jonrocha

Técnicas para eliminar ruído (hum) do amplificador

Posts Recomendados:

jonrocha    3

Olá pessoas! Tenho um amp de 15 watts e uma Squier Strat. Sempre tive um bocado de problemas em relação ao ruído que o amplificador faz quando tenho o volume no máximo na guitarra. Na net ouvi falar que pode ser interferência com outros aparelhos (TV's, PC's, tomadas com várias cenas ligadas, etc) e queria saber o que é que vocês fazem para eliminar este ruído, técnicas, etc. Ouvi falar também que as guitarras com pickups single coil aumentam a interferência e o ruído em relação aos hambuckers. O problema é que eu prefiro mesmo single coil lol. Chutem.

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
nando    1191

Olá,
podem ser várias coisas...
O amp e a guitarram são dos packs da squier?
que amp em concreto é?

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    2322
há 8 horas, Sérgio Rocha disse:

Olá pessoas! Tenho um amp de 15 watts e uma Squier Strat. Sempre tive um bocado de problemas em relação ao ruído que o amplificador faz quando tenho o volume no máximo na guitarra. Na net ouvi falar que pode ser interferência com outros aparelhos (TV's, PC's, tomadas com várias cenas ligadas, etc) e queria saber o que é que vocês fazem para eliminar este ruído, técnicas, etc. Ouvi falar também que as guitarras com pickups single coil aumentam a interferência e o ruído em relação aos hambuckers. O problema é que eu prefiro mesmo single coil lol. Chutem.

É verdade sim senhor, tens pickups single coil noiseless, mas são um bocado caros e se é para meter numa Squier, a menos que se trate de uma Classic vibe, não vale bem a pena.

ha coisas que podes fazer de forma simples, como usar um cabo de boa qualidade com bom shield. Podes tentar fazer shielding nas cavidades da guitarra onde está a electrónica (isolar com fita de cobre), e também depende do amplificador, por isso o @nando perguntou qual era, e dá-lhe atenção que ele é pro.

Como vês há vários factores, pode ser um, ou pode ser a soma de todos, depende.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
stratocosta    3685
há 8 horas, Sérgio Rocha disse:

conforme já foi dito podem ser várias coisas , mas a natureza dos singles coils tradicionais é mesmo essa e então com overdrive , pior.

provavelmente nas posições do seletor 2 & 4 isso deve reduzir bastante o ruído.

a tomada eléctrica tem terra ? o cabo de alimentação do amp tem terra ?

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
jonrocha    3
há 9 horas, nando disse:

Olá,
podem ser várias coisas...
O amp e a guitarram são dos packs da squier?
que amp em concreto é?

Squier standard, o amp é um Line 6 spider IV.

há 7 horas, stratocosta disse:

conforme já foi dito podem ser várias coisas , mas a natureza dos singles coils tradicionais é mesmo essa e então com overdrive , pior.

provavelmente nas posições do seletor 2 & 4 isso deve reduzir bastante o ruído.

a tomada eléctrica tem terra ? o cabo de alimentação do amp tem terra ?

Nem a tomada elétrica nem o cabo de alimentação do amp têm terra.

Partilhar este post

Link para o post
nando    1191
há 57 minutos, Sérgio Rocha disse:

Nem a tomada elétrica nem o cabo de alimentação do amp têm terra.

Está descoberto o (muito provável) problema.
Para fazeres um teste melhor, liga o amplificador a uma tomada da cozinha. Normalmente na cozinha costuma haver tomadas com terra.
Se persistir, testa o amplificador com a guitarra no 0 e no 10 (a nivel de volume e vê se há muita discrepância no ruido).
Por ultimo, logo após testares tudo isso, testa só o amplificador ligado, sem nenhum cabo no input e vê se ele assim já debita muito ruido.

Para ajudar seria interessante saber os settings em que usas o amplificador. Há pessoas que gostam de usar tudo no máximo, e obviamente aí tem de fazer muito ruído.

Depois diz se continua o problema.

Partilhar este post

Link para o post
jonrocha    3

Testei tudo o que recomendaste. Conclusão: É mesmo importante ter cabos com terra e tomadas/triplas com terra. Consegui testar no quarto graças a uma outra tomada com terra que tenho aqui. A tripla que estava a utilizar é sem terra. A diferença é notável. Já agora eu uso o volume a meio (5/10), claro que se puser tudo no máximo existe ruído mas com as tomadas com terra ou sem terra a diferença é grande. Também se reduzir um bocado o bass, mid e o treble o ruído baixa. Normalmente não mexo muito neles, estão sempre mais ou menos a meio também. Obrigado pelas recomendações a todos e um agradecimento especial ao nando! ;)

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
nando    1191

Ora essa.
Estamos cá é para nos ajudarmos todos uns aos outros.
Em ultimo, o cabo que usas é daqueles que custam 2 ou 3 euros, e super fininhos?

Se sim, recomendo que passes numa loja e compres um com melhor qualidade. Por vezes esses cabos adicionam um "extra" que é ruidos...

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Ser_Bob    118

Também não perdes nada em fazer um Shielding em cobre ou alumínio. Por menos de 10 euros consegues eliminar mais ruído e precaver situações em que tenhas muita interferência externa.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
jonrocha    3

há 14 horas, nando disse:

Ora essa.
Estamos cá é para nos ajudarmos todos uns aos outros.
Em ultimo, o cabo que usas é daqueles que custam 2 ou 3 euros, e super fininhos?

Se sim, recomendo que passes numa loja e compres um com melhor qualidade. Por vezes esses cabos adicionam um "extra" que é ruidos...

Penso que não, os cabos para os pedais são D'Addario e tenho cabos da Fender que são grossos :)

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora