phillipric

As marcas Low Cost

Posts Recomendados:

Egiptogrunge    66

Sim é verdade, acredito que os de 4000€ tenham boa jarda e qualidade de som, mas com esse dinheiro dá para montar um bom quadrifex que sempre espalha melhor o som. Mas prontos, o que eu gostava era que mais pessoal partilhasse a sua experiência com marcas mais em conta para ver se existe aí algum material com qualidade aceitável a bom preço. A noção que tenho é que infelizmente para nós o material musical também teve uma boa inflação nos últimos 5 anos, mas o que um gajo ganha continua a ser uma porcaria.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Egiptogrunge    66

Bem venho atualizar este tópico.

Acabei por comprar 2 colunas ANT MBS de 12" (https://www.ant-intomusic.com/ant-products/mbs/mbs-12/), por cerca de 339€ cada. A ANT é uma sub marca recente da mesma marca que detem a db Technologies, já tinha visto algum material da ANT à venda mas nunca tinha tido contacto directo com equipamentos da mesma. Tenho a dizer que fiquei surpreso pela qualidade de som, e potencia de volume que estas colunas apresentam. Além disso são relativamente leves, têm um design moderno, têm Bluetooth (apesar de para mim não fazer falta e ainda não o testei), têm duas entradas XLR, presets de equalização e uma saída XLR.
Tive a trabalhar com elas sexta e sábado e portaram-se lindamente na animação de jantares da noite da mulher com cerca de 110 pessoas. Acho que para esta gama de valores não deve existir melhor, fiquei mesmo surpreendido. Pelo que dizem aquilo são basicamente colunas da db a um preço menor, e a assistência técnica da marca esta também a ser boa.

Único aspecto negativo na minha opinião são os knobs de controlo de volume que me parecem serem muito macios, rodam muito facilmente, não sei se poderão vir a dar problemas.

De aqui a alguns meses, se me lembrar, posso fazer um comentário sobre as colunas depois de uso intensivo (espero eu que tenham tal uso :D ).
Qualquer duvida digam.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    66

Nunca trabalhei com colunas Mackie, e já tive algum feedback negativo sobre colunas dessa marca. Escolhi as ANT porque as ouvi na loja, o preço era bom, o som, potencia e peso também e o feedback da loja, na qual já conheço o dono e funcionário há uns anos e não teriam interesse em enganar-me, também foi muito positivo.

Além disso o serviço pós venda da marca deverá ficar da responsabilidade dessa mesma loja, o que me dá ainda mais confiança. Por exemplo foi me dito que a assitência da db Technologies é muito má, basicamente todas as colunas com avarias tiveram mau uso do dono, ou seja descartam-se de terem de as arranjar.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    189

Ok. O melhor feedback vai ser dado daqui a um bom número de vezes de uso das colunas. Mas que corra bem... e é sempre bom ter esse feedback de marcas que não se conhecem tão bem ou a entrar no mercado. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    189

Não é que a culpa seja da marca, mas aconteceu-me algo curioso. Comprei há uns (2 anos, se tanto), um amplificador Synq, digital, de 500w x2 a 4 ohms, através da Amazon.es, marcado como Stock B. Primeira impressão foi excelente. Som nítido, claro, potente... a puxar subs é uma maravilha. Nos últimos 2 concertos que tive, no entanto, os potenciómetros estavam a fazer algum ruído ao rodar e não estavam a fazer um bom contacto, alterando mesmo a potência. Tinha de procurar uma posição correcta e lá ficava a tocar sem problemas.

Como o meu sogro é um habilidoso da electrónica, pedi-lhe para ver se seria necessário trocar os potenciómetros. Qual não é o espanto quando, ao abrir o amplificador, verifica-se que o mesmo já tinha aspecto de ter sido reparado, pois a placa tinha soldas sem aspecto "industrial", ou seja, é perceptível que foram feitas à mão. 

Tive sempre em ideia que Stock B é algo de exposição, que pode ter uns riscos e assim, mas nunca mais do que isso. Dá a entender que avariou na garantia, mandaram para trás, exigiram o dinheiro e puseram de novo à venda. Claro que, como está na garantia, o que aconteceria era eu enviar o amp para trás, eles ajeitavam e eu nunca saberia de nada, pelo menos até à garantia acabar. 

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    66

Sim, o melhor feedback será da fiabilidade das colunas ao longo do tempo. Se bem que se elas durarem dois anos a tocar como tocam agora já fica o investimento mais que rentabilizado. No entanto pelo menos 5 anos espero que durem.

Uma das vantagens das ditas marcas low cost é a troca de equipamento mais cedo. Compras a metade do preço das marcas de referência, podes trocar de equipamento muito mais cedo sem lixares a rentabilidade. E quando trocas já existem colunas com tecnologia mais recente sendo mais leves sem comprometer a potência.

Quanto ao Stock B, nunca me chamou a atenção, pelo menos na Thomman a diferença é mínima, e depois existem esses riscos. Parece o pessoal a vender as coisas usadas quase ao preço de novo....

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    189
há 40 minutos, Egiptogrunge disse:

Sim, o melhor feedback será da fiabilidade das colunas ao longo do tempo. Se bem que se elas durarem dois anos a tocar como tocam agora já fica o investimento mais que rentabilizado. No entanto pelo menos 5 anos espero que durem.

Uma das vantagens das ditas marcas low cost é a troca de equipamento mais cedo. Compras a metade do preço das marcas de referência, podes trocar de equipamento muito mais cedo sem lixares a rentabilidade. E quando trocas já existem colunas com tecnologia mais recente sendo mais leves sem comprometer a potência.

Quanto ao Stock B, nunca me chamou a atenção, pelo menos na Thomman a diferença é mínima, e depois existem esses riscos. Parece o pessoal a vender as coisas usadas quase ao preço de novo....

No caso, a diferença foi de 100€ para o produto novo, compensou. Pelo menos enquanto tocar. Já fez alguns espectáculos, por isso... ainda sinto que valeu a pena.

No low cost, eu sou sincero, gosto de procurar o mais acessível, mas prefiro ter algo que seja fiável muitos anos do que andar a contar que se durar 4 ou 5 anos já é bom. Como disse noutro tópico, tenho umas Raven com quase 20 anos de uso, os altifalantes estão impecáveis, tocam e de que maneira... são pesadas? São. Não são amplificadas. Mas já as coloquei ao lado de algumas coisas e não as troco. Tenho umas JBL e prefiro, neste momento, usar as Raven. As JBL são de 12" e as Raven de 15", o que faz alguma diferença, mas nem há comparação, nem de perto nem de longe para o que tocam e a qualidade com que tocam. As JBL têm um médio um pouquinho mais colocado e um agudo "sedado", muito suave. Mas como "faz tudo"... nem de longe. Já tive as Raven no mesmo espaço de um sistema amplificado LD com 2 subs de 10 e tops daqueles minúsculos. Que coça... Eu é que parecia ter os subs. E não é para gabar o que tenho. Não sou disso. Se não tocassem bem, seria o primeiro a admitir. Assim como um colega meu tem umas Mackie de 12, experimentou-as ligadas a uma mesa amplificada Yamaha e ficou surpreendido com a pressão sonora daquilo... pequeninas, leves, mas potentes. Mas confesso que da nova gama de materiais, estou um pouco fora... 

Também não há hipótese para investimentos pelo que, quero é que o que tenho dure muito. Se pudesse trocar, neste momento trocava 2 subs de 15 que tenho da JBL, já numas caixas construídas por mim, dado que as originais já estavam muito gastas. Litragem idêntica, maior pórtico, um pouco mais de profundidade no som. Mas são à moda antiga. Pesadas para "xuxu". Trocava de bom grado por apenas 1 amplificado que tivesse mais potência. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Egiptogrunge    66

Isto vai tudo do que o cliente procura. Tu fazendo som ao vivo para bandas e afins o público alvo vai ser diferente, se calhar é público com um ouvido mais apurado e exige um som de maior qualidade. Eu no meu caso a maioria do pessoal liga zero ao sistema de som que tenha. Existem alguns que gostam de mostrar que sabem muito mas é só bluff, não sabem nada e vêm falar em Yamaha ou Bose só porque conhecem esses nomes, mas mesmo esses são raros. Apesar disso eu gosto de ter um sistema de som com alguma qualidade, até porque tenho alguma base musical, e o meu ouvido já tem algum treino. Mas lá está, tento sempre fazer uma boa análise de mercado, ouvir dois ou três dos equipamentos selecionados após essa análise e decidir-me conforme o meu ouvido, as necessidades e o preço.

Na realidade espero que as colunas durem mais que 4/5 anos, alias o mais provável é que durem pois eu também sou cuidadoso com o material, mas lá está o seu baixo valor, comparando com as marcas de referência, permite que se não durarem possa comprar outras. É um pouco como os telemóveis, agora pouca gente compra um telemóvel para durar mais que 2 anos (exceto eu que é até partir ou não funcionar mais :D ), se comprares telemóveis daquelas marcas mais acessíveis mas com qualidade, tipo Xiaomi, vais ter um equipamento que te serve perfeitamente e permite quase tudo como os topos de gama mas a metade ou menos do valor. Mesmo que tenhas o azar do Xiaomi dar o berro podes comprar outro novo e mesmo assim fica mais barato que ter comprado apenas um iPhone, com a vantagem que o novo Xiaomi sendo mais recente já trás outras mais valias.

De qualquer forma em termos de qualidade de som, potência, peso, e preço estou contente com as colunas, sei que não são umas Yamaha DXR, mas custaram metade, e as Yamaha não têm o dobro da qualidade. Lá está é esperar que a fiabilidade seja boa. Não sei como foi o teu caso, mas se calhar quando compraste as Raven sabias da sua qualidade sonora mas também não saberias da sua fiabilidade.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora