MBass

O que comprar além do Baixo + Amp

Posts Recomendados:

MBass    5

Boa noite. Ando há dias a tentar comprar um baixo que não seja muito caro e que tenha um bom som para começar, depois de alguma ajuda neste fórum optei pelo Marcus Miller V7 Swamp Ash 4-NT. Acerca do amplificador, neste mesmo fórum aconselharam-me a comprar um EBS, pois de momento só vou praticar no meu quarto e não preciso de um amplificador topo de gama. Sabem-me indicar um amplificador que seja bom com uns 100 Watts no máximo?

Pretendo comprar o baixo e o amplificador na thomann, mas gostaria de fazer-vos algumas questões acerca das encomendas na thomann, porque é a minha primeira vez.

Mesmo comprando o baixo + amplificador, há alguns acessórios que eu acho que seja necessário (mesmo sendo um iniciante) como por exemplo: cabo de instrumento, afinador, correia, palheta, suporte para baixo, mala, etc.

Alguém que já tenha comprado lá sabe-me dizer se é habitual os baixos virem com algum desses acessórios? Tem alguns que mencionei e tenho a certeza que não traz, o que é perfeitamente normal, mas palhetas por exemplo, costuma vir? E as cordas do baixo, devem ser da mesma marca, não? Sabem-me dizer se eles costumam mandar mais algumas extra ou apenas vêm 4? É que ouvi dizer que os baixistas costumam trocar de cordas de mês em mês... :/

Obrigado pela vossa paciência e ajuda! :)

Cumprimentos

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
jorgeteixeira    1001

Normalmente, terás o baixo sem qualquer acessório, que poderás encontrar em qualquer loja de música nacional.

As encomendas na Thomann funcionam sem qualquer stress.

Para dar uns toques em casa, comprei em segunda mão um combo Ampeg BA115, que soa muito bem.

A troca de cordas depende muito de pessoa para pessoa, mas creio que as de baixo duram muito tempo. As de guitarra são trocadas com mais frequência, habitualmente. A mim, as cordas numa guitarra aguentam bem entre 6 meses a um ano. Num baixo, aguentam bem mais tempo, no meu caso.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
MBass    5
há 26 minutos, jorgeteixeira disse:

Para dar uns toques em casa, comprei em segunda mão um combo Ampeg BA115, que soa muito bem.

Pois, mas em princípio irei comprar novo porque não tenho muito conhecimento para saber se o material está ou não em boas condições. Achas que vale a pena largar 489€ por esse amplificador ou sabes de algum que seja decente que esteja entre os 150-250€?

Obrigado pela resposta imediata!

Partilhar este post

Link para o post
pgranadas    1471

Relativamente à cordas, vê o que este baixista diz, é bem curioso o quanto de músico para músico as coisas podem diferir.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
jorgeteixeira    1001
há 9 horas, MBass disse:

Pois, mas em princípio irei comprar novo porque não tenho muito conhecimento para saber se o material está ou não em boas condições. Achas que vale a pena largar 489€ por esse amplificador ou sabes de algum que seja decente que esteja entre os 150-250€?

Obrigado pela resposta imediata!

Habitualmente aparecem nos usados por esses valores. Se puderes esperar, será a melhor opção.

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    973

Eu continuo a recomendar o EBS. Não é assim tão caro para o que soa.

Quanto a acessórios, um bom afinador, bons cabos, um suporte e um bom saco ou softcase, palhetas se te apetecer e um pano para limpares o baixo depois de tocares.

O que te recomendo também é quando comprares o baixo, pega nele e leva-o a um técnico que te faça um bom setup.

Se quiseres gastar mais dinheiro, aulas.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post
MBass    5
On 05/09/2016 at 13:09, hypermnesium disse:

O que te recomendo também é quando comprares o baixo, pega nele e leva-o a um técnico que te faça um bom setup.

Um bom setup? O que queres dizer com isso? Não percebi. :D

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    973
há 12 horas, MBass disse:

Um bom setup? O que queres dizer com isso? Não percebi. :D

Levas a um técnico que saiba o que faça e ele vai-te ajustar o truss rod do braço, vai-te limpar e hidratar o baixo em condições, afinar-te o baixo, ajustar-te a acção das cordas, etc, etc. Tudo isto vai ajudar a que seja mais fácil que toques no baixo e faz parte da manutenção do dito.

Partilhar este post

Link para o post
A.G.E.N.T.E.    31
On 05/09/2016 at 13:09, hypermnesium disse:

Eu continuo a recomendar o EBS. Não é assim tão caro para o que soa.

Quanto a acessórios, um bom afinador, bons cabos, um suporte e um bom saco ou softcase, palhetas se te apetecer e um pano para limpares o baixo depois de tocares.

Se quiseres gastar mais dinheiro, aulas.

Pegando aqui no post do compadre hypermnesium, acho que não precisas mais do que isto para tocar em casa. Ficas com certeza bem servido e quando/se quiseres no futuro vender e trocar por outro, não deverá ser  coisa que desvalorize drasticamente.

https://www.thomann.de/pt/ebs_classic_session_30.htm

Quanto ao, baixo,  anda aí uma grande moda com os sire e como isso parece já ter sido discussão noutro tópico, não me alongo neste campo

Afinador: Caso tenhas um smartphone, pode sempre optar por sacar a app da boss e poupar uns trocos.

Cordas: Geralmente duram uns bons meses, especialmente numa fase inicial, pelo que não me preocuparia com isso.

Stands para baixo: Tenho uma coisa destas e gosto muito

https://www.thomann.de/pt/ultimate_gs1000_gitarrenstaender.htm?ref=search_rslt_guitar+stand_225545_4

Estojo/saco: Neste tipo de artigo também podes poupar uns trocos e comprar no mercado de segunda mão sem grandes receios.

Cabos/Sugestões:

https://www.thomann.de/pt/cordial_csi_3_pr175.htm?ref=search_rslt_cable_137285_7

https://www.thomann.de/pt/cordial_cci_3_pp.htm?ref=search_rslt_cable_182689_3

Correia: Opta por uma larga e preferencialmente "almofadada". Há muitas no mercado.

Quanto à questão do Setup... nesta fase optaria por aprender o que isso é, e com algum tempo e com a ajuda da muita literatura aqui presente no forum, podes aprender a tratar disso

Partilhar este post

Link para o post
hypermnesium    973

Eu só discordo na questão do setup. Acho bem que se aprenda o que é, como se faz e obviamente com o tempo vais aprender a ajustar o instrumento á tua forma de tocar mas, para começar e tendo em conta o estado em que 90% das lojas te entregam o instrumento, eu recomendo um ajuste, quanto mais não seja para que seja mais cómodo tocar.

Um instrumento mal ajustado e incómodo pode levar a que uma pessoa pense ou que tem um mau instrumento ou pior, que não se adapta a esse determinado instrumento e acabe por desistir de aprender. Além disso, se for possível que o técnico faça esse ajuste em frente a ti e te vá explicando o porquê do que está a fazer e em que isso te vai influenciar na tua forma de tocar e no som do próprio instrumento, é uma "aula" extremamente útil.

Se calhar sou só eu, mas vocês adaptam-se bem ás aplicações de afinadores? Ainda há pouco tempo experimentei a app da Boss e desenrasca mas é só mesmo isso.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora