 8, em contraplacado), com a série Oxid (colunas full range activas) e com micros sem fio. A série DAVE era muito fixe, já o resto era bom para o que custava e era ideal para quem tem orçamentos baixos.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171
há 17 horas, Egiptogrunge disse:

Phillipric, a LD tem apostado muito em sistemas com os tops tipo em mini line array, o que apanhaste deve ser da série CURV. Que até não são baratos. A ideia que tenho é que a LD tinha deitado cá pra fora grandes máquinas do genero, pelo menos a série MAUI, que é tipo os Bose L1 tem grande fama. Agora a minha experiencia com a LD é com a série DAVE (sub de 15 e dois top de 8, em contraplacado), com a série Oxid (colunas full range activas) e com micros sem fio. A série DAVE era muito fixe, já o resto era bom para o que custava e era ideal para quem tem orçamentos baixos.

É isso. São o modelo curv. Ainda nem tinha pesquisado. E não são propriamente baratas. O que é certo é que o dono do restaurante vem falar comigo a dizer que o som estava um pouco alto, eu disse que estava só a testar, depois descia o geral quando estivesse tudo afinado. Ele olha para as minhas colunas e diz: isto, ao som que manda é para fazer espectáculo exteriores, não é? Disse-lhe que não, mas  que gostava muito de as usar, eram muito versáteis. Ele disse "nota-se", manda uma jarda...  

A verdade é que, ou eu fui azelha a mexer naquilo (o LD), mas o master estava no máximo, o geral da minha mesa nos 0db, fui aumentando o gain de entrada da coluna e pouco se ouvia e já estava a começar a fazer feedback. Não me convenceu minimamente. 

Quanto aos MAUI, andei a pensar comprar pelo menos 1, para bares e afins, locais mais pequenos. O meu baixista ouviu há tempos um guitarrista a usar aquilo e disse maravilhas do som. 

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    52

Pois, essas séries baseadas nas torres da bose são supostamente boas é em qualidade de som e dispersão. Em potência já não se safam. Já pensei também em comprar da série maui, mas só daria para espaços pequenos ou com pouco barulho, de outra forma obrigava a levar dois, um para cada lado, e aí já saia ao dobro de comprar duas boas colunas activas.

De resto não tenho experiencia com essas séries, ouço às vezes um maui de exposição na loja Bestaudio em Barcelos, mas esse custa 4000€, e nunca ouvi com "olhos de ver" :D:D:D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

São sistemas que sinceramente não me convencem. Se calhar, se tocasse sozinho, já me tinham convencido há muito. :D:D Um colega meu chegou a gastar uns 3000€ num sistema Solton com 2 subs de 15" e 2 tops desses mais finos, com altifalantes de 4" e acabou por vender os tops e comprar uns amplificados da Yamaha de 10". Segundo ele, o som não disparava, em espaços grandes perdia-se completamente. 

E há que diferenciar bem o som enquanto usado com música gravada ou live. 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora