Animal_X

Praticar sax em casa - vizinhos à porta.

Posts Recomendados:

Animal_X    4

Olá malta,

toco guitarra há muitos anos, mas sempre tive curiosidade e vontade de tocar sax.

Um dia destes deu-me uma flashada e comprei um bastante barato no ebay, uma coisa antiga, muito antiga, um sax alto Raymond Dubois do inicio do século passado :)

P1021108.JPG+blog.jpg

(a imagem não é do meu, mas de um igual)

A coisa chegou, com os pads todos gretados, e logo tratei de os substituir. Pior que isso tem sido a aventura de tentar aprender por mim com mero recurso a tutoriais, livros e vídeos do youtube - não tenho nada contra ter aulas, mas o orçamento para estas coisas anda muito baixo.

Bom, a verdade é que com maior ou menor dificuldade, já consigo fazer escalas cromáticas e suponho que com a prática o som que sai vá melhorando.

O que me leva a abrir este tópico prende-se com o assunto do tópico: como fazem para praticar em casa num apartamento? Faço treinos sempre curtos porque invariavelmente sinto algum vizinho a martelar (no tecto ou na parede, sei lá). Já tentei abafar a campanula mas não corta assim tanto som e as notas mais baixas ficam difíceis.

Agradeço dicas de quem já tem mais experiência nisto da insonorização do 'insonorisável' saxofone. 

Já agora, há malta no Porto que se encontre para tocar sax ou simplesmente falar um bocado do assunto?

Sérgio

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2099

Bem, eu poderia indicar duas ou 3 sugestões:

1) Fazer/Comprar uma cabina isolada:

Whisper Room

2) Praticar no Carro

3) Se tens um guarda-fatos espaçoso, podes tocar lá

Um Saxofone tem um volume grande, não vai ser fácil! 

BTW: Parabéns pela compra!

Partilhar este post

Link para o post
Animal_X    4

Obrigado pelas dicas... este último sistema pode ser algo a investigar (não parece mais do que umas espumas cortadas à medida).. será que se perdem notas pelo caminho?

abraço

Partilhar este post

Link para o post
tcordeiro    10

Boa tarde.

Em teoria, notas não se perdem, mas não vai ser a mesma coisa que tocar sem nada. Surdinas também é complicado construir, porque o som do saxofone não sai exclusivamente pela campânula, como acontece com os metais. Mesmo nos metais, estudar com surdinas de estudo dá uma ideia errada da execução do instrumento.

Entretanto, porque o que interessa é a solução... pode ser um disparate, mas não se perde nada em tentar. Provavelmente criar uma cabine isolada deve ser mais complicado (nunca vivi em apartamentos, por isso não é um problema que já me tenha acontecido...). Porque não arranjar uns cobertores e colocar por cima de umas cadeiras ou outra coisa alta que permita criar um espaço onde se possa aproximar o saxofone? Não é totalmente eficaz, principalmente sabendo que há relatos de vizinhos a queixarem-se do ruido dos pads das baterias digitais, mas pode ser que já ajude. 

Já agora, só para ver a posição da campânula, estamos a falar de um saxofone alto, certo? É que pela foto tive algumas dúvidas sobre qual seria o saxofone

Espero ter ajudado

Partilhar este post

Link para o post
Animal_X    4

Pois estive a experimentar umas espumas, mas altera muito o comportamento do instrumento, o que para alguém que ainda está a lutar para aprender a tocar, parece algo contra-producente.

Tcordeiro, essa ideia parece-me interessante, tinha pensado em fazer algo com caixotes grandes de cartão, as cobertores grossos ou até casacos grandes de inverno podem dar uma ajuda.

Abraço e obrigado pelas dicas..

Partilhar este post

Link para o post
tcordeiro    10
há 1 hora, Pai da Gina disse:

Tenho este para trompete e é excelente: https://www.thomann.de/pt/bremner_uebungsdaempfer_trompete.htm

Pois, para os metais resulta. Do que alguns colegas trompetistas me dizem, (não toco metais...) o senão que tem é que as notas saem mais facilmente, ou seja, quando tiramos a surdina em situação de concerto, por exemplo, parece que é mais dificil tocar. No entanto é uma solução e quando não temos outra opção... lá tem de ser

Com as palhetas (madeiras) o problema está no facto de o som não ser emitido exclusivamente pela campânula. Boa parte do som "sai" pelas chaves abertas, o que dificulta ou inviabiliza a criação de uma surdina de estudo

Mas não há nada como experimentar e, já agora, partilhar as conclusões com os restantes membros do forum!

Partilhar este post

Link para o post
Animal_X    4

Viva,

andei a experimentar com esponjas, sem grande sucesso... tudo o que impede a passagem do ar, limita a possiblidade de tocar... e tocar para dentro do guarda-fatos parece atenuar ligeiramente, mas cheira-me que a diferença não é grande. 

Enfim... é viver com isto e treinar mais fora de casa...

Partilhar este post

Link para o post
nunonaos    1370

por favor mudem o nome deste tópico, estou sempre a ler:

"praticar sexo em casa - vizinhos à porta"

depois leio melhor e fico desiludido :( 

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora