Ego

Fender Frontman 15g Fx loop

Posts Recomendados:

Ego    151

É certo que me passaram pelas mãos vários amps a válvulas, mas, na maioria dos casos, uso um POD HD500 e um combo a transistores (ligado através do return do fx-loop) com um altifalante full-range. Deste modo, facilita imenso os ensaios e o carregar de material. Como tal, precisava de algo mini/portátil, que me permitisse ensaiar naquela fase inicial de construção das músicas.
Adquiri um Frontman por 25€ e, após falar com o @tca, iniciar o projecto de adição de um fx-loop. O @tca disse-me que me ajudaria, mas que seria útil a criação dum tópico para que todos podessemos aprender. Pareceu-me bem a proposta :)
Esta é mesmo a primeira fase, desmonstar o combo em apenas "cabeça" e coluna.

01_zpsv0bv2mds.jpg

02_zpsdmfwbfow.jpg

03_zpszxroxnum.jpg

04_zpsmgazxkgl.jpg

05_zpsi8mdivrb.jpg

06_zps9uv5rzaa.jpg

07_zpsqpwrzzx8.jpg

Achei melhor colocar passo a passo, já que me irá ajudar no processo final.

Comprei o material na musikding, cada rolo de fio ficou por 0,25€ e os jack em 2,20€. O resto é máquina de soldar e tempo livre.

• Gosto 7

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tca    204

Já tenho o esquema do amp e da PCB, já percebi onde cortar a pista da PCB para fazeres as ligações.

Ajudava ter umas fotos tiradas na vertical da PCB do lado dos componentes e do lado das pistas. Consegues fazer isso?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2951

Parabéns pelo excelente projeto e por partilhar esta informação muito útil com o pessoal!

Agora eu tenho uma questão para o @tca:

- Porque é que achas que se deve cortar antes do C33, e não a seguir ao C33 e à R37 (após se juntarem os dois) antes do TDA2050?

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tca    204

O esquema de ligações dos jacks é este:fxloop.png

Se ligares a guitarra ao POD e o output do POD ao return fazes o bypass do preamp.

há 2 minutos, xtech disse:

Parabéns pelo excelente projeto e por partilhar esta informação muito útil com o pessoal!

Agora eu tenho uma questão para o @tca:

- Porque é que achas que se deve cortar antes do C33, e não a seguir ao C33 e à R37 (após se juntarem os dois) antes do TDA2050?

Tens razão... a entrada do TDA está a 0V Esqueci-me que o poweramp está ligado a +- 23V. Vou corrigir. Thanks.

Corrigi a imagem do esquema onde a pista deve ser cortada (ver acima).

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2306

Gosto não só do projecto como me deu vontade de ver amps baratuchos, mas depois do @tca e o @xtech começarem a falar, senti-me como se tivesse na China. Cheguei a pensar que falavam de um filme com um tal de R2D2.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
xtech    2951
há 11 minutos, pgranadas disse:

Gosto não só do projecto como me deu vontade de ver amps baratuchos, mas depois do @tca e o @xtech começarem a falar, senti-me como se tivesse na China. Cheguei a pensar que falavam de um filme com um tal de R2D2.

Lol o pah quem é o master disto é o TCA. Eu ao lado dele sou um menino, mesmo!

Eu sou um noob nestas coisas mas já instalei um fx loop no meu Pathfinder 15. A "teoria" é a mesma em todos os casos: encontrar um ponto onde podes "instalar" o FX loop. Como é um fx loop em série, o sinal do preamp vai ter que ir para o FX send, passar pelos efeitos que tiveres, entrar no FX return para depois entrar no power amp.

Ou seja, nestas situações o que é complicado saber onde "interromper" o circuito do amp, e para isso tem que se analizar o diagrama do circuito.

Animo-te a fazeres-te ao mar tambem! :)

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
tca    204

Mas há uma vantagem enorme em partilhar estas coisas num fórum... o erro que cometi foi "topado" pelo @xtech num instante. Daí a minha sugestão que dei ao @Ego em colocar aqui isto. Se fizesse isto em casa tinha medido os 0V antes de fazer qualquer corte nas pistas da PCB. E o erro nem teria acontecido ;)  ou se ocorresse era rapidamente corrigido sem grande prejuízo. Dar instruções on-line à distância não é fácil e por isso é sempre bom mais um par de olhos. Beneficiamos todos!

Aguardemos pelas pics do @Ego.

Ab.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
Ego    151

Já que não falo "chinês", fico-me pelas fotos :)

11_zpsmjvjfwic.jpg

13_zpszjhis0gt.jpg

14_zpsd2pfjwlo.jpg

O mais difícil até agora foi tirar fotos, retirar porcas e parafusos, para não falar do encaixes de ligação do transformador, tudo isto enquanto o meu gato de 5 meses acha que é tudo brinquedo!

@tca é isto?

Partilhar este post

Link para o post
tca    204

Sim... mas com essa elipse não consigo ver a pista. Sem retirares a imagem anterior, podes colocar a mesma foto sem a elipse?  Obg.

P.S.

Tens PM, @Ego.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora