Posts Recomendados:

Boas.

Alguém me consegue dar umas ideias de como se usa um crossover? Então, a configuração que tenho é a seguinte:

Mesa de mistura, Equalizador, Liga a um Spliter, amplificador. Mas há situações em que preciso de usar tops e subs. Então tenho uma segunda rack com equalizador e Amplificador. Não é a situação ideal mas o que faço é na primeira rack equalizar o som como se os tops funcionassem sozinhos, retirando um pouco às frequências mais graves para não forçar os tops, no segundo equalizador corto as frequências de 1khz para cima e vou jogando com as de 63, 110, 125 para colocar os subs a tocar. 

Sei que não seriam necessários 2 equalizadores se a montagem fosse feita inicialmente como é suposto, ou seja, Mesa de Mistura, equalizador, Crossover (provavelmente já não precisaria do Spliter ou precisaria somente para os amplificadores de monição. 

Mas agradecia se me conseguissem explicar como funcionam as ligações. Saindo do equalizador os canais L/R como é que são distribuídos no Crossover e como saem para o amplificador. Tenho reparado também que alguns crossovers trazem somente uma saída mono para SUB. O equalizador behringer que tenho também tem SUB out, mas suponho que seja só para utilizar para sub e inutilize as saídas L/R. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

O Crossover divide as frequências altas e baixas, é basicamente é como dizes, mesa de mistura-crossover-amplificadores, (os modernos crossover têem normalmente equalizador incluído).

Só tem uma saída e em mono para sub, simplesmente porque não precisas de sub em stereo, certamente que já reparaste que os sistemas de Home cinema de se ter por casa são, 5:.......isso mesmo, 1. As frequências dos Sub, não são para se ouvir, são para se sentir, e aí o stereo não faz falta nenhuma.

Partilhar este post

Link para o post

Eu sei disso. Mas isso implica que se utilize somente uma saída para o amplificador. E depois vai ligar onde? E se quiser ligar 2 amplificadores a puxar por subs? Tenho de colocar um Spliter? 

Partilhar este post

Link para o post

Depende do que tens, tanto em termos de sub como de amplificadores.

-podes ter vários amps em bridge a alimentar um sub

-podes ter vários amps a alimentar vários subs

Depende de vários factores. Muita coisa é possível, se queres fazer algo mais complicado do que um PA simples de umas colunas em stereo e um sub, aconselho-te a procurar literatura a a estudar com cuidado para não queimares todo o sistema.

Partilhar este post

Link para o post

Mera curiosidade. Como disse tenho mesa, 2 equalizadores, spliter, 2 amplificadores (1 a puxar 4 tops e 1 a puxar 4 graves). Tenho ideia de que há certos amplificadores que, a trabalhar em Bridge até só precisam realmente de uma entrada a funcionar, mas não sei se serão todos assim. 

Partilhar este post

Link para o post

O manual de cada um normalmente esclarece isso, aliás, os manuais podem ser uma excelente fonte de informação.

Partilhar este post

Link para o post

Nem tudo está explicado da forma como procuramos as coisas. Os manuais são óptimos para a base do funcionamento mas nem tudo está lá. A questão da leitura dos manuais é importante, mas caramba, chega a uma altura que parece que a resposta é sempre a mesma. Ler o manual. Fechem-se os fóruns porque está tudo nos manuais. Nem tudo lá está, nem tudo é ensinado aí, nem todos podemos andar a fazer formações e cursos para isto e para aquilo. Partilhar o que se sabe é excelente. Eu tento fazê-lo. 

Partilhar este post

Link para o post
On 12 de junho de 2016 at 09:23, phillipric disse:

Mera curiosidade. Como disse tenho mesa, 2 equalizadores, spliter, 2 amplificadores (1 a puxar 4 tops e 1 a puxar 4 graves). Tenho ideia de que há certos amplificadores que, a trabalhar em Bridge até só precisam realmente de uma entrada a funcionar, mas não sei se serão todos assim. 

O manual de cada um normalmente esclarece isso, como tu mesmo disseste "há certos amplificadores..." Para se saber se é o caso dos que tens para usar ou em ideia de comprar...indo ao manual tens a resposta. Não podes esperar uma resposta, que tem várias variáveis, sem saber que variáveis são essas.

Partilhar este post

Link para o post

Mas haverá um funcionamento "standard" certo? E como se diz que o saber não ocupa lugar, até podendo nunca vir a precisar de trabalhar com uma configuração com mais do que 1 ou 2 amplificadores, surgiu a curiosidade quando andei a pesquisar sobre o funcionamento de crossovers. Fiquei na dúvida de como poderia ser feito em PA's de grande potência com vários amplificadores a funcionar ao mesmo tempo. Mas vou pesquisar mais um pouco. 

Partilhar este post

Link para o post

Tentando resumir e ajudar

Mesa - Equalizador - Crossover - Amps

Se bem percebi, estamos a falar de um sistema com 2 graves e 2 tops por lado alimentados por 2 amps (1 para os tops e outro para os graves) em stereo. Nesta configuração o crossover vai fazer o seguinte, como já foi referido: entra o sinal LR da mesa (com ou sem EQ ou outro processamento que para o caso não interessa) no crossover e de lá saem 4 sinais: top esquedo, top direito, grave esquerdo e grave direito, que alimentam os respectivos amps. Isto vale se o crossover estiver configurado para tops e graves em stereo. 

Ao utilizar o splitter está a fazer o mesmo que o crossover mas sem os filtros passa alto e passa baixo, por isso com o crossover ligado como está em cima dispensa o splitter

Existem outras configurações possíveis que dependem sempre do crossover e do sistema que temos, do espaço e da forma como montamos o sistema, por isso só dá para ajudar mais se começarmos a falar de sistemas específicos (podemos ter sistemas com crossovers com 3 vias.. tops biamplificados..., graves em mono...)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora