pipes

Curiosidades

Posts Recomendados:

Desventrar    833

Grande post Paulo.

Pessoalmente nunca consegui sacar um som de sala que me agradasse completamente sendo que mais de 90% das vezes acabo por não usar room mics. Por exemplo, na captação de bateria se quero apanhar mais ambiente prefiro posicionar os microfones um pouco mais afastados das suas fontes e captar o kit como um todo, consigo ter separação de fontes sonoras na mesma jogando com o blend das pistas e ao mesmo tempo consigo captar um som muito mais natural, centro a tarola nos overheads e o resto complementa-se. Há microfones melhores e piores para certas aplicações mas estou muito contente com os que tenho disponíveis para qualquer tipo de som que procure.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
stratocosta    3307

na ultima gravação que fiz o bleed dos choques no sm57 da tarola foi de arrancar cabelos.

falta de material adequado + falta de tempo + falta de experiência = horas e horas a tentar fazer milagres :sad:

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1332
há 1 hora, stratocosta disse:

falta de material adequado + falta de tempo + falta de experiência = horas e horas a tentar fazer milagres :sad:

Isso é tão verdade para o material, como para os instrumentos usados. Ainda me lembro de ver pessoal a tentar sacar um som de bateria decente, a lutar com micros, sendo que a bateria em si, não valia o tempo que se perdia com ela. 

Essa dos pratos de choque, faz-me lembrar um batera, que tinha uns pratos horríveis, e que se negava a investir em algo decente. "Há e tal, na equalizacao da-se o jeito. Estes servem bem"

Eu hoje em dia, simplesmente não tenho paciência para aturar trampa. Se o instrumento me soa mal, não perco tempo com isso.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
resolectric    395
há 2 horas, Desventrar disse:

Grande post Paulo.

Pessoalmente nunca consegui sacar um som de sala que me agradasse completamente sendo que mais de 90% das vezes acabo por não usar room mics. Por exemplo, na captação de bateria se quero apanhar mais ambiente prefiro posicionar os microfones um pouco mais afastados das suas fontes e captar o kit como um todo, consigo ter separação de fontes sonoras na mesma jogando com o blend das pistas e ao mesmo tempo consigo captar um som muito mais natural, centro a tarola nos overheads e o resto complementa-se. Há microfones melhores e piores para certas aplicações mas estou muito contente com os que tenho disponíveis para qualquer tipo de som que procure.

Obrigado :blush:
Não são verdades absolutas, são só as minhas opiniões e experiências. Nada mais!

A minha sala também é bastante neutra e não dá qualquer característica especial às Baterias, já que é delas que estamos a falar mais por causa do uso frequente de som ambiente nessas captações.
Por acaso (e isto é, mais uma vez, uma opinião e opção pessoal) gosto das Baterias secas e quando coloco reverb é frequente faze-lo só na pista do micro que está por cima da tarola. Não costumo colocar nada nos outros mas, claro, cada caso é um caso.
Quando quero que o reverb "cintile" mais, coloco-o na pista do micro do bordão da Tarola, que tem mais "tsss". Essa característica fica reverberada e pronto, para mim costuma chegar. Claro que depende do que se grava, eu não gravo muito pop, é quase sempre rock ou cenas alt e indie e nessas costuma resultar assim.
Mais uma vez, há casos em que é necessário algo diferente.
Por exemplo, nas gravações do album «Temple Bell» do Old Jerusalem o objectivo era ter uma Bateria mais "soft", que soasse "na sala" e não "in your face" e gravei como tu referes: micros mais afastados. Neste caso foram 4, dois overheads, um à frente do kick à altura dos timbalões e o beta na Tarola. este último era o único próximo, todos os outros estavam a cerca de um metro e meio ou isso. Bastante mais distantes do que o habitual e também como tu referiste: medidos com o centro na Tarola.
Eu costumo quase "colar" os Overheads á Bateria portanto, foi uma abordagem muito diferente da minha habitual mas nem por isso, única.

Apesar da sala neutra, o que ficou como ambiente é mesmo da sala e é completamente diferente da captação próxima.

há 1 hora, stratocosta disse:

na ultima gravação que fiz o bleed dos choques no sm57 da tarola foi de arrancar cabelos.

Em estúdio a falta de tempo é quase sempre fatal.
O bleed do SM57 é uma crise, sim. O "nulo" desse microfone é mesmo atrás, na direcção do cabo e é preciso apontar o cabo para as coisas que soam mal "off axis".
Já no Beta 57, como é hipercardióide, o nulo é um círculo para trás, em ângulo. Ou seja, capta alguma coisa pelo lado do cabo mas não na diagonal para trás. É mais fácil de posicionar numa Tarola por causa disso e o que entra off-axis soa-me (a mim) bastante mais "musical" do que no SM.
Em termos de som directo da Tarola, soam ambos porreiros. Não é por aí que escolho um ou outro.

Em estúdio a falta de música boa, ou com bons arranjos também é fatal. Isso então, faz toda a diferença! Mais do que os micros.

há 16 minutos, pgranadas disse:

...
Essa dos pratos de choque, faz-me lembrar um batera, que tinha uns pratos horríveis, e que se negava a investir em algo decente. "Há e tal, na equalizacao da-se o jeito. Estes servem bem"

Eu hoje em dia, simplesmente não tenho paciência para aturar trampa. Se o instrumento me soa mal, não perco tempo com isso.

Isso para mim tava bom, tava! :D
Nem meto microfone nos Choques, não sei como é que ia equalizar a coisa!

Eu ponho sempre uma reserva nos instrumentos que soam mal. Até lhes pôr um microfone à frente, não recuso nada. Tenho aqui uma guitarra que custou 2.500$00 (escudos) que era para cordas de nylon, braço largo estilo guitarra clássica... está com cordas de aço, soa uma trampa e mete-se um microfone dinâmico à frente... fica uma maravilha! :P

E a Bateria "da casa"? Havias de ver! É só ferrugem e já entrou em mais de 100 albuns! :D

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora