MBass

O que comprar além do Baixo + Amp

Posts Recomendados:

há 11 horas, goatboy disse:

Se estás a começar talvez não fará grande sentido estares a perder tempo/dinheiro com um setup. Tu queres um instrumento completamente afinado à tua forma de tocar quando já tens uma boa experiência e sabes do que gostas/não gostas num baixo. Até lá.. have fun! Mesmo um cabo de vassoura com cordas dá para fazer a festa, como já disseram aqui.

Então estás a querer dizer que é melhor guardar o baixo e ir tocando para ganhar experiência, mesmo sabendo que não está nas melhores condições e que com o mesmo possa criar maus hábitos? Achas que mesmo assim é possível descobrir o que eu realmente quero no setup?

Eu já estive a dar uns toques (como é óbvio, mal pude esperar para tal) e para já tenho situações em que tenho um toque mais fino e outras não, depende do meu estado de espírito e no estilo, porque se for a fazer slapping as cordas fazem buzz prai uns 3 ou 4 segundos. Talvez seja mesmo na maneira que esteja a tocar pela falta de experiência. 

Cumprimentos e obrigado pela ajuda!

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
há 6 horas, pgranadas disse:

É como diz o @goatboy, a afinação depende muito de como se toca. Vou dar-te um exemplo, eu gosto de uma acção baixa ( as cordas mais junto ao braço) e gostando tocar com sons limpos ou no limite do fim do Clean e a começar a fazer um pouco de crunch, isto na guitarra entenda-se. Isso tem uma consequências, há o risco de a corda trastejar na escala, o que me obriga a tocar de forma mais suave. Para mim isso não é um real problema, porque tenho tendência a tocar dessa forma. Mas para um guitarrista que toque de forma mais forte, esse setup já não servirá, ele terá de ter uma acção mais alta. Portanto, primeiro descobre instrumento, percebe quais são as dificuldades e o estilo que tens a tocar.

Eu também prefiro ter as cordas o mais junto possível da escala, gosto de o ter de modo a que seja fácil de tocar, como já tinha dito.

O que me falaram é que nos baixos a corda mais grave (E) tem de ter mais espaço entre escala que as outras e ainda não percebi porquê. O que é certo é que se colocar o É à mesma medida que o A, D e G, é o que faz mais buzz. 

Então também achas que devia de guardar o instrumento ainda esta semana e só na próxima segunda feira, quando já sei realmente o que quero, levo a um técnico? 

há 6 horas, pgranadas disse:

Deixa os vídeos do tubas que eles só servem para uma coisa, nós por a mexer onde não devemos, fazer asneira, e depois como vimos os vídeos de uns tipos que parece saber do que falam, procurar seus serviços para arranjar o que estragámos.

Haha gosto desse teu ponto de vista! :D

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Li o que se foi escrevendo um bocado na diagonal e aqui vai a minha opinião:

1. Aprender a ajustar baixos via youtube é normalmente receita para o desastre, principalmente quando não tens as ferramentas adequadas e pouco conhecimento do instrumento

2. Quando estás a aprender, o setup deve ser feito não em função da tua forma de tocar mas sim de forma a que o instrumento esteja bem afinado e te facilite a aprendizagem. Com o tempo, vais adaptando esse mesmo setup á tua forma de tocar.

3. O setup não é algo imprescindível para que comeces a tocar. Tens o instrumento, afina, toca. Vais aprendendo, mas lá está, na minha opinião, ter o instrumento bem ajustado e poder aprender com quem sabe o que faz cada peça do teu baixo e o porquê de se ajustar determinado componente de determinada forma é uma ajuda.

4. Numa semana (duas ou tres) não vais entender como ajustar o teu instrumento á tua medida. Só o tipo de cordas que podes usar com o teu instrumento é um mundo!

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

A 4 corda é mais grossa, vibra mais, logo precisa de mais espaço para não fazer buzz. É assim em todos os instrumentos de cordas.

Gostas de acção mais baixa, mas depende de colo tocas, a acção baixa pode ser mais fácil de tocar, mas também mais difícil, se te der buzz que não consegues controlar. Depende. Pega no baixo e toca com ele como está, depois analiza de facto o que TU precisas. O que é o ideal para mim, pode ser mau para ti e vice versa, mas só o sabes depois. Eu fiz o erro de mexer numa guitarra antes de saber tocar realmente nela. Achava que o problema era do setup. Não era, era eu que era na o e não sabia tocar. Hoje pego em guitarras com setups diferentes e nem penso nisso. Claro que tenho as minhas preferências, mas não é isso que me impede de tocar.

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

É issso

há 4 horas, MBass disse:

Então estás a querer dizer que é melhor guardar o baixo e ir tocando para ganhar experiência, mesmo sabendo que não está nas melhores condições e que com o mesmo possa criar maus hábitos? Achas que mesmo assim é possível descobrir o que eu realmente quero no setup?

Eu já estive a dar uns toques (como é óbvio, mal pude esperar para tal) e para já tenho situações em que tenho um toque mais fino e outras não, depende do meu estado de espírito e no estilo, porque se for a fazer slapping as cordas fazem buzz prai uns 3 ou 4 segundos. Talvez seja mesmo na maneira que esteja a tocar pela falta de experiência. 

Cumprimentos e obrigado pela ajuda!

Eu diria que sim. Isso dos maus hábitos é relativo. Pessoalmente, só senti necessidade de fazer um setup quando comecei a fazer ensaios de duas horas que me davam cabo dos dedos. Já tentei também fazer em casa e não vale a pena se não souberes o que estás a fazer... não notei diferença nenhuma para melhor, só para pior!

O pessoal quando está a aprender a tocar guitarra eléctrica, muitas vezes começa até com acústica, o que não tem nada a ver na forma de tocar.  Não se fica com maus hábitos, mas ganha-se calo, força nos dedos para fazer o bend e ficas a conhecer o instrumento. :) Depois quando passas para a eléctrica é um mimo (ou para alguma coisa mais a sério).

• Gosto 2

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora