tcordeiro

Converter firewire

Posts Recomendados:

tcordeiro    10

Boa noite

Existe alguma solução minimamente fiável para ligar um equipamento firewire a um pc que tenha apenas USB e Ethernet?

Obrigado

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tcordeiro    10

Neste caso seria para ligar a um portátil, por isso deverá ser algo deste género, certo?

http://www.chiptec.net/componentes-para-computadores/conectividade/placas-firewire/delock-express-card-2-x-firewire-a.html

Agora fico com duas dúvidas. Isto funciona ou é falível? Estará o firewire a desaparecer gradualmente da informática, ou é apenas impresão minha causada pelas minhas poucas pesquisas nesta área?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2245

Se o teu portátil tem a porta para a carta, sim funciona.

o firewire foi introduzido pelos Mac, e  amplamente usado especialmente com interfaces áudio, devido a ser mais rápido e permitia uma latencia baixa (também se usou muito em vídeo, várias câmaras tinham esta porta, ainda no tempo das cassetes). Com o surgimento do usb 2.0 a diferença de velocidade entre fireware e usb praticamente deixou de ser significativa e o firewire tem vindo a ser menos usado. Se não me engano, até mesmo os portáteis Mac mais recentes não tem esta porta.

com o usb 3.0, acho que vai acabar por desaparecer.

Partilhar este post

Link para o post
Desventrar    1018

O Firewire 800 continuou a ser muito utilizado em interfaces áudio mesmo com o USB 2.0 já bem implementado. A velocidade de transferência do FW 800 é de 800 Mbps contra apenas 480 Mbps do USB 2.0. O firewire era também mais estável pelo que havia um rendimento superior face ao usb, menos breakdowns, etc.

Neste momento a guerra é entre o USB 3.0 e o Thunderbolt da Apple. O primeiro oferece velocidades de 5 Gbps e o último de 10 Gbps. O Thunderbolt 2 oferece velocidades de 20 Gbps.

Os interfaces áudio de topo já vêm todos equipados com tecnologia Thunderbolt e vai ser o standard profissional durante uns anos.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Desventrar    1018

Todos os computadores da Apple vêm com Thunderbolt desde que este foi introduzido, Mac Mini, iMac, Macbook, Macbook Pro e Mac Pro. Também há motherboards para PC que têm Thunderbolt. É possível por exemplo, comprar uma dock externa de slots PCI-E e ligar por Thunderbolt, discos, monitores, hubs USB, hubs Firewire, aquilo dá para tudo.

Partilhar este post

Link para o post
tcordeiro    10

Obrigado desde já pela ajuda de todos.

Deduzo, portanto que o destino do firewire será desaparecer, pelo menos a curto prazo para os topos de gama. Agora para a gama média será que ainda cá vai andar algum tempo ou é algo que já está condenado a desaparecer definitivamente?

Coloco esta dúvida porque estou a ponderar a hipótese de trocar uma mesa de mistura que uso apenas em casa e aqui vejo duas soluções: uma pequena analógica semelhante ao que tenho (tipo soundcraft epm) ou ir para o digital (mais caro, mas com mais recursos disponíveis, o que nos faz ficar sempre assim a olhar e a pensar) Indo para o digital, talvez optasse pela Presonus, mas decidindo por aqui queria liga-la ao meu portátil que não tem firewire. Daí a minha dúvida. Conhecia o thunderbolt (não pessoalmente infelizmente) e reconheço as suas vantagens para o mercado pro. Mas para o mercado da gama média vai ficar obsoleto rapidamente ou ainda se vai aguentar uns tempos que ainda justifique os investimentos baseados nesta ligação?

Desculpem se estou a ser um pouco confuso

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2245

Obrigado desde já pela ajuda de todos.

Conhecia o thunderbolt (não pessoalmente infelizmente) e reconheço as suas vantagens para o mercado pro.

Fiquei com a mesma percepção, quando fui ver os interfaces com Thunderbolt, os preços pareceram-me para já um pouco elevados para o home studio em geral (claro que há excepções).

quanto à questão do firewire, depende do que estejas exactamente a pensar. Se é para aproveitar um negócio que tenha surgido, se achas que o pc onde o vais colocar ainda aguenta uns anos, ou pelo menos para as tuas necessidades vai servindo, nesse caso não será por causa de uma placa de 10€ que seja caso para não aproveitar.

se pensas adquirir um interface novo, pessoalmente veria se não há "igual" em usb, por uma questão de que de certeza que o poderia usar em outro computador quando o adquirisse.

mas isso sou eu...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
LuisEmanuel    282

Olá! Retomo este tópico antigo porque tenho uma mesa de mistura firewire que uso por vezes para gravar... O problema é que vou ter de trocar de PC... O meu deu o berro e estou com um emprestado... Alguém tem alguma ideia de como poderei continuar a usar a mesa com um PC recente sem firewire?... Obrigado! 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora