Ben Vagan

Conhecem mais "técnicas de guitarra" que possa aprender?

Posts Recomendados:

Ben Vagan    21

Olá a todos, eu ao longo da minha aprendizagem como guitarrista aprendi várias formas de tocar notas na guitarra. Não posso dizer que estou aborrecido porque já tenho "material" para trabalhar bastante, mas gostaria de saber: Conhecem alguma técnica que me esteja em falta?

• Tied
  • Ghost
  • Hammer
  • Pull Off
  • Slide
  • Vibrato (normal/wide)
  • Nota Acentuada
  • Trill
  • Mute
  • Legato
  • Setaccato
  • Tremolo
  • Tapping
  • Pop
  • Slap
  • Fades
  • Whammy's
  • Brush
  • Pick Stroke

Desculpem-me se a ordem não facilita a leitura, mas não arranjei ordem específica para as colocar. Caso até tenham vídeos onde essa técnica é utilizada, estou curioso, mandem vir! :)

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
tmo    1743

Tenho umas novas para ti que ainda não estão na lista: COMBINAÇÕES, CONTRASTE e CRITÉRIO.

Muitas das que aí se encontram são redundantes, o Tap ou Tapping é, na sua essência uma combinação de "Hammer On" e "Pull Off" a uma ou duas mãos. O pick stroke não deverá ser antes o up/down stroke? O Tied e o legato não são a mesma coisa? O "ghost" e o mute idém... Que coisa é essa de "Nota acentuada"?

Por fim, se te preocupas muito com o mapeamento mental das técnicas, perdes o essencial, que é a EXPRESSÃO. Esta é a mais difícil técnica de todas e resulta da combinação de todas as outras com contraste e GOSTO MUSICAL.

• Gosto 4

Partilhar este post

Link para o post
Ben Vagan    21
há 7 horas, brunonaive disse:

Da-se... ganda lista de cenas maradas que provavelmente uso sem fazer ideia que têm nomes... :wacko:

Algumas são variantes umas das outras e de facto, não precisas de saber muitas delas para saber tocar guitarra, muito menos os seus nomes! Coloquei-as aqui apenas com o objectivo de terem forma de identificar as que eu já sei.

há 6 horas, tmo disse:

Tenho umas novas para ti que ainda não estão na lista: COMBINAÇÕES, CONTRASTE e CRITÉRIO.

Muitas das que aí se encontram são redundantes, o Tap ou Tapping é, na sua essência uma combinação de "Hammer On" e "Pull Off" a uma ou duas mãos. O pick stroke não deverá ser antes o up/down stroke? O Tied e o legato não são a mesma coisa? O "ghost" e o mute idém... Que coisa é essa de "Nota acentuada"?

Por fim, se te preocupas muito com o mapeamento mental das técnicas, perdes o essencial, que é a EXPRESSÃO. Esta é a mais difícil técnica de todas e resulta da combinação de todas as outras com contraste e GOSTO MUSICAL.

Em relação a serem redundantes ou não, eu penso que tens uma certa razão, eu simplesmente adicionei-as para evitar que me enviassem variantes ou combinações das técnicas base. Em relação às diferenças entre as técnicas aqui vai pelo que eu aprendi, como é óbvio, posso estar enganado (eu aprendi muitas destas coisas à boa e velha portuguesa, se é que me faço entender).

• Quando se fala de hammers/pulls significa a ligação de 2 notas na pauta, quando se fala de tapping são notas separadas sem qualquer em tom (tapping é muito utilizado por quem toca guitarras de 2 braços e/ou de extended range).
  • Legato é a ligação de mais de duas notas e Setaccato é uma forma de tocar com suspensão (por outras palavras, mutar-las muito rapidamente) entre as notas.
  • A diferença entre mute e ghost, é que muting simplesmente mutas a corda (naturalmente) e ghost notes.
  • Uma nota acentuada é um pouco difícil de explicar em termos teóricos mas acho que seria uma espécie de mistura entre um bend e um slide (eu acho que o nome "americanish" é accent note, mas não tenho a certeza, uma rápida pesquisa no google deve ajudar a explicar melhor que eu).
  • Tied notes são notas ligadas entre si sem a utilização de pulls ou hammers.

Em relação ao resto do que disseste, eu não quero dizer com isto que foi inútil ou que me senti ofendido de alguma forma, eu compreendo que para alguns eu com este tópico tenha dado a entender "olhem o que eu sei fazer conseguem fazer melhor?" ou "olhem eu sei fazer isto tudo mas não sei o que é tocar guitarra, há algo mais que eu possa fazer?", mas esse não é o meu objectivo. Procuro mesmo novas técnicas (ou combinações delas) com o objectivo de aprimorar a minha técnica em guitarra no geral, por aí fora há imensas técnicas impressionantes - por alguns vistas por extravagantes e inúteis - mas, que podem ajudar qualquer guitarrista a desenvolver o seu estilo e a tirar diferentes sons da guitarra.

Já agora acrescento ao que disseste e faço uma pequena correcção, gosto pela música deve existir para qualquer instrumento, não é por procurar saber mais e preocupar-me com o "mapeamento mental" que perco esse gosto. Eu pessoalmente gosto imenso de música , qualquer género ou até mesmo apenas música teórica. E de facto ganhei esse gosto depois de começar a aprender guitarra, mas se eu não procurasse mais conhecimento,  ou por outras palavras, se eu não criasse um mapeamento mental de muitas das minhas técnicas e estruturas musicais nunca conseguiria ter aprendido a tocar géneros mais avançados como clássica, jazz e blues (quer dizer, tocar talvez, mas compreender-los, muito dificilmente).

há 5 horas, alribas disse:

Falta esta tecnica, das mais importantes na minha opinião.

Realmente essencial,  essa escapou-me completamente! :D

há 4 horas, Pai da Gina disse:

Técnica do engate...afinal de contas foi para isso que começaste a tocar guitarra :cop:

Epah para um gajo que perde tanto tempo a arranjar "coisas novas para fazer com a guitarra" essa possibilidade já desapareceu completamente. :blush:

há 23 horas, Jotacaster disse:

A mais importante delas todas: tocar música :)

O resto vem por acréscimo.

Hey, quem disse que eu não tocava? ;) 

Partilhar este post

Link para o post
jlcosta    731

@Ben Vagan Parabéns, um tópico interessante.

Eu dou muita importãncia à tecnica, mas já dei mais. A uma dada altura dei por mim a pensar que estava a ser mais executante do que músico, que é o mal de muita gente hoje em dia.

Saber tocar a nota certa no tempo certo é a melhor técnica que um guitarrista pode ter. Equilibrar isso com as técnicas que referes é o maior desafio.

Eu por exemplo gosto de cantar a nota que toco, seja antes, seja depois, seja quando consigo :D, não sei que nome se dá a esa técnica, mas é a que tenho aperfeiçoado.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
brunonaive    601
há 2 minutos, jlcosta disse:

Eu por exemplo gosto de cantar a nota que toco, seja antes, seja depois, seja quando consigo :D, não sei que nome se dá a esa técnica, mas é a que tenho aperfeiçoado.

Poderias chamar-lhe técnica wish you were here :P

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post
jlcosta    731
há 1 minuto, brunonaive disse:

Poderias chamar-lhe técnica wish you were here :P

Não é nada mau esse nome!

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora