Posts Recomendados:

phillipric    171

Bom, depois de muito "penar" à espera de um bom negócio, finalmente, adquiri um Fantom X6 por um preço "simpático".

Esteticamente está longe de estar perfeito, nota-se que levou algum uso e alguns dos botões mais usados demostram alguma dificuldade em responder, mas irei abrir o teclado, fazer uma limpeza e, com sorte, isso será suficiente.

Quanto ao positivo, veio ainda com placa de expansão de Brass e tem realmente muitas potencialidades. Como inexperiente que sou com este tipo de teclados, a parte de editar sons vai sendo descoberta, já criei alguns sons, embora fazendo o erro de o fazer com phones, por impossibilidade de ter um sistema minimamente decente em casa e chegando à sala de ensaios, os sons não ficaram propriamente tão bons como soavam nos phones. Quanto a tudo o resto que posso fazer, ainda estou muito limitado, tenho procurado montes de vídeos, mas nada de específico em relação ao que procuro, tal como a correcta edição de efeitos para cada som, masterização dos mesmos, em termos do pedal, dá-me sensação que faz um "sustain" muito ligeiro em relação a outros teclados que tive. Outra das boas potencialidades são os PADS, mas também ainda não me entendi com aquilo. Por exemplo, na parte em que me encontro nos Patchs iniciais, o kit definido para os Pads funciona perfeitamente. Mas quando passo para a "Perfomance /Layer/Split" os sons definidos nos PADS ouvem-se somente como reverb e se desligar o reverb o som desaparece. Gostaria também de começar a trabalhar com samples. O teclado traz alguns simples e já tentei com esses fazer a experiência de tentar definir determinado "sample" para usar com um som específico. Suponhamos: estou a usar um som de piano e num dos PADS quero lançar um qualquer efeito sonoro. E depois, mudando de som, ter outras definições nos Pads.

Em termos de sonoridade, estou bastante contente com o que existe no teclado, embora tenha noção de que, bem editados, ainda se conseguem melhores. De base, não fiquei muito satisfeito com os acordeões. 

Infelizmente, entre pequenos concertos, ando com o teclado entre concertos e sala de ensaio e ainda o tive pouco tempo em casa para explorar. Mas como em casa não tenho onde conseguir um bom som, também é ingrato estar a definir o que quer que seja e depois ter de refazer tudo ao ligar ao PA.

Finalizando, adoro também o toque das teclas, embora sejam um pouco barulhentas. 

Se alguém conseguir ir dando umas dicas e trocando umas impressões, agradeço. 

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
xtech    2811

Parabéns pela compra! Eu em tempos andei de olho num, mas depois acabei por não comprar. Acredito que seja uma bela máquina :) 

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

É, garantidamente. Acho que de base é já bastante completo. Com as expansões, samples, os pads, a possibilidade de samplear instrumentos ou voz... é muito completo. Aliás, de mais para mim. Tenho andando a arrancar alguns cabelos com isto. Precisava mesmo de estar um tempinho ao lado de quem entendesse um pouco disto para pelo menos entender as bases de funcionamento de algumas funcionalidades. 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    946

Já te disse várias vezes noutros tópicos: a melhor maneira de aprenderes é mesmo mexeres à vontade, sem medos, até porque a Roland tem uma coisa chamada "Factory Reset", pelo que podes "javardar" à vontade que se der buraco, fazes reset ;). Foi assim que aprendi a mexer no meu teclado. Devias era ter começado com um teclado mais simples, agora com esse andas às aranhas... 

Tens aqui o manual, e se pesquisares no youtube certamente encontras carradas de vídeos a demonstrar as facilidades.

Também andam com pancada por esse teclado, em tempos, mas pelo que li na altura, em termos de software o teclado estava "a meio", sendo que o principal concorrente, o M3, da Korg, estava uns furos acima. Acabei por não comprar nenhum porque não tinha t€mpo para os usar -_-

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

Sim PCanas, já falamos várias vezes, mas entre tantos diálogos, só agora é que meti as mãos propriamente num sintetizador digno desse nome. Já descarreguei o manual há umas semanas, são quase 400 páginas, a maioria das quais sem nada de extraordinário. Estou a ler por ordem para não perder o fio à meada. 

No entanto, claro está, a vontade é saltar para determinadas funcionalidades, ver se se consegue ou não e dar uso às mesmas. E aí, bem que vou procurando mas nem tudo sai como pretendido. O fazer Reset é chato, somente pelo facto de todo o trabalho que está feito fica perdido. Claro que se pode fazer um backup, mas ainda não encontrei os programas e drives ou pelo menos estou com algum problema nisso porque o pc associa o teclado, mas não responde de forma correcta ao mesmo. 

Ainda olhei várias vezes para o M3, o Krome e cheguei a avançar num leilão pelo Krome, mas a ideia era o Fantom, acabou por ser esse. 

Tenho de voltar a trazê-lo para casa, mas isto de andar a experimentar em casa e ouvir os sons na sala de ensaio é chato. Próximo investimento terá de ser um par de colunas amplificadas com um mínimo de qualidade, se bem que estou sempre sujeito a chegar ao PA e não soar da mesma forma. Mas para já, a nível de disponiblidad€€€€ está mau, pelo que é algo para ir pensando com tempo. 

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    946

Normalmente esses manuais não têm uma ordem específica de serem lidos, pois são apenas uma lista de conceitos e funcionalidades e a sua explicação. Se leres a página 10 e depois a 200 não perdes fio à meada, apenas ficas a saber sobre o que é explicado na página 10 e na 200 ;)

Para fazeres backup do teclado e dos sons que já criaste, vê as páginas 281 ou 285 (conforme nota do tópico "Facotry Reset", pág. 284).

Quanto a colunas de ter por casa, eu tenho 2 Roland Cube CM30, que basicamente são uns "monitores" de 30W cada. Não são propriamente baratos*, mas são muito bons ;)

* - ia dizer que andam à volta dos 160€ cada, mas na Musifex estão a 190 e na Thomann estão a 269 :estupefacto:... procura no olx lol

Partilhar este post

Link para o post
phillipric    171

Estive a ver estas... parecem-me muito razoáveis. Não preciso de grande potência, pois moro em apartamento e não convém estar a "abrir" som. 

Denon PRO DN303SAM

Partilhar este post

Link para o post
PCanas    946
há 3 minutos, exmusico disse:

mas o M3 não é um arranjador?

Não, é uma workstation como o Fantom... se bem que nisto dos teclados as denominações são sempre... coise...

@phillipric olha aqui ;)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora