Entra para seguir isto  
Ben Vagan

Preocupações com novo tuning

Posts Recomendados:

Ben Vagan    21

Olá!

Recentemente ganhei um interesse enorme num tuning para guitarras de 8-cordas que me preocupa.

O tuning seria "BEADGBeb" (em vez do standard "F#BEADGBe") e iria utilizar-lo numa "Schecter OMEN-8", mas tenho muitas dúvidas em relação ao string gauge que devo utilizar no" high-b".

Li alguns posts online em fóruns americanos (que não falam desta guitarra em específico) e as opiniões variam imenso.

Desde já, agradeço a ajuda!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
nunonaos    1371

Basicamente queres ter um b mais agudo? Usa a corda mais fina que arranjares, tipo um 0.008 ou 0.007

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Ben Vagan    21
há 1 hora, nunonaos disse:

Basicamente queres ter um b mais agudo? Usa a corda mais fina que arranjares, tipo um 0.008 ou 0.007

Exactamente @nunonaos ! O meu maior receio é da vulnerabilidade da corda (eu nunca usei nada abaixo de 0.009). Não seria melhor opção, subir o gauge das outras todas (para 11-50) e usar uma 0.009 ou em princípio, uma corda tão fina não trará problemas?

Partilhar este post

Link para o post
pipes    3614
há 6 minutos, nunonaos disse:

Há quem toque em les Paul com set de 0.07 por isso acho que não deves ter problemas...

Billy Gibbons a determinada altura. Agora acho que usa 8s...

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Ben Vagan    21

Tive a oportunidade de experimentar ambos os gauges (tanto 0.07 como 0.08) com um set de 9-46 (+1 de 50).

As cordas nem são tão frágeis como eu pensava, apesar de ambas serem usadas, aguentaram bends bastante agressivos sem rebentar.

Como era de prever, no meu caso, as 0.07 são a escolha acertada por questões de timbre.

Agradeço imenso a ajuda!

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
Rukas    1700

Cenas dos proximos topicos:

Eu exprimentei 0.07 mas continuo a gostar de mulheres.

:rolleyes:

Partilhar este post

Link para o post
tmo    1749
On 25/08/2016 at 13:43, Ben Vagan disse:

Tive a oportunidade de experimentar ambos os gauges (tanto 0.07 como 0.08) com um set de 9-46 (+1 de 50).

As cordas nem são tão frágeis como eu pensava, apesar de ambas serem usadas, aguentaram bends bastante agressivos sem rebentar.

Como era de prever, no meu caso, as 0.07 são a escolha acertada por questões de timbre.

Agradeço imenso a ajuda!

Não estarás a confundir o B agudo por um A? o que tenho visto nas de 8 cordas, e até em algumas de 9 é o pessoal ir buscar o A4, não o B4 (1 tom acima). A malta refere que as cordas não aguentam muito tempo se a escala for comprida (tipo maior que 26"). Há um tópico no Sevenstring.org onde se debate isso "The A4 and beyond thread", encontras lá muita informação sobre este teu projecto

Não sei qual é o comprimento da escala dessa schecter, mas numa RG8, volta e meia subo 1/2 às duas cordas agudas B e E, e por vezes sinto que a E vai rebentar, mas estou a usar .010 neste momento.

Partilhar este post

Link para o post
Ben Vagan    21
On 27/08/2016 at 03:25, tmo disse:

Não estarás a confundir o B agudo por um A? o que tenho visto nas de 8 cordas, e até em algumas de 9 é o pessoal ir buscar o A4, não o B4 (1 tom acima). A malta refere que as cordas não aguentam muito tempo se a escala for comprida (tipo maior que 26"). Há um tópico no Sevenstring.org onde se debate isso "The A4 and beyond thread", encontras lá muita informação sobre este teu projecto

Não sei qual é o comprimento da escala dessa schecter, mas numa RG8, volta e meia subo 1/2 às duas cordas agudas B e E, e por vezes sinto que a E vai rebentar, mas estou a usar .010 neste momento.

Eu ainda tenho de tomar uma decisão final em relação ao tuning. A passagem para um B, em vez de um A (que seria a decisão lógica a tomar tendo em conta o tuning das outras cordas), é na tentativa de manter a sonoridade de alguns acordes (coisa que ainda não testei completamente, podendo sempre voltar para o A).

Surpreendentemente, não tive nenhum desses problemas na minha RG8 (foi onde testei as cordas mais finas). Eu uso 0.09 na mizinha, já algum tempo e a sensação que descreveste desapareceu mal eu substitui as cordas que vinham de fábrica. De qualquer das formas, para não arriscar rebentar uma corda num ensaio, estou a pensar na OMEN-8 utilizar 0.10 no "e" e 0.08 no "A" sendo que a própria Schecter já escolheu aumentar o gauge das cordas para a OMEN-8.

O tópico que me falaste passou-me completamente, aparentemente tinha aberto o site e não tinha lido nada! Ajudou-me a satisfazer alguma da minha curiosidade e é pena não o ter visto antes, podia ter evitado criar mais um tópico aqui.

PS: No caso de estares curioso, o comprimento da escala na OMEN-8 é de 26'5 ('''5, mais pequeno que uma RG8).

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Entra para seguir isto