MBass

Ajuda para comprar um Baixo

Posts Recomendados:

MBass    5

Boa tarde! Este é o meu primeiro post neste fórum e estou entusiasmado por saber o vosso conhecimento sobre tudo o que esteja relacionado com baixos.

Pretendo comprar um Baixo mais para o estilo funk, tipo o Flea dos Red Hot Chili Peppers. Não tenciono comprar um Baixo para iniciantes, um daqueles que sejam baratos para começar. Honestamente, não sei qual é o objetivo de comprar um Baixo que seja barato só porque somos iniciantes e não percebemos patavina do assunto. Acho que isso só serve para desmoralizar os iniciantes e assim perdemos a motivação toda... prefiro pagar 5x mais por um baixo em condições que dure para muitos, muitos anos.

Muito obrigado pela vossa compreensão e espero ter sido minimamente explícito. :D

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
pgranadas    1464

Olá @MBass, Bem vindo.

Fazes muito bem em querer comprar um instrumento de qualidade, porque de facto um mau instrumento pode ser uma excelente forma de nunca se alcançar o objectivo devido à sua falta de qualidade/maior dificuldade em o tocar.

O Flea usou muito um Fender precision se não me engano, mas basicamente consegues esse tipo de som com muitos baixos, desde que tenhas uma combinação com o amplificador, que influencia tanto ou mais no tom final que propriamente o baixo.

procura um baixo que seja o mais confortável para ti, e isso só experimentando.

se estás a começar isso é mais complicado porque naturalmente ao pegar no baixo não conseguirás de imediato identificar as diferenças entre um baixo ou outro, mas se já tens noções, podes já sentir essas nuances.

podemos naturalmente dar sugestões, mas seria melhor saber qual o teu orçamento, e se tens ou pretendes também adquirir amplificador.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
MBass    5

Olá @pgranadas!

Antes de mais, muito obrigado pela rapidez e dedicação na resposta!

Pois, não sei mesmo identificar as diferenças porque para ser sincero, eu nunca peguei num baixo! Haha

Com o passar do tempo fui gostando cada vez mais do instrumento e hoje tenciono comprá-lo.

Acerca do orçamento, estou disposto a dar o que for necessário por algo de qualidade e que dure vários anos... até aos 1200€ mais o amplificador.

Tenho aqui um amplificador mas é muito rasco, veio juntamente com uma guitarra barata da ashton e não pretendo mantê-lo... As pessoas têm-me sugerido em comprar um baixo da Yamaha mas não sei se será a melhor opção.

Peço desculpa pela minha ignorância mas não sei mesmo nada sobre o assunto. Só queria mesmo ter uma certa noção em qual baixo comprar e o que comprar juntamente com o instrumento.

Obrigado novamente pela ajuda preciosa! :D

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1464

Nao tens de agradecer, é para isso que o fórum existe.

Yamaha é realmente uma boa compra, tem uma boa relação qualidade preço,mastim como Ibanez.

o amplificador se é de guitarra, esquece, podes usar um amplificador de baixo numa guitarra, já o inverso pode dar problemas.

A minha sugestão seria, para começares, um baixo em segunda mão, isso porque apareçem muitas vezes bons negócios, e assim quando souberes o que serve melhor para ti já podes comprar com segurança algo que te encha realmente as medidas.

so para te dar um exemplo, comprei um baixo novo quando comecei, e mais tarde comprei um usado, muito superior ao que tinha comprado novo, por bem menos dinheiro. Apanhei um Fame por cerca de 300€, que custa ceca de 800€ novo, portanto já vez a diferença.

para amplificador, se vais começar a tocar e não vais para já tocar numa banda, podes ir para algo que seja usável em casa sem correr o risco de ser despejado, e depois mais tarde comprar algo mais potente para tocar em banda, mantendo esse sempre para treinar em casa. Nesse campo tem havido bom feedback dos EBS, um de 30watts já serve para treinar e aprender.

tentar comprar já um baixo para a vida, é um risco porque não sabes exactamente o que melhor será para ti. Naturalmente que há compras seguras, como é o caso de Fender, isso porque também nunca perde muito valor. Se comprares um Fender americano, terás comcerteza um excelente baixo, e dificilmente errarás na escolha, mas os 1200€ ficam só aí. Fender Made in México....pode correr bem ou não, depende. Um Squier Classic Vibe é capaz de ser igual ou mesmo melhor que a um Fender mexicano e é bem mais barato. Yamaha e Ibanez, encontra-se normalmente acessíveis em segunda mão, por isso são uma má compra novos porque desvalorizam muito, e se depois vais trocar, perdes dinheiro. Já os Ibanez de 1000€ para cima, são excelentes máquinas de precisão, mas lá está, é para quem já conhece.

tambem aparece muito Warwick em segunda mão a excelentes preços, um Corvette por 250€ é uma óptima compra, por exemplo.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    973

Boas!!

Eu sou daqueles que, como tu, acha que um baixo para iniciar não tem porque ser um baixo baratuxo e logo se vê. Muitas vezes acontece isso mesmo, o instrumento é incómodo, não tem o som que esperarias de um baixo, olhas para ele e perdes a vontade de tocar, e acabas por desmotivar e deixar o instrumento. Mas atenção, isto também pode acontecer com baixos mais caros e cada vez mais os instrumentos de gama baixa média estão melhores, não envergonham ninguém.

Comprar instrumentos novos tem o que se lhe diga, eu prefiro sempre usados, mesmo com um orçamento alto, para mim um instrumento novo só é opção se sabes exactamente o que queres e o que precisas. Não é o teu caso, ainda estás a começar e ninguém te garante que daqui a um ano o instrumento continue a servir os teus propósitos e se o quiseres trocar percas bastante dinheiro (nada contra, se não houver gente a comprar novos eu depois não os compro usados mais baratos :P).

Dentro desse orçamento eu procuraria um bom Fender (usado) ou então optaria por um G&L L2000 Tribute e com o dinheiro que pouparia (esses baixos arranjas por uns 300/400€ usados) ia ter umas aulas, comprava material didático e tal. Também há bons Ibanez muito baratos, desvalorizam muito esses baixos, mas tem uma série de modelos que são realmente excelentes. Warwick já não recomendaria para quem está a começar, tal como os Musicman, tem um som muito característico e podes ou não gostar daquilo.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
MBass    5

Boas @pgranadas e @hypermnesium!

Antes de mais queria agradecer pelas vossas respostas e pedir desculpa pela demora da minha resposta. Vocês são fantásticos!

Eu estava a planear em comprar um fender usado ainda esta semana, mas como tal não é possível prefiro esperar mais um pouco.

Ser-me-ia útil saber (se não se importarem, claro) qual é o site que costumam frequentar para essas tais compras de material usado. Estarão a falar de sites tipo OLX? Como vou descobrir se o baixo não está nas melhores condições devido à minha falta de conhecimento sobre o mesmo? 

É que nunca fiz compras de material usado via Internet e não sei se será a melhor maneira de conseguir comprar um baixo (não digo que seja novo, mas um usado que esteja em boas condições para que dure ainda algum tempo).

Muito obrigado por tudo! :D

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    973

Sites de usados não te posso ajudar, vivo em espanha e não sei como está o mercado de usados em portugal.

Se tiveres duvidas na compra vai publicando aqui o que fores encontrando. A malta dá-te uma ajuda, quanto mais não seja preço e a identificar os modelos, para não seres enganado.

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1464

Eu não uso o Olx porque estou fora de Portugal, mas penso que seja uma boa fonte. O importante na minha opinião, é ver antes de comprar. Só se for em um caso excepcional, tipo no ebay por vezes aparece coisas mesmo impressionantes, porque toda a gente está de olho em marcas como Fender, e Gibson, e outras coisas passam despercebidas, por outro lado não recomendo essas tais marcas conhecidas via ebay, porque há uma grande probabilidade de ser uma contrafacção.

o que pode ser algo interessante? Um instrumento de luthier ou sem marca por um valor em que se pense: Se não prestar uso num projecto, porque sai mais barato do que comprar um kit. É um risco, mas pode ser um risco calculado e até sair bem.

Recordo-me de uma vez ver uma entrevista com um guitarrista inglês (não me recordo qual) que tinha uma telecaster sem marca e era a sua guitarra favorita. O entrevistador perguntou a origem e a resposta foi: um amigo meu comprou no ebay por 50 libras, fez-lhe um setup e bate de longe qualquer outra guitarra que tenha tocado.

Partilhar este post

Link para o post
MBass    5

@hypermnesium, @pgranadas O problema é que eu não tenho qualquer experiência tanto em compras de material usado como em baixos, portanto acho que o mais sensato seria mesmo comprar um novo... Ainda se tivesse algum colega, amigo ou familiar de confiança que vendesse um baixo de qualidade e que não esteja estragado, tudo bem. Se eu for fazer uma revisão a um baixo, nem vou conseguir saber se está em boas condições ou não em termos de som. A única solução ao comprar na olx seria levar uma pessoa experiente comigo ao vendedor para tirar as minhas dúvidas todas. Já para não falar que não tenho encontrado nada decente no olx. :(

Se estivessem na minha situação o que fariam? Epá eu sinceramente não me importava de pagar 3x mais por um fender novinho em folha que por um usado e correr o risco de ser enganado. Seria um desgosto horrível!

Obrigado e peço desculpa ser tão chato! haha

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1464
há 15 horas, MBass disse:

Se estivessem na minha situação o que fariam? Epá eu sinceramente não me importava de pagar 3x mais por um fender novinho em folha que por um usado e correr o risco de ser enganado. Seria um desgosto horrível!

Perfeitamente compreensível. Quando estive nessa situação, fiz isso mesmo, comprei novo. Como tinha um limite de orçamento, fui para o Ibanez SR300, que ainda aqui está. Mas Ibanez desvaloriza um pouco, por isso agora que gostaria de o vender sei que dificilmente me darão o que pretendo por ele, mesmo estando como novo, por isso dificilmente sairá daqui. Voltando ao que interessa.

Se fores para Fender, tens poucas hipóteses de te enganar. São bons baixos, e além disso, não desvalorizam muito. Se for americano, melhor ainda. (Há feitos no México e em USA, isso vê-se na parte de trás do headstock).

O problema é que um Fender Precision Americano, começa pelos 1600€.

A alternativa econômica, é o Squier da série Classic Vibe (as outras nem são de se considerar) que em termos de construção estará ao nível de um Fender Mexicano.

Ou então um Fender Mexicano, mas prepara-te para largar uns 800€ e depois se pretenderes vender, conseguirás entre 500€ a 600€ se estiver estimado.

EDIT:

Entretanto fui ver no site da Thomman, e reparei que existe um baixo de assinatura do Flea(eu não ia para ele, porque detesto coisas com aspecto usado, apesar de ser novo) mas ao contrário do que eu esperava, não é um Fender Precision, mas sim um Jazz. O que para mim até preferia, gosto mais e acho-o mais versátil.

Tudo o que está acima para o Precision, aplica-se para o Jazz, tens é mais alternativas de outros construtores que teem apresentado bons instrumentos. G&L e Marcus Miller são boas alternativas a Fender Mexicano, mais econômicas.

Eu possívelmente compraria um Marcus Miller V7, vê os reviews no YouTube, lê as críticas que teem sido feitas. Depois no futuro, compraria um baixo de top, e o MM ficava como segundo baixo.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora